Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

13 de fevereiro de 2009

Perfil do nascimento a merte(Menininha do Gantois)


10 fevereiro

1894, nasceu Meninina do Gantois

Dorival Caymmi e Vinícius de Morais fizeram canções para homenageá-la; Jorge Amado a respeitava e ouvia seus conselhos. Ela é “a maior yalorixá da Bahia”, nas palavras de Vinícius. Reinou, absoluta, por 66 anos, no Gantois.


Recebeu antropólogos, sociólogos e teólogos, do mundo inteiro, interessados em entender melhor a sua fé e a sua crença. Acreditava no ecumenismo, jamais discriminou ninguém por professar uma religião diferente da que ela representava. “Não importa em que idioma falemos o nome do Criador, Deus é um só” – dizia ela.


Escolástica Maria da Conceição Nazaré nasceu em 10 de fevereiro de 1894 e, desde pequena, foi chamada de menininha por ser uma criança quieta e pequena.

Ela descende de uma linhagem de Iyalorixás e o terreiro do Gantois foi fundado em 1849 por sua bisavó, Maria Júlia. O nome do terreiro é o mesmo do francês que doou as terras onde ele foi construído.

Menininha assumiu sua posição de líder do Gantois em 1918, por hereditariedade.



Mas todos que a conheceram de perto são unânimes em dizer que ela era portadora de uma sabedoria que acabou encantando também muitas das mais importantes personalidade da nossa vida cultural, sendo a conselheira de muitos artistas e políticos importantes..

Menininha se casou com o advogado, descendente de ingleses, Álvaro MacDowell de Oliveira e com ele teve duas filhas: Cleusa e Carmen.


De personalidade forte e temperamento doce, Mãe Menininha do Gantois foi uma mulher marcante na história do nosso país.

Ela morreu em 13 de agosto de 1986, aos 92 anos de idade, em Salvador.

1 comentários :

  • Anônimo says:
    16 de fevereiro de 2009 14:24

    Olá, sou cientista social e gostei muito dessa matéria sobre mãe Manininha já tinha procurado uma sintese desta e não achei. Valeu pelo brinde.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.