Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

1 de novembro de 2010

Dia de Todos os Santos

01 de Novembro 

Solenidade de Todos os Santos
Hoje, a Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no Céu, mas sim, de TODOS.
Isto, para mostrar concretamente, a vocação universal de TODOS para a felicidade Eterna.
"Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade." Todos são chamados à santidade: " Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5,48) (CIC 2013).
Sendo assim, nós passamos a compreender o início do Sermão do abade São Bernardo: "Para quê louvar os santos, para que glorificá-los? Para quê, enfim, esta solenidade?
Que lhes importam as honras terrenas? A eles que, segundo a promessa do Filho, o Pai celeste glorifica? Os santos não precisam de nossas homenagens. Não há dúvida alguma, se veneramos os santos, o interesse é nosso, não deles"
Sabemos que desde os primeiros séculos que os cristãos praticam o culto dos Santos, a começar pelos Mártires, por isto hoje vivemos esta Tradição, na qual nossa Mãe Igreja convida-nos a contemplarmos os nossos "heróis" da fé, esperança e caridade.
Dia de Todos os Santos
Na verdade é um convite a olharmos para o Alto, pois neste mundo escurecido pelo pecado, brilham no Céu com a luz do triunfo e esperança daqueles que viveram e morreram em Cristo, por Cristo e com Cristo, formando uma "constelação", já que São João viu: "Era uma imensa multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas"(Apoc 7, 9).
Todos estes combatentes de Deus, merecem nossa imitação, pois foram adolescentes, jovens, homens casados, mães de família, operários, empregados, patrões, Sacerdotes, pobres mendigos, profissionais, militares, ou Religiosos que se tornaram um sinal do que o Espírito Santo pode fazer num ser humano que se decide viver o Evangelho que funciona na Igreja e na Sociedade.
Portanto a vida destes acabaram virando proposta para nós, uma vez que passaram fome, apelos carnais, perseguições, alegrias, situações de pecado, profundos arrependimentos, sede, doenças, sofrimentos por calúnia, ódio, falta de amor e injustiças; tudo isto, e mais o que constituem o cotidiano dos seguidores de Cristo que enfrentam os embates da vida sem perderem o entusiasmo pela Pátria definitiva, pois "não sois mais estrangeiros, nem migrantes; sois concidadãos dos Santos, sois da Família de Deus"(Ef 2,19).
Neste dia a Mãe faz este apelo a todos nós seus filhos: " O apelo à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade se dirige a todos os fiéis cristãos." "A perfeição cristã só tem um limite: ser ilimitada" (CIC 2028).
Todos os Santos de Deus...rogai por nós!
Fonte: www.cancaonova.com
Dia de Todos os Santos

01 de Novembro

No dia 1 de Novembro comemora-se o dia de "Todos os Santos". Neste dia as pessoas vão ao cemitério arranjar as sepulturas dos seus entes queridos que já faleceram, com flores, que por tradição nesta altura do ano são crisântemos.
É também neste dia que logo pela manhã se juntam grupos de crianças que vão batendo de porta em porta pedindo às pessoas que lhes dêem os "santinhos" pela alma das pessoas que já morreram.
Dia de Todos os Santos
As crianças levam nas mãos uma bolsa de pano e quando fazem o pedido às pessoas, elas dão o que querem ou podem, como por exemplo: dinheiro, maçãs, castanhas, rebuçados, nozes, bolos, chocolates etc.
Antigamente todas as pessoas iam pedir os "santinhos" porque havia muita miséria e estas pediam por necessidade. Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e quando chegavam os pedintes (pobres), eles entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam alguma coisa.
Fonte: Portal São Francisco

O Dia 1 de novembro 

Também é a data do descobrimento da baía de todos santos em Salvador Bahia.
A baía de Todos os Santos é a maior baía brasileira e está localizada no estado da Bahia. É dela que se origina o nome da capitania e futuros província e estado baiano. A unidade federativa, entretanto, manteve a grafia arcaica.
Sua extensão é de 1.052 km², e profundidade de até 42 metros, com visibilidade de mergulho entre 10 e 20 metros. Para se ter idéia da dimensão desta baía, esta tem aproximadamente a área do município do de Janeiro (cidade) Rio de Janeiro, a segunda maior metrópole do Brasil.
A larga e profunda baía que encantou navegadores e colonizadores despertou o interesse dos europeus por ser um excelente ancoradouro natural, um maravilhoso sítio defensivo e por suas terras possuírem boa fertilidade.
Foi nominada em 1501, quando uma expedição portuguesa foi enviada para reconhecer as novas terras descobertas um ano antes por Pedro Álvares Cabral. Era o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, de acordo com a religião católica.
Comandada por Gaspar de Lemos, acompanhado por Américo Vespúcio, cartógrafo e escritor italiano que daria nome a todo o continente americano, passou a nomear todos os acidentes geográficos de acordo com os santos dos dias onde os mesmos eram identificados - cabendo à baía, local mais tarde escolhido para ser fundada a cidade que seria a sede da primeira capital brasileira - Salvador.
Berço da civilização colonial lusa nas Américas, a Baía de Todos os Santos abrigou no século XVI o maior porto exportador do Hemisfério Sul, de onde eram enviados às metrópoles européias a prata boliviana e o açúcar brasileiro,sendo o porto de Salvador o que mais recebeu escravos africanos do Novo Mundo.

Fontye de pesquisa Wikpédia e sites diversificados.

9 comentários :

  • Meias de Seda (Suzy) says:
    1 de novembro de 2010 09:01

    Adorei o novo layout, ficou chique no úrtimo....rs
    Excelente texto!
    Mas, já que hoje é dia de todos os santos, seria apropriado cobrar aquelas dívidas que ficaram de ser pagas no dia de São Nunca, né...rs
    Ótima semana pra vcs.
    Bjoks ;)

  • Pelos caminhos da vida. says:
    1 de novembro de 2010 09:07

    Gostei muito do novo visual do seu blog amigo, ficou ótimo.

    Que todos os Santos olhem para o Brasil nesse momento de transição.

    Bom feriado amigo.

    beijooo.

  • Wanderley Elian Lima says:
    1 de novembro de 2010 10:42

    Oi Lu
    Que todos os santos nos protejam. Amém.
    Abração

  • Guará Matos says:
    1 de novembro de 2010 11:18

    Uma data com vários acontecimentos importantes.
    Querido Lu, belo modelo esse escolhido por você.
    Você é uma daquelas doces figuras, simples e que age com carinho. Fico feliz e torço por mais sucesso.

  • Vampira Dea says:
    1 de novembro de 2010 15:56

    Tá lindo o blog e fácil de carregar, confesso que não vinha com mais frequência pq demorava muito pra abrir.
    Gostei do post e queria muito passar esta data no México, lá é uma coisa de louco no dia dos mortos festa e mais festa.
    Aproveitando quero indicar um blog que adorooooooo, esse post é meu mas passeia lá e vai se surpreender

    http://minicontosperversos.blogspot.com/2010/10/mulher-fruta.html
    beijos.

  • FERNANDO says:
    1 de novembro de 2010 16:18

    Oi, Luizão.
    Também reparei no novo layout e faço minhas as palavras da Suzy.
    No mais, considerando o resultado do segundo turno das eleições presidenciais, é imperativo a gente se manter em paz com todos os santos (e mais alguns).
    E viva o povo brasileiro.
    Abraços e até mais, meu rei.

  • Cris says:
    1 de novembro de 2010 19:54

    Sabe Lu Cidreira!?
    Se existe da minha vida lembranças que eu não esqueço,
    são de momentos como os que você descreveu aqui, hoje.
    Que para mim tem muito valor pessoal de história de vida. Esse seu texto mostra o significado de Cultura. A Cultura que conheci e vivenciei com meus avós, pai, mãe, família...Enfim. Cultura nem sempre é o que vc aprende na escola, mas o que vc carrega enquanto Ser humano.
    E que bela aula de História.
    Adorei!
    Parabéns!

  • Reflexo d Alma says:
    3 de novembro de 2010 10:30

    Ei Lu.
    Adorei o novo visual.
    A matéria como sempre
    extraordinaria.
    Adoro.
    Hoje que volto a minhas atividades
    me alegro em estar aqui
    te lendo.
    Bjins entre sonhos e delírios

  • Professora Carla Fernanda says:
    3 de novembro de 2010 22:31

    Oi Lu!! Muito legal saber desses detalhes. Gostei do novo blog.
    EU TINHA UMA CHEFE QUE ERA DESCENDENTE VC SABE DE QUEM NÉ? NO DIA QUE O PRESIDENTE OBAMA GANHOU, ELA CHEGOU NO TRABALHO PULANDO, CANTANDO E COM O SORRISO ATÉ NA ORELHA ....DEU TRABALHO!
    CARLA FERNANDA

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.