Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

14 de janeiro de 2008

FOTOGRAFIA UM POUCO DE SUA HISTÓRIA


Em 19 de agosto de 1839, ano do cinquentenário da revolução Francesa, o governo Francês, atravéz do deputado Francois Jean Dominique Arago,- diretor do observatório de Paris e Secretário da Academia de Ciências, anuciou, uma reunião conjunta das Academias de Ciencias e Belas Artes, à compra da invenção desenvolvida nas duas décadas anteriores por Louis Jaques Mandé Daguerree Joseph Nicéphore Niepce: A daguerreotipia- Primeiro processo fotógrafico a ser entregue ao dominio público.
O Daguerreotipo era um processo positivo direto (não tinha negativo) cuja imagem era formada sobre uma placa de cobre recoberta por uma camada de prata polida e semsibilizada por vapor de sódio. Após a exposição a placa era revelada em vapor de mercurio e fixada em solução de tiosulfato de sódio.
Quando estudamos a história da fotografia, queremos estabelecer grandes periódos metodológicos, verificamos que, ao contrário de outras técnicas, é dificil fixar tais periódos, pois o âmbito da matéria é muito xtenso, compondo-se de ramos muito diversos e que aparentimente nada tem a ver uns com outros.
Se atemtássemos no aspecto dos materias sensíveis, teriamos que estudar uma -pre-história que vai desde o século XIII, quando já havia um vago conhecimento do escurecimento pela luz, de certas substâncias quimicas, até a semsibilizaçao de chapas de cobre, a daguerreótipia
Não há dúvida de que apezar politicamente o nome de Daguerre ter sido consagrado, a fotografia nasceu em vários lugares, quase que simultâneamente para se legitimar como meio de expresão e comunicação. No brasil, na Vila São Carlos, atualmente Campinas, o franco-brasileiro, Hercules Florence, também já escrevia e fazia fotografia.
Nesse sentidop, louváveis foram os esforços independentes de Niepce,Fox Talbot,Herchel, Florence,Bayard e possivelmente outros que praticamente partiram do marco zero e alcançaram seus objetivos.
As qualidades extraordinárias do daguerriótipos arrebataram os corações e mentes, na França, naquele ano, abrindo novo periódo na história da humanidade: A comunicação visual moderna, basea-se na produção e circulação em escala mundial de imagem fotográfica. O daguerriótipo, trazia latente todo o potencial de comunicação dessa nova forma de representação visual: A FOTOGRAFIA.

2 comentários :

  • lucidreira says:
    14 de janeiro de 2008 15:15

    Falar de fotografia.
    A cada semana haverá uma postagem sobre o assunto editado por mim. Começamos com um pouco da história e iremos desemvolver algumas dicas sobre a FOTOGRAFIA neste periódo.

  • Fábio Cidreira says:
    9 de fevereiro de 2008 22:50

    Pai adorei essa matéria, coloque algo como obter mais de uma câmera, seja ela de celular, digital ou com uso de filme, para que possamos ministrar melhores fotos.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.