Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

19 de agosto de 2010

História da fotografia em homenágem ao dia do Fotógrafo


Em 19 de agosto de 1839, ano do cinquentenário da revolução Francesa, o governo Francês, atravéz do deputado Francois Jean Dominique Arago,- diretor do observatório de Paris e Secretário da Academia de Ciências, anuciou, uma reunião conjunta das Academias de Ciencias e Belas Artes, à compra da invenção desenvolvida nas duas décadas anteriores por Louis Jaques Mandé Daguerree e Joseph Nicéphore Niepce: A daguerreotipia- Primeiro processo fotógrafico a ser entregue ao dominio público.
O Daguerreotipo era um processo positivo direto (não tinha negativo) cuja imagem era formada sobre uma placa de cobre recoberta por uma camada de prata polida e semsibilizada por vapor de sódio. Após a exposição a placa era revelada em vapor de mercurio e fixada em solução de tiosulfato de sódio.
Quando estudamos a história da fotografia, queremos estabelecer grandes periódos metodológicos, verificamos que, ao contrário de outras técnicas, é dificil fixar tais periódos, pois o âmbito da matéria é muito extenso, compondo-se de ramos muito diversos e que aparentimente nada tem a ver uns com outros.
Se atemtássemos no aspecto dos materias sensíveis, teriamos que estudar uma -pre-história que vai desde o século XIII, quando já havia um vago conhecimento do escurecimento pela luz, de certas substâncias quimicas, até a semsibilizaçao de chapas de cobre, a daguerreótipia.
Não há dúvida de que apezar de politicamente o nome de Daguerre ter sido consagrado, a fotografia nasceu em vários lugares, quase que simultâneamente para se legitimar como meio de expresão e comunicação. No brasil, na Vila São Carlos, atualmente Campinas, o franco-brasileiro, Hercules Florence, também já escrevia e fazia fotografia.
Nesse sentido, louváveis foram os esforços independentes de Niepce,Fox Talbot,Herchel, Florence,Bayard e possivelmente outros que praticamente partiram do marco zero e alcançaram seus objetivos.
As qualidades extraordinárias do daguerriótipos arrebataram os corações e mentes, na França, naquele ano, abrindo novo periódo na história da humanidade: A comunicação visual moderna, basea-se na produção e circulação em escala mundial de imagem fotográfica. O daguerriótipo, trazia latente todo o potencial de comunicação dessa nova forma de representação visual: A FOTOGRAFIA.
Atualmente a FOTOGRAFIA deu uma alçada onde já convivemos com a era da digitalização, uma moderna e potente ferramenta na qual não abriremos mão de uza-las com destreza e maestria, contudo queremos dizer que o moderno deve ser conjulgado com antigo meio de expressão da imagem que ainda fascina muita gente no mundo afora.
Com um pouco da história desta que foi uma revolucionária expressão da comunicação por imagem desde a época dos percursores como já foram falados anteriormente. Queremos manifestar um grande apreço aos fotografos, fotografeiros, retratistas,tiradores de fotos e principalmente os que desta ferramenta tira seu sustento, como proficionais que são, desejar muitas e muitas impressões e revelações nesta data que se comemora o dia da, FOTOGRAFIA, 19 de agosto.
Texto: Luiz Cidreira

11 comentários :

  • Tania regina Contreiras says:
    19 de agosto de 2010 18:47

    Ah, uma aula pra mim, que não sabia nada disso!
    abraços,

  • Delírios Gourmet says:
    19 de agosto de 2010 19:29

    Adoro fotografia!!! Que belo dia esse!!! rs

    http://deliriosgourmet.blogspot.com/

  • Paulo Braccini says:
    19 de agosto de 2010 21:33

    mais uma excelente informação da Enciclopédia do Lu Cidreira ...

    amei

    bjux

    ;-)

  • Professora Carla Fernanda says:
    19 de agosto de 2010 21:44

    Boa noite Lu! Vivendo e aprendendo! Gostei da história!
    Parabéns pelo seu dia amigo!
    Carla Fernanda

  • Pelos caminhos da vida. says:
    20 de agosto de 2010 12:54

    Aqui aprendi um pouco mais.

    Bom fim de semana amigo.

    beijooo.

  • Felina Mulher says:
    20 de agosto de 2010 13:56

    Lu é cultura gente, sempre que venho por cá, aprendo coisas novas...logo eu que sou louca por fotografias.


    Um beijo meus amores.

  • Guará Matos says:
    20 de agosto de 2010 13:57

    Que bom, amigo. Parabéns a você.
    Aqui no Rio eu lembro dos "Cerca Lourenço" que viviam nas ruas e praças e também os "Lambe-lambe".
    Fotografia é uma arte primorosa.
    Ah, e também eram chamados de retratistas.

    Um grande beijo.

  • FERNANDO says:
    20 de agosto de 2010 14:05

    Informações interessantes, sem dúvida alguma. E já que o amigo é do ramo, meus parabéns pelo dia. De minha parte, fotografia só com o celular, e mesmo assim da cachorrinha, já que minha imagem não anda lá muito atraente depois de meio século de existência.
    Abraços e até mais, meu rei.

  • Wanderley Elian Lima says:
    20 de agosto de 2010 16:08

    É sempre bom aumentar nossos conhecimentos. Valeu.
    Bjux

  • ONG ALERTA says:
    20 de agosto de 2010 20:28

    Fotografia é tudo de bom, paz.
    Beijo Lisette

  • Sandra says:
    20 de agosto de 2010 21:39

    OLA..TUDO BEM!!!

    VENHO LHE DIZER QUE VOCÊ É: MUITO IMPORTANTE PARA MIM..
    AINDA LEMBRO DE VOCÊ.
    VOCÊ AINDA É IMPORTANTE!
    VOCÊ AINDA É AMADO!
    VOCÊ AINDA É ESPECIAL!
    JAMAIS ESQUECEREI DE TI...
    POSSO DEMORAR..MAIS MEU CORAÇÃO TEM O SEU CORAÇÃO.
    POR ISSO VENHO AGRADECER O SEU CARINHO..A SUA TERNURA..A SUA VISITA. COMO É BOM TER AMIGOS QUE COMPARTILHAM E ESTÃM SEMPRE JUNTO DE NÓS. ESTE CANAL NOS UNE SEMPRE.
    ATÉ PELO PENSAMENTO..
    A ALEGRIA DE VER NESTA CASA ME FAZ MUITO BEM. POIS MESMO LONGE PENSAMOS UM NO OUTRO. MUITO OBRIGADA PELO CARINHO..PELA AMIZADE QUE NOS CERCA..NOS ENVOLVE..
    ME SINTO FELIZ COM VC POR AQUI..
    VOCÊ É MUITO ESPECIAL...
    DESEJO DE TODO O MEU CORAÇÃO, MUITO AMOR..PAZ E SAUDE.. UM LINDO E BELO FINAL DE SEMANA ..
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.