Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

30 de novembro de 2010

DIA DO TEÓLOGO

30 DE NOVEMBRO

A imagem que algumas pessoas fazem de um teólogo é de alguém que está constantemente enclausurado no último aposento de uma casa, às voltas com obras raras, escritas em dialetos desconhecidos do grande público ou com livros pesados e grossos. Algo assim como no filme o Nome da Rosa, não?
Mas, na verdade, um teólogo é uma pessoa bem mais próxima de nós do que pensamos. Ele presta serviços de consultoria a escritores, por exemplo, que estejam usando a religião para contar alguma história ou fornece orientação a grupos religiosos em geral, principalmente organizações não-governamentais.
Outra confusão que é feita com freqüência: um padre ou um pastor podem ser um teólogo mas um teólogo nem sempre é um religioso. Podemos encontrar um teólogo dando aulas em cursos universitários da área de ciências sociais, como Letras, Antropologia, Sociologia.
Aliás, é cada vez maior nos meios acadêmicos a intertextualidade entre as disciplinas. E em relação à teologia isso é sentido de forma evidente.
Trata-se de um fenômeno recente a redescoberta da leitura teológica do mundo nas áreas de ensino voltadas para o conhecimento do comportamento humano em geral.
O QUE UM TEÓLOGO ESTUDA?
Basicamente o teólogo formado estuda e analisa as diversas religiões do mundo e sua influência sobre o homem do ponto de vista antropológico e sociológico. Sua principal fonte de pesquisa são os textos sagrados e as doutrinas e dogmas religiosos.
Com isso procura explicar de que forma as crenças, com o decorrer do tempo e da história, modificam ou eternizam as maneiras do homem interagir na sociedade.
Nos cursos de teologia, a grade curricular varia de instituição para instituição. Algumas dão maior importância à análise das religiões em si, enquanto outras se debruçam mais sobre os textos sagrados.
De qualquer forma, um estudante de teologia - o futuro teólogo - deverá ler muito e participar de muitos debates em sala de aula sobre as bases e a história das religiões.
O QUE QUER UM TEÓLOGO?
Um teólogo procura a tempo e a hora tornar a religião em um saber racional, no caso, um saber chamado teologia (estudo de Deus: teo = Deus; logia = estudo).
Sua atitude diante da religiosidade é quase sempre objetiva, uma vez que a religião em si e mais precisamente a fé tem caráter subjetivo.
Uma coisa é termos fé, outra é estudarmos os fenômenos da fé. Para o primeiro caso, basta crer, acreditar num dogma ou numa doutrina como verdade a ser vivida. No outro, esta mesma fé será interpretada, relativizada e, conseqüentemente, racionalizada.
O teólogo, então, é aquele que deseja ser os olhos da razão dentro de uma experiência que normalmente só pode ser vivida sem questionamentos, ou seja, na fé, que não questiona, não interroga, apenas crê.
Por isso nada impede que um teólogo venha a ser um religioso fervoroso ou uma pessoa completamente descrente de Deus. Uma coisa não impede a outra. No exercício ou não da fé, crente ou descrente. No exercício da profissão, teólogo sempre.
Fonte: www.ibge.br

30 DE NOVEMBRO

São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino, teólogo
Prece pelos Teólogos
Deus santíssimo, Deus Pai,
nós, teu povo e teus herdeiros,
te pedimos pelos teólogos.
Tu que te revelaste a nós pela Palavra de vida,
não permitas que não entendamos as palavras
dos teólogos na nossa vida;
Tu que te revelaste a nós pela encarnação de Jesus,
não permitas que eles falem de uma teologia
que não seja encarnada e sempre reveladora.
Deus santíssimo, Deus Pai,
Tu que és eterna luz e única verdade,
ilumina e esclarece o espírito dos teólogos,
que seus estudos sejam fruto do Espírito Santo,
de oração e de humildade,
fonte de esclarecimento para teu povo.
Que toda teologia nos conduza direto a teu coração,
nos coloque no caminho da verdade,
Nos faça te amar e te servir com renovado vigor.
Que Tu não sejas para ninguém, sobre esta terra,
apenas um objeto de estudo, mas
a rocha segura sobre a qual podemos construir nossa casa.
Fonte: www.fatima.com.br

10 comentários :

  • Guará Matos says:
    30 de novembro de 2010 09:00

    É isso que falta na grande maioria de pseudo ministros religiosos que vivem inventando interpretaçõs bíblicas e explorando a fé alheia: Estudos teológicos.

    Valeu, Lu.
    Bj.

  • kleber says:
    30 de novembro de 2010 10:38

    A imagem que algumas pessoas fazem de um teólogo é de alguém que está constantemente enclausurado no último aposento de uma casa, às voltas com obras raras.

  • Blog da Fofa says:
    30 de novembro de 2010 12:30

    Oi Lu querido, confesso q na minha ignorância, pouco sabia sobre os teólogos. Tinha uma opinião deturpada. Seu post foi bem esclarecedor. Gosto muito do seu blog. E vc parece ser uma pessoa fenomenal. As vezes fico chateada, porque sempre comento quando posta, leio com cuidado e atenção, mas nunca recebi um comentariozinho seu...rs Gostaria muito de ter seus comentários nos meus poemas, ou textos, Gosto mto do seu espaço. bjão queridofica com Deus

  • Blog da Fofa says:
    30 de novembro de 2010 13:32

    Oi fofíssimo, rs. Agora foi sim. Mtas vezes tbm tenho dificuldade p postar. Mto obrigada viu, querido? Um bjo grande

  • Pelos caminhos da vida. says:
    30 de novembro de 2010 13:49

    Aprendi mais um pouco aqui com vc amigo.

    beijooo.

  • Meias de Seda (Suzy) says:
    30 de novembro de 2010 14:00

    Oi, Lu!
    As matérias do blog estão super interessantes...parabéns!
    Abraços ;)

  • Lily says:
    30 de novembro de 2010 16:44

    LU,

    Muito bom o post! Deu uma clareada boa, eu pouco sabia... sei que os livros "Médico de Homens e de Almas" e "A cabana" foram escritos com ajuda de teólogos (no primeiro caso) ou pelo próprio teólogo ( no segundo caso).

    Não sei se é fácil tentar entender a fé racionalmente. Para mim, os sentimentos de fôro íntimo não podem ser vistos racionalmente, difícil então discorrer sobre a fé de um povo, sobre os dogmas alheios. Mas, não é impossível, tanto que existe...

    Bjs.

    P.S.: e eu postando sobre fé...

  • Brasil Desnudo says:
    1 de dezembro de 2010 06:40

    Olá, querido Amido Lu!!

    Sempre polêmico mas de forma esclarecedora, mas uma ótima matéria, onde todas, admiro aqui no Lu Cidreira!

    A Teologia, onde muitos acreditam que, ligado só a religião Católica, Errado!
    Ela se funde a antropologia, a filosofia, a sociologia e principalmente meu amigo, como você narrou de forma exemplar em seu post, no conhecimento mais profundo do Ser como um todo...
    A crença fica democraticamente a mercê de todos, naqueles que crer, ou até mesmo Lu, naqueles que sem entender muito bem o que é Deus, se debatem a procura de algo mais...
    Quanto ao seu comentário lá no Desnudo, onde você diz que bato na mesma tecla...kkk
    Talvez possa ser na mesma tecla, mas mudo o tom.. As vezes em bemol, outras vezes num sustenido,mas mostrando sempre Lu, o que realmente ocorre nessa Música que poucos "Dançam" , com seus salários distorcidos, mas que a maioria do Povo "Dança", com a miséria na qual são assolados...
    Viu a diferença de "Dançam" e "Dança"...
    Muda o sentido da frase em sua interpretação, mas não muda o Tom da critica como Descaso ao Povo em seus direitos constitucionais...
    Na música pode-se se mudar o Tom, mas jamais deixará de embalar o povo com harmonia, paz e felicidade...

    Ótimo post Lu, mais uma vez, agradeço por sua visita lá no Desnudo, sempre presente e de forma respeitosa em seus comentários...
    Um ótimo dia pra ti, grande amigo Lu

    Abraços

    MARCIO RJ

  • Professora Carla Fernanda says:
    1 de dezembro de 2010 10:54

    Bom dia Lu!! São Tomás de Aquino tinha a áurea tão grande e brilhante que podia ser vista há quilômetros de distãncia. Era uma grande alma.
    Carla Fernanda

  • Paulo Braccini says:
    2 de dezembro de 2010 14:16

    pena que os grandes e verdadeiros teólogos modernos não tenham espaço na hierarquia das igrejas ...

    bjux

    ;-)

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.