Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

26 de agosto de 2010

Site Ficha Limpa já está no ar


O site apresenta um "cadastro voluntário" e positivo de candidatos que atendem à Lei da Ficha Limpa e se comprometem com a transparência de sua campanha eleitoral.


Site Ficha Limpa já está no ar, mas nenhum candidato ainda se cadastrou por

Um site criado por entidades para que candidatos comprovem que são "fichas limpas" entrou no ar no dia, 29, de julho de 2010. O site Ficha Limpa (www.fichalimpa.org.br e www.fichalimpaja.org.br) possibilita que candidatos disponibilizem certidões que comprovem que não são processados ou condenados, além da prestação de contas voluntária de suas campanhas eleitorais, informando semanalmente a os recursos obtidos e os gastos realizados. Até o momento ninguém se cadastrou. O Blog da Folha consultou o site agora há pouco, mas não ahavia nenhum registro de candidatos por lá.
O site começou a ser formulado em maio, quando as entidades envolvidas ainda estavam em dúvida se o projeto do Ficha Limpa seria aprovado. O site foi idealizado por Instituto Ethos, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci).
Ethos convida empresas a participar do site Ficha Limpa
Uma grande mobilização popular impulsionou o Congresso Federal a aprovar, em 4 de junho de 2010, a Lei Complementar nº. 135, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa, sobre a vida pregressa dos candidatos. Também por pressão da opinião pública, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela vigência dessa legislação já a partir do pleito de 2010. No entanto, a sociedade quer mais. Quer acompanhar a campanha de cada candidato, examinar as informações cadastradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), comentar aspectos de cada campanha. Enfim, exercer controle social, ampliar sua participação no processo eleitoral e valorizar seu voto. Por isso, a Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e o Instituto Ethos lançaram nesta quarta-feira (28/7), em São Paulo, e na quinta-feira (29/7), em Brasília, o site Ficha Limpa.

O site apresenta um cadastro voluntário e positivo de candidatos que atendem à Lei da Ficha Limpa e se comprometem com a transparência de sua campanha eleitoral. Isso significa que, além de estarem se posicionando de acordo com a lei, esses candidatos se dispõem a ir além da lei, assumindo um compromisso a mais, o de proceder à prestação de contas de sua campanha eleitoral, informando semanalmente a origem e o montante dos recursos obtidos, bem como os gastos realizados.

Pela legislação eleitoral, o candidato só precisa prestar contas aos tribunais eleitorais trinta dias após o término do pleito. O site Ficha Limpa vai além da lei ao demandar que essas informações financeiras sejam atualizadas semanalmente.

As informações dos candidatos cadastrados no site Ficha Limpa estarão disponíveis para acesso de qualquer internauta, por um sistema de busca que pode combinar filtros como nome, número no TRE, idade, gênero, cor ou etnia, cargo a que concorre, Estado e partido.

O site também permitirá ao internauta questionar o teor das informações dos candidatos ali registrados, mediante a apresentação de documentos comprobatórios. As possíveis denúncias serão recebidas pelo administrador do site e encaminhadas aos órgãos competentes. Para questionamentos em geral ou referentes a candidatos não cadastrados no site, haverá a área de links úteis, com acesso direto a outros canais públicos de denúncia.

“Sem um controle social democrático, a Lei Ficha Limpa pode acabar no esquecimento, como tantas outras boas legislações no Brasil”, avalia o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew. “Por isso, é importante que o eleitor cobre de seu candidato o registro no site Ficha Limpa, acompanhe as informações e mobilize outras pessoas a fazer o mesmo em relação aos demais candidatos”, salienta ele, que pergunta: “Qual dos inúmeros escândalos do país não tem sua origem no financiamento político de campanha?”

Vale lembrar que as punições previstas na Lei da Ficha Limpa vão de multa (entre R$ 1.000 e R$ 50 mil) até a cassação do próprio mandato, se o candidato for eleito, caso a Justiça considere que houve informações incorretas a respeito de sua vida pregressa, da origem de seus recursos e dos seus gastos de campanha.

O site Ficha Limpa entra no ar a partir de quinta-feira (29/7), pelo link
www.fichalimpa.org.br ou pelo link www.fichalimpaja.org.br.

O Instituto Ethos solicita às empresas que participem desta iniciativa e a divulguem a seus públicos de relacionamento. A sociedade brasileira, que se envolveu nesse exercício de cidadania e conquistou um marco histórico para a democracia e o combate à corrupção, quer agora fazer “pegar” a Lei Ficha Limpa e, nas eleições de 2010, espera romper uma longa série de impunidades na política nacional.

As organizações que tiverem interesse em veicular em seu site institucional um banner com link para o site Ficha Limpa podem solicitá-lo, por e-mail, para
betina@ethos.org.br.

A Abracci está enviando aos candidatos e partidos um comunicado divulgando informações sobre a iniciativa e explicando como se cadastrar. Acesse aqui o
comunicado ao candidato  e o comunicado aos partidos políticos

Por Cristina Spera (Instituto Ethos)

Legenda da foto: Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos, durante o lançamento do site.
Crédito: Luciana de Souza Aguiar

Vamos acompanhar o....Site "pegadinha"  ..."nenhum" político tem ficha limpa p/ participar!!!!!! 

11 comentários :

  • Vera says:
    27 de agosto de 2010 02:10

    Obrigada, Lu, pelas visitas e comentários no meu bloguinho!
    Penso que, coisas e pessoas ruins,quando não podemos deletar, podemos guardar em uma pasta zipada!...rs
    Isto e sobre o meu texto mas, cai muito bem a respeito deste teu, sobre Ficha Limpa!
    Estou atenta em quem votar!
    Beijosss

  • Wanderley Elian Lima says:
    27 de agosto de 2010 07:33

    Oi Lu
    Lamento, mas acho que esse site vai ficar vazio até o dia das eleições.
    Bjux

  • Guará Matos says:
    27 de agosto de 2010 08:56

    É...com tantos ordinários por aí, amigo Lu, sei não.
    Um site sem uso.

    Bj.

  • Tania regina Contreiras says:
    27 de agosto de 2010 09:34

    Eu ainda insisto em ter esperança de que apareça algum por lá, mas reconheço que ficha limpa entre nossos candidatos...tá difícil!
    Abraços,

  • Pelos caminhos da vida. says:
    27 de agosto de 2010 11:00

    Será que esse site vai ser acessado?

    beijooo.

  • Sandra Botelho says:
    27 de agosto de 2010 16:42

    Vim agradecer a visita em meu blog e pelas doces palavras...
    Mas amigo acho que esse site não será muito visitado, ao menos não pelos politicos.
    Bjos achocolatados

  • Cris says:
    27 de agosto de 2010 21:34

    Não desmerecendo a Lei Complementar 135/2010, penso que a ficha limpa não quer dizer nada.
    Hoje, um bom candidato tem que ter muito mais que uma ficha limpa e experiência. Tem que ter coragem e inteligência e não ser sucumbido pelas quadrilhas que regem a Política do nosso país.
    Beijos!

  • J Araújo says:
    28 de agosto de 2010 14:20

    Lu, seu blog está cada vez melhor, gostei do seu estilo de escrever. É isso aí.

    abraço

  • FERNANDO says:
    29 de agosto de 2010 08:30

    No Brasil, como quase tudo mais, a política também tem seus aspectos peculiares. Enfim, vamos ver que bicho dá.
    Abraços e um ótimo domingo pra você, meu rei.
    A propósito, já respondi seu comentário lá no meu Blog e deixei um link pra você escolher o conversor de arquivos desejado. Existem também sites que fazem o serviço online, mas, dependendo do tamanho do arquivo a ser convertido, o upload pode ser demorado - se o uso for frequente, melhor mesmo é dispor de um software residente.
    Fui.

  • Denise Guerra says:
    29 de agosto de 2010 19:30

    É como procurar uma agulha num palheiro! fazer o quê? votar nulo né! Lu e Rita, tem um selo para o blog de vcs lá no AfroCorporeidade, passem pra pegar. Bjs!

  • Victor Faria says:
    29 de agosto de 2010 22:04

    Concerteza, não basta só ficha limpa. Ser ficha limpa é mais do que obrigação, mas infelizmente em nosso país as coisas não são bem assim.

    Vote consciente!

    Abraço!

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.