Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

2 de julho de 2010

Espinha bífida - A saúde em evidencia



A espinha bífida é uma malformação do sistema nervoso, caracterizada pela presença de uma abertura na coluna para o exterior, devido ao canal vertebral (tubo neural) não fechar na totalidade. Há a formação de uma saliência mole (cisto) e a espinal-medula fica sem protecção. É congénito, ou seja, a criança já nasce com a malformação.
A coluna apresenta desde o pescoço até á parte inferior 4 tipos de vértebras: cervicais (C), dorsais (D), lombares (L) e sagradas (S). As cervicais (C1 a C7) controlam os movimentos da região cervical e dos membros superiores; as dorsais ou torácicas (D1 a D12) a musculatura do tórax, abdómen e parte dos membros superiores; as lombares (L1 a L5) os movimentos dos membros inferiores; e as sagradas (S1 a S5) controlam parte dos membros inferiores e o funcionamento da bexiga e intestino. Na espinha bífida, a medula e as raízes nervosas estão mal formadas a certo nível e os nervos envolvidos podem não ser capazes de controlar os músculos, causando paralisias ou diminuição acentuada da força muscular na parte inferior do tronco, podendo afectar os do abdómen e coluna.
A localização da espinha bífida determina a paralisia da criança (não se consegue mexer). Se for a nível dorsal ou L1, L2 a paralisia é alta, a nível de L3 é média e baixa se for L4, L5 ou sagradas.
A sensação de frio, calor, dor pode estar alterada, pelo que os pais devem estar atentos para estas situações. Devem comprar roupa confortável, evitar sapatos apertados e procurar diariamente feridas na pele. Estas crianças podem não conseguir controlar a urina e as fezes.
Origem
São vários os factores que podem originar a espinha bífida:
- Genéticas
- Ambientais (aparece mais em crianças nascidas no Inverno e em determinadas regiões)
- Idade avançada dos pais
- Haver outros casos na família
- Mães diabéticas ou a fazer medicação para convulsões têm maior probabilidade
- Défice de ácido fólico no organismo
- Ingestão de álcool
A ingestão do comprimido de ácido fólico a partir do momento que a mulher pensa engravidar e durante os primeiros meses de gravidez, reduz a probabilidade de surgir espinha bífida. O médico obstetra é que deve prescrever o medicamento.
Diagnóstico
A espinha bífida pode ser detectada no primeiro trimestre de gravidez com a realização de uma ecografia. Também é detectada no exame amniocentese em que é detectado conforme o valor da proteína alfa-fetoproteína no líquido amniótico.
Após o nascimento o médico observa a abertura da coluna para o exterior e a exposição de tecido nervoso que não está coberto com a pele. Pode haver alterações na disposição dos ossos do cérebro
Tratamento
O encerramento da lesão através de cirurgia é dos primeiros passos do tratamento. Deve ser avaliado de imediato a presença de hidrocefalia (líquido encefalorraquidiano em excesso no cérebro, aumentando a pressão dentro deste).
A criança deve iniciar fisioterapia, por prescrição médica, para corrigir algumas deformidades como pé torto ou coxa deslocada, fraca amplitude nas articulações, alterações no tronco e fortalecer a musculatura. O fortalecimento vai depender não só dos exercícios físicos desenvolvidos mas principalmente da zona da lesão.
Os pais podem colaborar no tratamento da criança após serem informados de forma clara sobre toda a situação da criança. Os terapeutas podem ensinar os pais a utilizar material para estimular a criança e comunicarem com ela (ex: desenhos).
O fisioterapeuta explica aos pais como devem pegar no bebe, virá-lo, vestir, para não agravar ou prejudicar os avanços que foram feitos.
Se a criança tiver deformidades ósseas ou para as evitar, pode-se recorrer a aparelhos para mobilizar os membros e a criança poder andar sem provocar agravamento da situação. Também podem fazer cirurgia ortopédica para corrigir as deformidades ósseas e melhorar o andar, caso a parte muscular o permita.
A partir dos 3 aos 5 anos a terapeuta consegue avaliar as capacidades na locomoção e actividades diárias. Podem iniciar natação, basquetebol e desportos em cadeiras de rodas para fortalecer a musculatura e interagir com outras crianças. Os pais devem incentivar a participar na alimentação, vestuário e higiene de forma a se tornar mais independente.
A partir dos 6 anos não se insiste na marcha porque se não conseguiu andar até esta idade, dificilmente vai andar. Nesta etapa os pais devem incentivar á independência. A criança vai para a escola, os professores devem ser informados da situação e necessidades da criança. Se esta usar cadeira de rodas vai necessitar de determinadas condições na escola. Deve ser incentivada a entrar nas actividades escolares e inclusão social.
Tipos de espinha bífida
Existe a espinha bífida oculta e a cística. Na oculta a maioria das pessoas não sabe que a tem porque não costuma dar sintomas nem necessita de tratamento. No local pode haver uma pequena depressão ou pelos. Há um defeito em uma ou mais vértebras, geralmente L5 ou S1. A medula e os nervos são normais. 

 
Na espinha bífida cística a parte posterior do tubo neural não fecha. Se a malformação contém meninges e líquido encefalorraquidiano a espinha chama-se meningocele. Pode ser corrigido cirurgicamente e o bebe tem um desenvolvimento normal. Devem ser examinados para ver se tem hidrocefalia ou problemas de bexiga (bexiga neurogénica), para serem tratados na fase inicial.
Se a malformação contiver medula espinhal e/ou raízes nervosas é espinha bífida com mielomeningocele. Estes bebes têm um risco elevado de apanhar uma infecção pelo local da lesão, enquanto não for fechado por cirurgia. Geralmente apresentam paralisia nos membros inferiores, mal posicionamento dos pés, não controlam as fezes e têm problemas de bexiga. Pode haver atraso mental. 
 Publicado em :
Fonte: Conhecer Saúde 
Fotos: Internet e Google Imagem

9 comentários :

  • Guará Matos says:
    3 de julho de 2010 09:26

    UM grande abraço amigo e valeu por mais uma dica de saúde.
    Bj.

  • Felina Mulher says:
    3 de julho de 2010 10:21

    Informações sempre precisas.Só tenho a agradecer a partilha.

    Um beijo para os meus amores...lindo final de semana.

    beijossss

  • Victor Faria says:
    3 de julho de 2010 15:42

    Valeu pelas informações!

    Abraço!

  • Pelos caminhos da vida. says:
    3 de julho de 2010 19:40

    Ótimas informações amigo.

    Um feliz domingo.

    beijooo.

  • Prof. Adinalzir says:
    3 de julho de 2010 22:58

    É isso aí! Vivendo e aprendendo cada vez mais nos blogs do Lucidreira!

    Agradeço pela dicas válidas e muito esclarecedoras.

    Abraços, :-)

  • Você está feliz com seu corpo? says:
    3 de julho de 2010 23:25

    Oi meu querido amigo, adorei as informações, pois tenho serios problemas de coluna, parabens pela matéria, bom domingo, abraço forte.

  • Denise Guerra says:
    4 de julho de 2010 11:56

    Olá amigos, saúde é o bem mais precioso que temos, valeu por vc nos informar cada vez mais, pois, quando não é o nosso caso pode ser de um parente ou conhecido. Queridos Lu e Rita, peço que participem (se ainda não tiverem participado) da campanha DOE PALAVRAS, é uma forma de ajudar pessoas em tratamento de câncer doando palavras de incentivo através da Web. O endereço tá lá no meu blog ECOS. Um grande beijo no coração de vcs dois!!!

  • Sandra says:
    4 de julho de 2010 12:50

    Um reportegem super interessante.
    Como mais sabemos, chegamos a conclusão que temos muito mais para aprender.
    AGRADEÇO E RETRIBUO O SEU CARINHO.
    Tem um carinho para vc. na CURIOSA. Um troféu ouro muito especial.
    Espero que goste. É de coração que repasso

    A amizade não ocupa nenhum lugar no espaço, muito menos no coração da gente.
    Por isso sua amizade é muito importante.
    Trófeu para todos nós que somos amigos.
    Carinhosamente,
    Sandra

  • Pelos caminhos da vida. says:
    4 de julho de 2010 20:13

    Tenha uma linda semana.

    Tomara que essa semana seja
    para você um ínicio de vida
    inteiramente azul...

    Que o mau humor e as coisas
    ruins fiquem bem longe de
    você...

    Que você comemorar cada novo
    dia...

    E aceite cada momento como um
    presente especial da vida para
    você.

    Você possa declarar, demonstrar
    e receber muito amor...

    Que sonhe e voe cada vez mais
    alto, e alcance seus sonhos!

    Que você possa e saiba trabalhar
    e estudar, e fazer tudo com prazer.

    Que saiba descansar, se divertir
    e fazer o que você gosta!

    Seja sempre essa Pessoa Especial
    que é!

    Que você tenha uma Linda Semana!!!

    (texto da net).

    beijooo.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.