Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

27 de abril de 2009

São Jorge – O Santo Guerreiro


Dia, 23 de Abril

Em torno do século III D.C., Diocleciano era imperador de Roma, havia nos domínios de seu vasto império um jovem soldado chamado Jorge. Filho de pais cristãos, Jorge aprendeu desde a sua infância a temer a DEUS e a crer em JESUS como seu salvador pessoal,
Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence a Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exercito romano devido a sua dedicação e habilidade – qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o titulo de conde. Com idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.
Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses. Jorge declarou fidelidade a Jesus Cristo e afirmou que Jesus Cristo era o salvador dos homens, depois de ser indagado por um cônsul. Demonstrando Jorge sua fidelidade a Jesus Cristo, mantendo-se fiel mesmo a custa de torturas, depois de tantas tentativas evasivas do Imperador, Jorge mantinha-se forte e confirma ao Imperador: “Eu sou o servo de Deus vivo/Somente a Ele eu temerei e adorarei” . Após isso o Imperador Diocleciano, sem êxito, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus no dia 23 de abril de 303. Sua sepultura está na Lídia, Cidade de São Jorge, perto de Jerusalém, na Palestina.
A devoção a São Jorge rapidamente tornou-se popular. Seu culto espalhou pelo Oriente e, por ocasião das Cruzadas, teve grande penetração no Ocidente.
Verdadeiro guerreiro da fé, São Jorge venceu contra Satanás terrível batalha, por sua imagem mais conhecida é dele montado em seu cavalo branco, vencendo um grande dragão, para salvar uma princesa. Com seu testemunho, este grande santo nos convida a seguirmos Jesus sem renunciar o bom combate.
Em 1340, o rei inglês Eduardo III instituiu a Ordem dos cavaleiros de São Jorge.
Foi o Papa Bento XIV (1740-1758) que fez São Jorge, padroeiro da Inglaterra até hoje.
Também padroeiro em: Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscou, e extra-oficialmente da cidade do Rio de Janeiro, (titulo oficialmente atribuído a São Sebastião), alem de ser padroeiro dos escoteiros e do S.C. Corinthias Paulista.
NA CULTURA POPULAR:
Dia 23 de abril, para alguns das religiões afro-brasileiras, é o dia que fazem homenagens ao Santo. A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. Tal associação se dá porque na Bahia o santo é associado a Oxossi, orixá associado a lua. No Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e em Recife, no candomblé e na umbanda, o santo e associado a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua, representam o milagroso Santo, seu cavalo e sua espada prontos para defender aqueles que buscam sua ajuda.

ORAÇÃO A SÃO JORGE
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge, para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo me proteja e me defenda com poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e DEUS, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de DEUS, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas do seu fiel ginete meus inimigos fiquem humilhados e submissos a vós. Assim seja com o poder de DEUS, de JESUS e da falange do DIVINO ESPIRITO SANTO.
São Jorge Rogai Por Nós.

0 comentários :

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.