Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

28 de julho de 2010

A ARTE DE SER FELIZ

Frei Betto

Foto arquivo 

 

 Recebi de uma amiga este  apelo: “Existe alguma receita capaz de fazer uma pessoa se apaixonar por algo  - seja o que for??? Nem precisa ser coisa transcendental. Algo que dê um  sentido à vida. Não que a vida seja desprovida de sentido, mas desprovida de  sabor.

 “É claro que estou me referindo a mim, e posso até estar  sendo exigente demais, ou cruel demais com a minha pessoa. Mas é esta a  reflexão de hoje, de agora. Me dou conta de que não tenho paixão alguma. Pelo  menos é o que a minha mente me fala e o que percebo. Isso me faz sentir falta  de algo...

 “Tem gente que gosta de corrida de carros, de cavalos,  de barcos. Gente que ama fazer tricô, escalar montanhas, meditar hoooooras a  fio; gosta de ler, de ser médico, jornalista, político até. Puxa vida... como  admiro isso. A vida frenética das cidades pulsa em algumas pessoas, e a vida  pacata do campo, em outras. Tenho alegrias e uma normalidade ética permeada  por um bom senso bem bacana. Mas eu sinto (até irracionalmente), de forma  muito forte, a impermanência.

 “Um dia você disse que gostaria de  ser semente. Refleti sobre e... nada aconteceu. O ritual inevitável da  convivência e tudo o que envolve as relações interpessoais, somados a um bom  astral, já cuidam disso. Queria me apaixonar. Ter um hobby. Qualquer um.  

 “Alegrias são muitas. Tenho o sorriso fácil... Mas a felicidade  é coisa rara, de frágeis e preciosos momentos. Tenho uma implicância danada  com aquela música do Zeca Pagodinho que diz: "...deixa a vida me levar... vida  leva eu..." Quero sentir um sentido. A vida, o planeta, a diversidade  religiosa, etc, são assombrosos de tanto infinito. Mas permaneço no raso. Sem  querer explorar o seu tempo e os seus insights... digo: gostaria de saber o  que você teria a dizer sobre isso.”

 Fiquei pensativo. Há pessoas  que me julgam portador de respostas para os impasses da vida. Mal sabem elas  quantos acumulo em minha trajetória. Contudo, sei o que é felicidade. Difere  da alegria. Felicidade é um estado de espírito, é estar bem consigo, com a  natureza, com Deus. Com os outros, nem sempre. As relações humanas são  amorosamente conflitivas. Invejas, mágoas, disputas, mal-entendidos, são  pedras no sapato.

 Alegria é algo que se experimenta  eventualmente. Uma pessoa pode ser feliz sem parecer alegre. E conheço muitos  que esbanjam alegria sem me convencerem de que são felizes.

 Após  meditar sobre a consulta de minha amiga, respondi: “Querida X: diria que a  primeira coisa é sair da toca... Enturmar-se com quem já encontrou algum  sentido na vida: a equipe de jogo de xadrez, a turma do cinema de arte em  casa, o grupo político, a ONG da solidariedade etc. É preciso enturmar-se ,  sentir a emulação que vem da comunidade, dos outros, esse entusiasmo que, se  hoje falta em mim, exala do companheiro ao lado...

 “Você pode  encontrar a paixão de viver em mil atividades: ler histórias num asilo, ajudar  voluntariamente num hospital pediátrico, costurar para uma creche ou  participar de um partido político, um grupo de apoio a movimentos sociais;  alfabetizar domésticas e porteiros de prédios ou se dedicar a pesquisar a  história do candomblé ou por que tantos jovens buscam na droga a utopia  química que não encontram na vida.

 “Mas, sobretudo, sugiro  mergulhar numa experiência espiritual. Mergulhar. É o que, agora, nesta manhã  luminosa de Cruz das Almas (BA), me vem à cabeça e ao coração.”  

 O sábio professor Milton Santos, que não tinha crença religiosa,  frisava que a felicidade se encontra nos bens infinitos. No entanto, a cultura  capitalista que respiramos centra a felicidade na posse de bens finitos. Ora,  a psicanálise sabe que o nosso desejo é infinito, insaciável. E a teologia  identifica Deus como o seu alvo.

 Ninguém mais feliz, na minha  opinião, do que os místicos. São pessoas que conseguem direcionar o desejo  para dentro de si, ao contrário da pulsão consumista que faz buscar a  satisfação do desejo naquilo que está fora de nós. O risco, ao não abraçar a  via do Absoluto, é enveredar-se pela do absurdo.

 Como o Mercado,  que tudo oferece em sedutoras embalagens, ainda não foi capaz de ofertar o que  todos nós mais buscamos – a felicidade -, então tenta nos incutir a idéia de  que a felicidade resulta da soma dos prazeres. Possuir aquele carro, aquela  casa, fazer aquela viagem, vestir aquela roupa... nos tornará tão felizes  quanto o visual dos atores e atrizes que aparecem em peças  publicitárias.

 Tenho certeza de que nada torna uma pessoa mais  feliz do que empenhar-se em prol da felicidade alheia: isto vale tanto na  relação íntima quanto no compromisso social de lutar pelo “outro mundo  possível”, sem desigualdades gritantes e onde todos possam viver com dignidade  e paz.

 O direito à felicidade deveria constar na Declaração  Universal dos Direitos Humanos. E os países não deveriam mais almejar o  crescimento do PIB, e sim do FIB – a Felicidade Interna Bruta.  

 

Frei Betto é escritor, autor do romance “Um homem  chamado Jesus”, que a editora Rocco faz chegar às livrarias nesta semana.    



 

7 comentários :

  • Guará Matos says:
    29 de julho de 2010 00:09

    A felicidae é simples,
    Não precisa de sofisticação
    E só ter direito ao sonho
    E amor no coração.

    Bj.

  • Folhas de Andreza says:
    29 de julho de 2010 15:58

    ...a felicidade depende
    de como você reage ao que lhe acontece,
    reaja com calma,humildade...
    porque terá a dimensão que você lhe conferir,
    extraia o máximo das pequenas coisas
    e elas se transformarão em grandes acontecimentos...
    Bjks doce ♥.

  • Mariana says:
    29 de julho de 2010 19:49

    Existe momentos felizes e é por eles que devemos viver,e tem de saber sentir o coração o nosso e dos outros.
    segredos não existem, basta usarmos nossos bons sentimentos.

  • Tania regina Contreiras says:
    29 de julho de 2010 20:06

    A vida sem paixão perde a graça...Sem encantos a vida não faz sentido. E são as coisas mais simples que costumam causar grandes arrebatamentos. Acho que é isso que o sistema faz com a gente: reduz tudo a conquistas materiais e o brilho dos olhos se vai. Sem brilho nos olhos tudo fica opaco!
    Abraços, Lu!

  • Folhas de Andreza says:
    30 de julho de 2010 08:49

    Passando pra desejar MARAVILHOSO fds,com bjks doce no ♥.

  • Felina Mulher says:
    30 de julho de 2010 15:42

    Vou deixar como comentário um trecho da musica de Luiz tatit....Felicidade
    "...Não sei porque eu tô tão feliz
    E já nem sei se é necessário ter um bom motivo
    A busca de uma razão me deu dor de cabeça, acabou comigo
    Enfim, eu já tentei de tudo, enfim eu quis ser conseqüente
    Mas desisti, vou ser feliz pra sempre
    Peço a todos com licença, vamos liberar o pedaço
    Felicidade assim desse tamanho
    Só com muito espaço!."

    beijosssssssssssssss

  • Denise Guerra says:
    30 de julho de 2010 18:45

    Lú obrigada pelas visitinhas e pela força lá no blog! Frei Betto é incrível!!!Esta sabe tudo da vida! Adorei o texto! bjs!

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.