Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

6 de junho de 2009

Editorial dia do meio ambiente


Sex, 5 Jun, 09h45
SÃO PAULO - Nesta sexta-feira (5), comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Coincidentemente, em 2009, este será o quinto dia útil do mês, o que significa pagamento para boa parte dos brasileiros.
Na opinião da diretora de estudos e pesquisas do Procon-SP, Valéria Rodrigues Garcia, em vez de sair por aí gastando o salário com tudo o que tiver vontade, as pessoas devem aproveitar a data para repensar os tudo o que tiver vontade, as pessoas devem aproveitar a data para repensar os hábitos de consumo e passar a consumir de forma consciente, contribuindo, dessa forma, para a preservação do planeta e da conta bancária.
"As pessoas precisam aprender o que é consumir de forma consciente. Muitos só se preocupam com o descarte de embalagens e produtos, mas o ato de consumir com responsabilidade começa já quando pensamos em comprar", diz.
Na hora das compras
De modo geral, diz Valéria, as pessoas devem sempre refletir sobre a necessidade daquilo que pretendem adquirir, pois, muitas vezes, compra-se mais do que precisa, causando desperdício e gastos desnecessários.
Além disso, é importante observar a procedência do produto e comprar não só pelo preço, ou pela marca, mas também pela qualidade, considerando sempre a relação custo e benefício.
Para quem quer se transformar em um modelo quando o assunto é consumo, veja algumas dicas da diretora do Procon e da organização não-governamental Greenpeace.
No supermercado
Não saia de casa sem uma lista de compras e observe bem a quantidade necessária daquilo precisa adquirir. Dê preferência aos produtos locais e, no caso de frutas e legumes, aos da época.
Alimentos orgânicos são sempre a melhor opção, mas, se não for possível comprar tudo orgânico, que tal adotar ao menos um produto na sua lista de compras? Leia rótulos e veja o que está consumindo e não se envergonhe de perguntar ao fornecedor a procedência da carne ou de qualquer outra coisa que estiver comprando. Ele tem obrigação de lhe responder.
Na hora de ir embora, retire sua sacola da bolsa e use o mínimo possível de sacolas plásticas . Além de ajudar o meio ambiente, não utilizá-las, em alguns estabelecimentos, pode até diminuir o valor das suas compras.
Comprando roupas ou móveis
Fique atento à procedência do que está adquirindo, pesquise se a empresa preza pela sustentabilidade, se há a preocupação com o meio ambiente em todos os estágios da produção.
No caso de roupas, cosméticos e afins, evite as peles e as empresas que utilizam plantas e animais em extinção como matéria-prima. Se vai comprar móveis, veja se há o selo FSC, que é a garantia de que a madeira utilizada não veio de desmatamento.
Nas atividades domésticas e na hora do lazer
Consumo consciente também é importante em casa e na hora do lazer. Com hábitos corretos, é possível, inclusive, diminuir gastos com as contas domésticas, como luz, água, entre outros.
Neste sentido, procure instalar a geladeira ou o freezer em um local ventilado e longe do fogão e sempre evite abrir as portas sem necessidade. Acumule várias peças de roupas para passar de uma só vez e não utilize o ferro de passar quando outros aparelhos domésticos estiverem ligados. Para iluminar a casa, dê preferência à luz natural. À noite, use lâmpadas fluorescentes. Coloque uma garrafa pet na caixa de água do vaso sanitário (se houver). Isso diminui a quantidade de água utilizada.
Na hora do lazer, repense o que realmente significa esta palavra e opte por descansar, estar perto de amigos e familiares. Conheça os parques da sua cidade, faça piqueniques com as crianças (mas nada de copos ou pratos descartáveis), passeie de bicicleta. São programas baratos e ecologicamente corretos.
Tudo isso será para que não venha acontecer como espelho o que mostra esta foto!
Por: Dedé Barbério.

0 comentários :

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.