Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

10 de outubro de 2010

Dia das Crianças


O Dia da Criança no Brasil foi criado na década de 1920, por proposta do deputado federal Galdino do Valle Filho (cidadão de Nova Friburgo, Rio de Janeiro). A Câmara aprovou a idéia e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto nº 4867 de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a empresa Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson, para aumentar suas vendas, lançando a "Semana do Bebê Robusto", é que a data passou a ser comemorada. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas de brinquedos.
No Brasil, o Dia da Criança é comemorado juntamente com o dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, que é um feriado.

Dia da Criança no Mundo

A comemoração do Dia das Crianças no mundo, porém, acontece nas mais diferentes datas (sem falar no estilo das comemorações!). Na Nova Zelândia, o Dia da Criança é sempre o último domingo de outubro. A cada ano, as crianças escolhem um animal nativo do país para homenagear.

A Turquia celebra o Dia das Crianças no dia 23 de abril. Assim como no Brasil, as crianças passeiam com seus pais e ganham presentes. Na Índia, o Dia das Crianças é no dia 14 de novembro, e serve também para comemorar o aniversário de Jawaharlal Nehru, primeiro-ministro da Índia quando o país se tornou independente do Reino Unido.
A comemoração mais “diferente” é a do Japão. No dia 5 de maio é celebrado o Tango no Sekku (Dia dos Meninos). Nessa data, as famílias exibem capacetes de guerra tradicionais, para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. Come-se bolo de arroz recheado de feijões vermelhos e enrolado em folhas de carvalho e bolo de arroz enrolado com folhas de bambu. E pensar que tem “brasileirinhos” que reclamam de comer algumas folhas de alface hein...
O Japão também comemora o Dia das Meninas (Hina Matsuri). A data é celebrada no dia 3 de março e os japoneses aproveitam para rezar e pedir felicidade e saúde para as meninas de suas famílias. Nessa ocasião, as casas onde moram meninas são enfeitadas com um conjunto de bonecas que representa a corte imperial.
Em Portugal, o dia das crianças é festejado em 1 de junho, pois o mês de maio homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, pela primeira vez, no mundo inteiro a 1 de junho de 1950.
Dia Internacional da criança no rádio e na TV
Anualmente, no segundo domingo de dezembro, mais de 2 mil emissoras de rádio e TV de 170 países abrem espaço para crianças participarem da criação de programas e dizerem o que pensam.

O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU (Organização das Nações Unidas) comemora o Dia Universal das Crianças. A data é celebrada em 20 de novembro quando é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças, porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país. No Brasil, o direito das crianças e do adolescente é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.


Declaração dos Direitos das Crianças
1. Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
2. Toda criança deve ser protegida pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possa se desenvolver física e intelectualmente.
3. Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4. Toda criança tem direito à alimentação e a atendimento médico antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à mãe.
5. As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm direito à educação e a cuidados especiais.
6. Toda criança tem direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
7. Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer.
8. Toda criança tem direito de ser socorrida em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes.
9. Toda criança deve ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.
10. Toda criança tem direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Foto: Internet

5 comentários :

  • Guará Matos says:
    10 de outubro de 2010 19:33

    Legal O "Dia das Criança". Mas infelizmente boa parte das crianças brasileiras vivem todos os dias na miséria, violência, prostituição e sendo mortas.
    Será que "um dia" essas crianças terão um grande dia de amor, família, compreensão, respeito, assistência, escola e um lar?
    Bjs.

  • Deia says:
    11 de outubro de 2010 10:20

    Olá! Adorei saber sobre a criação da data, só me entristece ler a declaração dos direitos das crianças por sabê-los tão desrespeitados! É só sairmos às ruas e dobrarmos a primeira esquina: lá estão eles, nos sinais, vendendo balas e mendigando restos... Um beijo em todos vocês! Deia
    PS: Lu, e a saúde, sempre melhorando?

  • Denise Guerra says:
    11 de outubro de 2010 10:45

    Nossa que legal Lu!!! não sabia nada sobre o dia das crianças, adorei!!! fique a vontade para vir aos meus blogs quando puder, vc é sempre bem-vindo não importa com qual frequência! Bjs no coração!!!

  • lucidreira says:
    11 de outubro de 2010 18:25

    Obrigado por me ajudar aqui também, sempre que puder faça-o.
    É preciso que faça muitos posteres nos nossos blosgs.Beijos Mô.

  • FERNANDO says:
    14 de outubro de 2010 08:34

    Oi, Luizão.
    Informações curiosas e muito interessantes. Confesso que desconhecia esses detalhes e que não fazia a menor idéia de como o dia das crianças era comemorado em outros países.
    Valeu, meu Rei.
    Abraços e um ótimo resto de semana pra você.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.