Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

23 de outubro de 2010

Em 24 de outubro de 1959 morre Dolores Duran

Cantora e compositora brasileira

Dolores Duran (Adiléa da Silva Rocha)

 

7/6/1930 Rio de Janeiro, RJ
24/10/1959 Rio de Janeiro, RJ
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
Reprodução
Reprodução
Dolores Duran: A Noite do meu Bem e Por Causa de Você, entre os grandes sucessos
Aos doze anos, Adiléa da Silva Rocha atuava no Teatro da Tia Chiquinha, um programa infantil da Rádio Tupi carioca. Com a morte de seu pai, Armindo, sua mãe, Josefa, pediu aumento ao diretor da rádio, Olavo de Barros. Ele arrumou para a garota um lugar na companhia infantil do Teatro Carlos Gomes.

Desde os três anos de idade Dolores já cantava. Aos cinco, participava das festas populares de reisado e do grupo de pastorinhas, realizadas no bairro da Saúde, centro do Rio de Janeiro.

A menina gostava de ouvir discos estrangeiros, e aprendeu a interpretar em inglês, francês, italiano e espanhol. Aos 16 anos, foi contratada pela Boate Vogue e passou a se chamar Dolores Duran. Nesta fase de shows noturnos, ela conheceu Ella Fitzgerald, que elogiou sua interpretação de "My Funny Valentine".

Em 1951, gravou o primeiro disco com sambas, pela gravadora Star. Em 1954, foi contratada pela Copacabana, e gravou uma série de sucessos em samba-canção, como "Tradição", de Ismael Silva, e "Praça Mauá", de Billy Blanco. Casou-se em 1955 com Macedo Neto.

Em parceria com Tom Jobim, compôs sua primeira música: "Se é por falta de adeus", gravada por Dóris Monteiro. Em 1956, gravou um de seus sucessos como intérprete, o baião "A Fia de Chico Brito", de Chico Anysio; integrou a Caravana de Paulo Gracindo em circos nos subúrbios cariocas; e viajou para Argentina e Uruguai com o violonista Bola Sete e seu conjunto.

Em março de 1957, Dolores ficou encantada com "Por causa de você", uma melodia de Tom Jobim com letra de Vinícius de Moraes. Ela fez uma letra alternativa. O poetinha, sem hesitar, rasgou seu texto e admitiu que a dela era bem melhor. No mesmo ano, a cantora compôs, em parceria com Jobim, o samba-canção "Estrada do Sol".

Após uma turnê pela então União Soviética e Paris, em 1958, compôs "Castigo", um samba-canção que fez sucesso na voz da cantora Maysa. Em 1959, veio seu grande sucesso: "A Noite do Meu Bem". No mesmo disco, gravou outro grande sucesso de sua autoria, o samba canção "Fim de caso". Lançou o LP "Esse Norte é minha sorte".

Em 23 de outubro de 1959, com 29 anos, chegou em casa às 7:00 da manhã, e disse a sua empregada: "Não me acorde. Estou cansada. Vou dormir até morrer". Morreu mesmo durante o sono.

Somente depois de sua morte prematura passou a ser cultuada como compositora. Em 1960, Lúcio Alves gravou um LP dedicado às suas obras. Em 1970, o teatrólogo Paulo Pontes escreveu e produziu o show "Brasileiro, Profissão Esperança", com músicas de Dolores Duran, estrelado por Maria Bethânia e Raul Cortez, com direção de Bibi Ferreira. Em 1971, o cantor norte americano Frank Sinatra, gravou a versão de "Por Causa de Você", com o título "Don't Ever Go Away". 
Click e veja o vídeo You Tube: A noite do meu bem.

Vídeo: You Tube


25 de Outubro dia do dentista

Nossa homenágem a todos os (dentistas) e os que com Odontologia lida.

O Dia Nacional do Dentista coincide com a assinatura do decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação em odontologia no país, especificamente nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. Através de uma portaria do Conselho Federal de Odontologia, a data passou a homenagear quem se dedica à profissão no Brasil.
O QUE FAZ?
Quem pensa que dentista só cuida dos dentes se enganou. Também trata dos problemas da gengiva, boca e ossos da face. Na verdade, ele cuida da saúde bucal como um todo, além da parte estética. Dentre as funções, pode fazer restaurações, obturações, projetar e instalar próteses e dentaduras.
Dia do Dentista
Pode exercer a profissão como clínico geral ou seguir uma especialidade, como, por exemplo:
Cirurgião-dentista
Realiza cirurgias
Endodontista
Trata da polpa e da raiz dos dentes.
Implantodontia
Faz implante de próteses nos maxilares
Estética
Corrige a posição dos dentes e faz clareamento
Periodontista
Trata as doenças da gengiva e dos ossos da boca
Ortodontista
Faz alterações estéticas, na mordedura e na posição dos dentes através do uso de aparelhos dentários
Odontopediatria
Cuida especificamente de doenças de crianças
Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial
Diagnostica e trata doenças, lesões e traumas na boca, maxilar e face.
CURSO
Como os demais cursos na área de saúde, o de odontologia é longo, durando, geralmente, cinco anos. No ciclo básico, há disciplinas como anatomia, patologia e fisiologia. Na parte profissionalizante, o aluno tem aulas de farmacologia, cirurgia, prótese e traumatologia. E logo no segundo ano treina obturações em bonecos.
OS DENTES E SEUS INIMIGOS
Presos aos maxilares inferior e posterior, os dentes são estruturas calcificadas que fazem a mastigação dos alimentos. Sua parte externa é coberta pelo esmalte, que é a substância mais dura. Sob ele, encontra-se uma substância óssea chamada dentina. Tem a polpa dental que é um tecido conjuntivo frouxo composto de nervos e o cemento que prende a raiz e liga o dente à gengiva e à mandíbula.
A cárie só aparece quando uma bactéria que se acumula com outras, ficando presa ao dente e à gengiva. Essas bactérias formam a placa bacteriana que transforma os restos de alimentos, principalmente os que contém açúcar, em ácidos prejudiciais aos dentes. Eles atacam o esmalte até abrir um "buraco" que é a cárie num processo conhecido como desmineralização.
DICAS PARA HIGIENE BUCAL
Com a saúde da boca não se brinca! Preste atenção nas dicas para manter uma boa higiene bucal:
Não sopre o alimento para esfriá-lo para não contaminá-lo com bactérias.
Use o fio dental ou fita dental pelo menos uma vez ao dia para limpar as superfícies não alcançadas pela escova.
A escova de dentes deve estar sempre em bom estado, com cerdas macias e pontas arredondadas. Se as cerdas ficarem tortas, a escova deve ser trocada.
A pasta dental não deve ser ingerida, pois contribui para a fluorose, problema relacionado com o consumo em excesso de flúor.
O descuido com os dentes e gengivas pode causar doenças graves como a endocardite bacteriana causada por uma bactéria que se aloja nas válvulas do coração. Para se prevenir, escove os dentes após as refeições; faça remoção periódica de tártaro; use fio dental e informe ao dentista caso seja portador de qualquer anomalia cardiovascular.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

9 comentários :

  • Guará Matos says:
    24 de outubro de 2010 00:24

    A NOITE DO MEU BEM
    Dolores Duran

    Hoje eu quero a rosa mais linda que houver
    E a primeira estrela que vier
    Para enfeitar a noite do meu bem
    Hoje eu quero a paz de criança dormindo
    E o abandono das flores se abrindo
    Para enfeitar a noite do meu bem
    Quero a alegria de um barco voltando
    Quero a ternura de mãos se encontrando
    Para enfeitar a noite do meu bem
    Ah! Eu quero o amor mais profundo
    Eu quero toda a beleza do mundo
    Para enfeitar a noite do meu bem
    Ah! Como este bem demorou a chegar
    Eu já nem sei se terei no olhar
    Toda a ternura que eu quero lhe dar.
    _____
    BELA ESCOLHA LU, BRAVO!
    Bjs.

  • Cris says:
    24 de outubro de 2010 09:40

    Dolores morreu tão jovem, mas deixou sua marca.
    Parabéns pela bela homenagem.
    Beijo

  • Professora Carla Fernanda says:
    25 de outubro de 2010 18:32

    Boa noite Lu! Engraçado que minha mãe sempre falava nela e nem parecia que já tinha morrido. Parabéns pela biografia de tão importante artista brasileira.
    Carla Fernanda

  • Tania regina Contreiras says:
    25 de outubro de 2010 19:46

    Bem lembrado! Acho que não morreu, que essas é das que não morrem. Bela homenagem, viu?
    Beijos

  • Meias de Seda (Suzy) says:
    26 de outubro de 2010 09:48

    Sem dúvida, um grande nome da música brasileira. Merece toda a nossa reverência.
    Bjos ;)

    ***Saudades da Ritinha :(

  • FERNANDO says:
    26 de outubro de 2010 12:11

    Dama da fossa, rainha da fossa, ou seja lá como ela tenha sido chamada, a voz profunda e capacidade interpretativa de DD deu vida a canções "noir" inesquecíveis.
    Parabéns por mais esta postagem, cuja grata lembrança alegra o dia, a despeito dos tons cinzentos e taciturnos dessa inesquecível cantora.
    Abraços, meu rei.

    Em tempo: gostaria de lembrar aos colegas blogueiros que o Blogger incorpora há algum tempo um serviço anti-spam. Basta abrir o Painel e clicar em Comentários para gerenciar e remover facilmente aquelas incomodativas mensagens deixadas por crawlers e spiders. Em vista disso, acho saudável (pra não dizer recomendável, especialmente em respeito aos leitores) deixar de usar os aborrecidos captchas para filtrar a publicação de comentários.
    Abraços de novo, meu rei.

  • Paulo Braccini says:
    26 de outubro de 2010 13:03

    Dolores é a DIVA maior da MPB. Pena q o destino nos privou tão cedo de seu convívio, de sua arte, de sua sensibilidade ...

    Um resgate e tanto para as novas gerações ...

    bjux

    ;-)

  • Wanderley Elian Lima says:
    27 de outubro de 2010 09:46

    Oi Lu
    Dolores Duran, a cantora da fossa e da boemia. Para nós que tivemos o privilégio de ouvi-la, mesmo quando crianças, esse momento que você nos proporciona é de pura nostalgia. Valeu.
    Abração

  • Pelos caminhos da vida. says:
    27 de outubro de 2010 19:27

    Os bons vão cedo...

    Obrigado pela sua companhia.

    beijooo.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.