Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

14 de outubro de 2010

Saúde da mulher- Semana de prevenção ao cancer de mama

Estamos em campanha contra o cancer de mama- Os bahianos implementam esta iniciativa da secretária de saúde do estado.
Auto exame dos seios
Como detectar possíveis sintomas suspeitos
A observação regular dos próprios seios pode garantir a detecção numa fase inicial, de qualquer alteração existente.
Por isso, as mulheres devem examinar regularmente os seios na mesma época de cada mês-imediatamente após o periódo menstrual ou,se já tiverem atingido a menopausa, no primeiro dia de cada mês.
Consulte um médico se detectar alguma alteração.

SEMANA DE INCENTIVO À SAÚDE MAMÁRIA ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Brasil, a cada 36 minutos morre uma mulher vítima de câncer de mama. Na Bahia, somente no Hospital Aristides Maltez, a incidência anual estimada está em torno de 300 casos novos. Com a proposta de reverter este quadro, conscientizando a população para importância do diagnóstico precoce da doença, a Sociedade Brasileira de Mastologia/Regional Bahia, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado, promove a partir da próxima segunda-feira, dia 14, a Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária.
Durante toda a semana, serão realizadas atividades educativas no Serviço Estadual de Oncologia/Cican. No sábado, dia 19, encerrando a programação, serão disponibilizados à população alvo exames específicos no Cican e no Hospital Aristides Maltez. "Com câncer de mama não dá para brincar. Fique de Olho" foi o slogan escolhido para a Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária, que este ano, pela primeira vez, terá um "padrinho" em lugar da habitual "madrinha" - o ator Luis Fernando Guimarães é o sucessor da empresária Luiza Brunet, madrinha da campanha no ano passado.
O mastologista Roberto Kepler, presidente da regional baiana da Sociedade Brasileira de Mastologia, explica que a principal finalidade da semana é chamar atenção para a importância da prevenção, estimulando o auto-exame e a consulta periódica ao especialista. Na Bahia, segundo Kepler, estima-se que ocorram cerca de 1.800 novos casos de câncer de mama a cada ano.
O médico falou também sobre o câncer de mama na população masculina, que embora ocorra em percentual reduzido - 0,6% a 1% em cada grupo de mil -, deve ser objeto de atenção. "Alterações como caroços e secreções são sinais de alerta. Nesses casos, é necessário procurar um especialista, para uma avaliação mais detalhada", informou Kepler.
FASE AVANÇADA
Roberto Kleper revela que no Brasil, a cada ano, são detectados cerca de 50 mil casos novos de câncer de mama, que é tipo de câncer mais freqüente na população feminina e a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no país. O mastologista aponta ainda que quase 70% dos casos de câncer de mama são detectados em fase avançada. "Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia indicam que 34% das mulheres brasileiras acima de 40 anos nunca fizeram uma mamografia", afirma Kepler, acrescentando que apesar das constantes campanhas educativas desenvolvidas, a incidência do câncer de mama tem aumentado nos últimos anos.
"Por outro lado", prossegue Kepler, "o percentual de casos com diagnóstico precoce vem aumentando e, conseqüentemente, invertido estatísticas anteriores, que apontavam para o maior número de diagnósticos tardios, exigindo tratamentos mais agressivos e menor sobrevida". O médico adverte que diagnóstico precoce e o tratamento adequado reduzem a mortalidade pela doença - o índice de cura é em torno de 90%.
Os especialistas recomendam a realização da primeira mamografia aos 35 anos e uma mamografia anual a partir dos 40 anos, além do auto-exame, que deve ser feito pelo menos uma vez ao mês, após a menstruação - em caso de menopausa, sempre no mesmo período do mês. "Nos casos de pacientes de risco - com caso de câncer de mama em parentes de 1º grau -, a primeira mamografia deve ser antecipada para os 30 anos", diz Kepler, que também ressalta a importância da ultrassografia mamária como exame complementar.
PROGRAMAÇÃO
A Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária será lançada oficialmente no Rio de Janeiro, na noite da próxima segunda-feira. Na Bahia, no Cican, durante toda a semana - de 14 a 19 - acontecem palestras educativas, voltadas para a clientela do serviço. O Hospital Aristidez Maltez, que aos sábados já disponibiliza o exame de mamografia para mulheres com idade a partir de 40 anos e que não realizam o exame a um ano, independentemente de serem acompanhadas na unidade hospitalar e de possuírem solicitação médica, estenderá este atendimento para toda a semana.
O Cican encerra a programação da semana no sábado, dia 19, com atividades educativas das 8 às 14 horas. No mesmo horário, serão disponibilizadas 80 mamografias, que devem ser agendadas previamente, através do telefone 3116.5563. Assim como no Aristides Maltez, a clientela alvo para os exames são as mulheres a partir dos 40 anos, que fizeram a úlima mamografia há mais de um ano.
 Cican/semana 

Click sobre a imagem para visualizar.





Fonte: SESAB
Foto: Imagem de arquivo do autor

9 comentários :

  • Lily says:
    14 de outubro de 2010 14:52

    Algo tão fácil e rápido de se fazer, mas muitas mulheres se esquecem. É preciso mesmo fazer campanha como forma de lembrete. A correria do dia-a-dia nos faz deixar de lado coisas importantes, feito essa.

    Um abraço!

  • T@CITO/XANADU says:
    14 de outubro de 2010 18:34

    Parabéns Lú, por apoiar essa campanha. Mobilizações pela causa acontecerão por todo o País de 15 e 31 de outubro, mês mundial da luta contra o câncer de mama.
    Tenho tido a oportunidade de acompanhar de perto a luta de algumas mulheres contra essa doença, e posso avalizar a importância de iniciativas como a sua.

    Valeu!
    Tácito

  • Mariana says:
    14 de outubro de 2010 20:31

    Grande iniciativa e parabéns pelo tema no teu blog.
    Dizem q o RS é o estado do Brasil com a maior morte de mulheres com câncer nos seios.
    Não tenho os dados para te informar, mas isto sempre é divulgado por aqui.

  • Vera says:
    14 de outubro de 2010 21:48

    Muito importante que as mulheres nunca se esqueçam de fazer os exames periódicamente!

    Quanto ao que me perguntou, sobre o widget de parceiros, respondi por e-mail, tá?

    Beijosss

  • Sônia Silvino says:
    14 de outubro de 2010 23:44

    Importantíssimo, amigo! Parabéns pelo post!
    Bom FDS!
    Beijos, muitos!

  • Meias de Seda (Suzy) says:
    15 de outubro de 2010 08:24

    Oi, Lú!
    Parabéns pela campanha.
    Quando estiver com a Ritinha, diga que mandei um beijão pra ela.
    Bom final de semana pra vocês!
    Bjoks ;)

  • FERNANDO says:
    15 de outubro de 2010 13:08

    Oi, meu rei.
    Parabéns pela iniciativa, meu caro.
    Abraços e um ótimo f.d.s.
    Fui.

  • Guará Matos says:
    15 de outubro de 2010 16:06

    Vamos cuidar de nossas mulheres.
    Bjs
    Curta a entrevista com a super fera da Black Music, Michel Lima! Um dos grande talentos da MPB, do Gospel e Jazz.
    GUARÁ MATOS blablablas e afins
    https://sites.google.com/site/blablablaseafins/

    Um encontro de boa ideias, Arte e Cultura. Onde cada visitante possa, além de tudo, se divertir e interagir.

  • Cris says:
    16 de outubro de 2010 09:27

    Auto exame, mamografia, ultrassom das mamas, consultas periódicas.
    Previnir sempre!
    Parabéns pela iniciativa!
    Beijo!

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.