Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

28 de maio de 2010

Digamos assim - Que proficia realista!!!

Aldeia Profética
Quando, nos deslumbrantes e inquietantes anos 1960, Marshall McLuhan afirmou que o mundo era uma aldeia e Andy Wharoll disse que, no futuro, todo mundo teria seus 15 minutos de fama, ninguém ainda imaginaria a Internet e os celulares cumprindo essas profecias.
 Um episódio da clássica série de ficção científica na TV “Além da Imaginação” mostrava, também nos anos 1960, um futuro onde todas as pessoas do planeta poderiam ser identificadas e localizadas através de um número. Parecia um pesadelo, mas de fato era o sonho profético (e maravilhoso) do telefone celular.
 A Internet, com seus sites e blogs, permite que cada um de nós possa ser famoso por 15 minutos e o mundo se tornou uma aldeia globalizada onde pessoas de diferentes culturas se vestem com as mesmas modas, usam os mesmos termos técnicos, independentemente da sua língua de origem, assistem aos mesmos filmes, leem os mesmos best sellers e basta sentar em frente à TV ou à tela do computador para conhecer o planeta sem sair de casa.
 No Brasil do governo Lula vemos a ascensão de uma classe até outro dia muito pobre e que hoje tem ao seu alcance muitos dos bens de consumo que sempre foram privilégios das classes mais favorecidas.
 Estamos nos tornando todos iguais. Nas ruas, quase todas as pessoas seguem a moda, quase todas as pessoas podem ter a roupinha, o sapatinho, o estilinho que está nas revistas e nas novelas.  
 Quase todas podem, graças ao milagre do crédito e da moeda estável, desfrutar de tratamentos estéticos que antes eram só para milionários, como implantes dentários, cirurgias estéticas e produtos cosméticos que mantém todos com a cara limpa.
 Quase todas as famílias têm celulares e automóveis e TVs de plasma e câmeras digitais e computadores.
 É o paraíso do consumo atingindo os arcaicos objetivos (nunca alcançados, diga-se de passagem) dos anacrônicos comunistas.
 A democratização ainda é maior na informação do que no consumo, mas -- outra vez -- a Internet vai colocar por terra a antiga máxima: “Informação é Poder”.
 É claro que ainda existe a mais absoluta miséria no Brasil e no mundo. É claro que ainda existem os descamisados do Collor e os excluídos do Brizola. É claro que ainda existe violência, preconceito, intolerância e muita injustiça, principalmente na distribuição da riqueza.
 Mas o caminho foi aberto e, cada vez mais, o esclarecimento atingirá mais e mais pessoas, derrubando preconceitos, intolerâncias raciais e religiosas, discriminações sociais, todos os frutos – enfim – da ignorância.
 Ninguém mais ignorará coisa alguma num futuro muito próximo.
 O esclarecimento (ou deveria dizer iluminação?) da humanidade, via tecnologia, derrubará e tornará peças de museu, gente como Fidéis, Marco Aurélios, Dilmas, Chávez, Morales... Tornará autênticos dinossauros fossilizados todos os generais das ditaduras militares brasileira, argentina, chilena.  Fará dos Bush figuras risíveis e tirará o rei da barriga dos esnobes e dos aristocratas.
 Todos os babacas sucumbirão à grande aldeia globalizada.
 Isso, é claro, se os outros profetas, aqueles das baleias e do aquecimento global, estiverem errados.
 Infelizmente, eu não sou nada profética (como o meu pai que, quando entrei na faculdade de cinema, em 1970, me disse que eu deveria ter ido para a engenharia eletrônica porque era ali que estava o futuro da imagem...), mas, mesmo não sendo, aposto sim num futuro de grande esclarecimento, onde os Edires da vida não conseguirão mais fazer dinheiro a custa da ingenuidade do povo e onde os terroristas serão apenas lendas aterrorizantes que tirarão o sono das criancinhas, como tiravam os vampiros das crianças do passado.
 Além disso, seremos todos nobres. Até lá, esses sites da Internet que descobrem os antepassados de todos nós e saem por aí distribuindo brasões familiares, já terão estabelecido que, na ascendência de cada ser humano sobre a terra, existe um antepassado nobre e outro ladrão.
 Iluminação e esclarecimento gerando a igualdade social.
 Esse é o meu sonho profético para a nossa aldeia global.



E este texto fica bem nos dias de hoje, como não pensar assim para tentarmos modificar nosso comportamento.
Parabéns a Isabel por colocar na mídia esta virtuosa crônica com tanta claresa.
Lu Cidreira

11 comentários :

  • Lau Milesi says:
    28 de maio de 2010 19:49

    Olá Lu e Rita, brilhante a crônica da Isabel Vasconcellos.Concordo inteiramente com seu ponto de vista.
    No que diz respeito à Internet, passamos a ser celebridades, queiramos ou não. Com o surgimento do fenômeno blog, então. De acordo com a Technorati, já existem mais de 24 milhões de blogs, e esse número está crescendo a uma taxa de 70 mil por dia e dobrando a cada cinco meses . A fonte dessa informação é do Livro "O Mundo é Plano", de Thomas L. Friedman. Recomendo a vocês, é ótimo.
    Parabéns pela bela postagem!
    Um abraço pra vocês.

    * Desculpem pelo longo comentário, me empolguei com o assunto.

  • Pelos caminhos da vida. says:
    29 de maio de 2010 07:52

    vim agradecer seus votos amigo, a votação termina amanhã, ainda da tempo de votar mais.

    Bom sabado.

    beijooo.

  • Cris says:
    29 de maio de 2010 09:40

    E como ela cita Andy Warhol, gostaria de citá-lo também:

    "Sempre se diz que o tempo muda as coisas, mas na verdade é você que tem que mudá-las."

    Beijos!

  • Prof. Adinalzir says:
    29 de maio de 2010 18:16

    Realmente, a internet é a grande revolução de todos os tempos... Louvemos os blogs e o mundo digital.

    Abraços e muito obrigado pela visita ao meu blog!

  • Denise Guerra says:
    29 de maio de 2010 23:13

    Oi Lú e Rita, este texto é bem contundente, consciente e legal! para além das profecias nós estamos vivendo uma inversão dos valores: as coisas estão dominando o homem que as criou e não o contrário. Perdemos muito quando não nos lembramos de que somos nós que devemos governar as máquinas. Bjs para os dois!

  • Pelos caminhos da vida. says:
    30 de maio de 2010 00:40

    Meu blog é o vencedor da Copa Blog.

    Obrigada você faz parte dessa conquista.

    Um gde abraço.

    Bom domingo.

    beijooo.

  • Você está feliz com seu corpo? says:
    30 de maio de 2010 09:07

    Bom dia, eu tbm aposto sim num futuro de grande esclarecimento, principalmente das autoridades que não fazem quase nada. Ótimo domingo p/ vcs.

  • Guará Matos says:
    30 de maio de 2010 09:47

    "Sorria, você esta na Internet".
    O veículo de comunicação mais imadiato que pode causar benefícios enormes, como também, o desastre completo.
    Estamos na rede, pô!
    Bjs.

  • FERNANDO says:
    30 de maio de 2010 10:01

    Considerações muito interessantes, sem dúvida alguma. Parabéns pela escolha do tema. Abraços e um ótimo domingo aí pra vocês.

  • Pelos caminhos da vida. says:
    31 de maio de 2010 20:34

    Uma boa semana pra vc amigo.

    beijooo.

  • Você está feliz com seu corpo? says:
    31 de maio de 2010 21:00

    Oi, meus queridos, passando p/ desejar uma ótima semana com muita paz e tranqüilidade... forte abraço.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.