Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

28 de outubro de 2008

Mais sobre fotografia


LATITUDE DE POSE

Para nos dar uma imagem correta do objeto, a emulsão exige um tempo de exposição conveniente. Embora seja impossível determinar um tempo teórico exato, precisamos contar ao menos até certo ponto, com a tolerância da emulsão a fim de corrigir as exposições muito longa ou muito rápidas. A latitude de exposição é a propriedade que tem a emulsão de fazer essa correção. Fora desse controle, temos as sub-exposições e as super-exposições.

FILMES A CORES

Da mesma forma que os filmes P&B, devemos escolher entre vários tipos, o que melhor corresponde às nossas necessidades.
Os filmes coloridos são encontrados nos dois tipos sequintes: REVERSÍVEIS E NEGATIVOS.

REVERSÌVEIS

De sensibilidade média, não possuem negativos. A cena fotografada, deve ser bem enquadrada pois essa será a imagem final.
Entre as diversas marcas, dois se destacam preferencialmente: O KODACHROME
e o EKTACHROME.

O Kodachrome- Possuem cores brilhantes, um pouco superior as da natureza, com tonalidades de pele excelente.

O Ektachrome- possuem cores mais naturais. Devemos fazer medições bem críticas a respeito da iluminação, no que se refere a temperatura de cor da fonte luminosa, para obtermos maior fidelidade de reprodução das cores.

Nessa categoria, existem os filmes para luz do dia – “Day-litght” e para luz artificial, cada ima, para ser usado de acordo com a luz para ele determinado. Quando necessitamos utilizar um “Day-light” com luz artificial, devemos empregar o uso de filtros para correção de cor. Nesse caso, devemos usar um filtro azul bastante escuro para reduzir as radiações vermelhas predominantes na iluminação artificial. O cálculo da exposição deve ser bem feito, pois este filtro reduz muito a intensidade da luz.

FILME COLOR NEGATIVO

Semelhante aos filmes preto e branco, esse filme dá uma imagem negativa. Possuem três camadas de emulsão separadas, sensíveis a luz vermelha, verde e azul. Quando processado produz um negativo com inversão , tanto das cores como das densidades. Depois de copiado em papel de emulsão sensível semelhante, através de filtros que fazem ajustes para uma reprodução mais próxima da cena real. Nesse caso, também a exposição de vê ser bem calculada, quando usamos esse filme. Mas, ainda assim, muitas falhas de exposição podem ser corrigidas, na fase da ampliação, com os filtros. A maioria desses filmes negativos são,do tipo luz do dia ou flash eletrônico.

TEMPERATURA DE COR

O rendimento cromático da emulsão a cores, depende fundamentalmente da temperatura de cor da iluminação utilizada. Os tipos de iluminação mais comuns e suas temperaturas de cor ( GRAU KELVIN ) correspondentes, são as seguintes:

MAIS AZUL
LUZ DO DIA- 5.000 a 6.000 K- Sol + céu claro.
5.500 K Meio dia

LUZ RELÂMPAGO 5.500 K -Lâmpadas azuis simples ( flash cubos)
5.500 K -Luz de relâmpagos eletrônicos ( XÊNON )

MAIS VERMELHO
LUZ DE RELÃMPAGOS SIMPLES INCOLOR - 3.800 K
LÃMPADAS PHOTO FLOODS DE ESTUDIO - 3.400 K
LÃMPADAS DE LUZ PONTUAL 500 W - 3.200 K
LÃMPADAS DOMESTICAS 100 E 200 W - 2.800 K
LUZ DE VELA - 1.930 K

Esses índices de temperatura devem ser considerados pois sua não observação, pode alterar todo o resultado pretendido.
Os filmes coloridos e também os preto e branco, após terem sido expostos devem ser revelados mais rápido possível, principalmente se as condições ambientais forem de elevada umidade ( acima de 60 % ) ou de alta temperatura ( acima de 24º C ).



RELAÇÃO DE FILMES MAIS USADOS, PROFICIOMALMENTE

PRETO E BRANCO

PANATOMIC=X PAN ASA 32
T-MAX PAN ASA 100
PLUS-X PAN ASA 125
VERICHROME PAN ASA 125
TRI-X PAN ASA 400
ILFORD PAN ASA 100
KODALITH ORTHO (FOTOLITO) PAN ASA10


COLORIDO

EKTACHROME SLIDE ASA 100/64
KODACHROME SLIDE ASA 100/64
ALFA CHROME SLIDE ASA 100/64
KODACOLOR NEGATIVO ASA 100,200,400 ...
FUJICOLOR NEGATIVO ASA 10,200,400...

0 comentários :

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.