Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

17 de março de 2009

SAÚDE " Menigite"


MENINGITE
Cresce o número de meningite no Brasil. Em Salvador o número de casos cresceu 50% em relação ao ano passado. O maior número de casos registrados em Salvador é no bairro de Itapoã.
A meningite é a inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula, causadas principalmente por vírus ou bactérias. Existem vários tipos da doença, a Meningite Meningocócica é provocada pela bactéria “Neisseria meningitidis” que é do tipo mais grave , quando entra no sangue ou fluido espinhal, dá origem a uma infecção sistémica, que pode provocar a morte.
É frequentemente uma doença séria que pode ter início em sintomas como febre, dor de cabeça e evoluir drasticamente em poucas horas para uma morte por coma cerebral. Existem vários subgrupos desta bactéria, alguns dos quais são mais frequentemente encontrados em epidemias e podem ser prevenidos através de vacinação. No caso da meningocócica a vacina pode ser encontrada de graça na rede pública. (Hospital de base o Couto Maia – SSA-Ba.)

CAUSAS E CONTÁGIO:
Os vários tipos meningocócicos incluem os A, B, C, D, X, Y, Z, e W135. O meningococos infecta pessoas saudáveis e é transmitido por intermédio de um contacto muito próximo entre pessoas através de secreções respiratórias, ao tossir, e secreções salivares. Embora muitas pessoas transportem a bactéria no nariz e garganta sem qualquer tipo de problemas, podem transmití-la aos outros, provocando a doença.
Mal entra nas vias respiratórias, pode espalhar-se a outras áreas do corpo através da circulação sanguínea e invade o corpo até atingir o líquido da coluna vertebral atingindo a meninge, começa então por multiplicar-se rapidamente, não possibilitando as defesas do organismo, a criança começa a apresentar sintomas.
O risco de contaminação é enorme na primeira semana de contacto e o período de incubação é de 2-10 dias até os sintomas começarem a aparecer.
O quadro que a seguir podemos observar pretende retratar de forma consisa e clara da doença.
SINTOMAS:
Alguns dos sintomas mais comuns que surgem quando o indivíduo é infectado:
- Aparecimento de febre elevada.
- Calafrios
- Fortes dores de cabeça
- Dificuldade em respirar
- Rigidez da cabeça e pescoço
- Dores nas articulações
- Vómitos
- Grande vontade em adormecer
- Perda de consciência/desmaios
- Manchas roxas e erupções na pele vermelhas provocadas por extravasamento de sangue na espessura da pele.
- Em bebés com menos de um ano de idade, a fontanela do topo da cabeça aumenta de volume para fora.
Pode falcilmente ser confundida com os sintomas da dengue emorragica.
TRATAMENTO:
O tratamento contra a meningite requer a orientação de um médico especializado, que
administrará os exames e os medicamentos correctos.
A infecção é diagnosticada através de uma colecta de sangue ou fluido espinal do paciente e também de raios x da região. As pessoas doentes com meningite requerem hospitalização.
A melhor forma de prevenção é a vacina que é encontrada para alguns casos na rede pública gratuitamente.
Quem está fora deste grupo de risco, tem que recorrer à rede particular. A vacina custa, em média, R$ 120,00.

0 comentários :

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.