Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

5 de dezembro de 2010

05 de Dezembro Dia do Aniversário de Maceió Nossa Homenagem a esta cidade maravilhosa




 Maceió

Localizada em um ambiente totalmente litorâneo, Maceió destaca-se pela sua beleza exuberante. Encravada entre os coqueiros, mangues e um belíssimo mar, proporciona a todos que a visitam lindas recordações. Hoje, com aproximadamente 750 mil habitantes, é um dos mais belos pólos turísticos do Brasil, triplicando sua população na temporada de férias.
Possuindo uma infraestrutura turística das melhores, a cidade oferece ao visitante além de bons hotéis, bares numa orla marítima onde se pode andar com toda tranqüilidade. e as mais belas praias, uma cultura diversificada em artesanato, culinária e costumes. Pontos históricos, e nomes famosos que de uma forma ou outra, também fizeram parte de nossa história.
Por estes e outros motivos que você irá conhecer visitando nossa cidade, que Maceió é hoje um dos destinos turísticos mais procurados da região nordeste.
DADOS GERAIS
Localização: ao Norte, municípios de Flexeiras, Messias, São Luís do Quitunde e Paripueira; ao sul, Marechal Deodoro, ao leste Oceano Atlântico e a oeste, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Satuba e Rio Largo.
Area: 512,8 km² População: 750.000 aprox. (1995).
Clima: Tropical quente e úmido.
Temperatura Média: 27 graus.
Umidade Relativa do AR: 79,2%.
NÚCLEOS POPULACIONAIS
Distritos: o da sede, Maceió; o de Fernão Velho; e o de Floriano Peixoto. Bairros : Guaxuma, Jacarecica, Jatiúca, Tabuleiro do Martins, Bebedouro, Pescaria, Riacho Doce, Barro Duro, Bom Parto, Centro, Farol, Gruta de Lourdes, Jacintinho, Levada, Pajuçara, Pinheiro, Pitanguinha, Poço, Pontal da Barra, Ponta Grossa, Ponta Verde, Prado, Trapiche da Barra, Vergel do Lago, Serraria, Feitosa, Tabuleiro Novo, Cambona, Cruz das Almas, Ponta da Terra, Canaã, Riacho Doce, Garça Torta, Mangabeiras, Jaraguá, Chã da Jaqueira, Pontal da Barra, Chã de Bebedouro, Ouro Preto, Santo Amaro, Mutange, Bela Vista, Rio Novo, Novo Mundo, Clima Bom, Tabuleiro do Pinto, Benedito Bentes, Ipioca. Fazendas, sítios e lugarejos: São Bento, Riacho Grande, Santo Antônio dos Montes, Ponta Grande, Engenho, Prata, Barra do Pratagi, Saudinha, Juçara, Forte Estiva e São Conçalo.
Além das belas praias, Maceió possui outros atrativos: As Lagoas. Ao todo são oito, que cercam a cidade oferecendo peixes e crustáceos para aumentar a fonte de renda dos moradores, e um belo por do sol para os turistas. Com os nomes de Peixinhos, Mundaú, Diogo, Azul, Queima-Roupa, Ouro e Caçamba, as lagoas de Maceió têm cerca de 14 Km cada, sendo a principal delas a lagoa de Mundaú.
CONJUNTO ARQUITETÔNICO
Palácio Floriano Peixoto
A construção do Palácio iniciou-se em 1893, no governo de Gabino Bezouro. O projeto arquitetônico foi feito pelo engenheiro Carlos Jorge Calheiros de Lima. A inauguração do prédio só aconteceu em 16 de setembro de 1902, porque a obra foi parada duas vezes. Depois de sua inauguração, sofreu várias reformas, em sucessivos governos. O Palácio Floriano Peixoto é conhecido também como Palácio dos Martírios
Associação Comercial
De estilo neoclássico com fachada greco-romana, a Associação Comercial chama atenção pela sua bela arquitetura. É, com certeza, o mais bonito e luxuoso prédio do bairro de Jaraguá. A pedra fundamental foi lançada em 27 de maio de 1923, porém a sua inauguração só aconteceu cinco anos mais tarde, em 16 de junho de 1928.
Sobrado do Barão de Jaraguá
A origem do nome vem do século passado, quando o sobrado serviu de residência para o Barão de Jaraguá. Em 1859, serviu de Paço Imperial pela ocasião da solene visita de D. Pedro II e de D. Teresa Cristina a Maceió. Com três pisos, o sobrado possui semelhanças com as construções portuguesas do mesmo gênero. Ao passar dos anos, o imóvel entrou em decadência, sendo utilizado como casa de cômodos. Para evitar a degradação, o prédio passou por uma restauração, com objetivo de abrigar um museu, o que não aconteceu, tornando-se posteriormente a sede da Biblioteca Pública e do Arquivo Público Estadual, onde funcionam até hoje.
Teatro Deodoro
A pedra fundamental foi lançada em 11 de julho de 1905. Na planta está composto a existência de dois blocos. No primeiro bloco, encontra-se a parte administrativa. Ao atravessar o pátio tem-se a casa de espetáculos, que chama a atenção por possuir um lustre de cristal, e o teto feito de placas metálicas em alto relevo, pintadas. A fachada do teatro também chama atenção por apresentar frontões triangulares decorados de acordo com a época, além das estátuas de musas, cujo conjunto representa uma alegorias artística.
Conjunto Arquitetônico de Jaraguá
Ainda no século XIX, o bairro de Jaraguá, por ficar localizado próximo ao cais de Maceió, tornou-se um dos principais centros comerciais da cidade. Tornando-se luxuoso, por possuir em suas ruas belos sobrados, que atualmente foram descaracterizados pelos moradores, ostentando um tom de modernidade nas fachadas. No conjunto arquitetônico de Jaraguá destacam-se, hoje, os prédios onde funcionam a Delegacia da Receita Federal, a sede da Associação Comercial, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas, localizados na Praça Lavenere Machado, (antiga Dois Leões), construída no século XIX.
Assembléia Legislativa
Sede da Assembléia Legislativa Estadual, o palacete teve a sua primeira pedra fundamental lançada em 14 de março de 1850, em comemoração ao aniversário da Imperatriz do Brasil, D. Tereza Cristina. Depois da sua inauguração, o prédio só foi restaurado em 1974.
Centro de Ciências Biológicas da UFAL
O prédio, localizado na Praça Afrânio Jorge, foi construído em 1891, pelo Governo Federal, para abrigar a sede do Quartel do 33° Batalhão de Caçadores. Atualmente, ao invés de soldados, o prédio está abrigando universitários, estudantes do curso de Ciências Biológicas.
Cemitério Público Nossa Senhora da Piedade
A primeira pedra foi lançada em 27 de outubro de 1850, porém só em 1856, o então presidente da província, Antônio Coelho de Sá e Albuquerque, assentou a primeira pedra da capela, que fica bem no centro do cemitério. Um detalhe que chama atenção são os jarros de louça portuguesa localizados em cima dos muros .
PARQUES DE MACEIÓ
Ecopark Aquático Via Expressa - Serraria - Maceió Fone: (0xx - 82) 328.2459
Passaredo Acquapark Rua Bela Vista, 150 - Tabuleiro dos Martins - Maceió Fone: (0xx - 82) 353.2218
HISTÓRIA
Na época do descobrimento, a área onde hoje encontra-se Maceió, era um terreno alagadiço, onde além dos rios Mundaú e Paraíba, o mar também contribuiu para formação das lagoas Mundaú e Manguaba, depositando sedimentos que formaram uma barreira fechando a saída dos rios. Os índio que aí habitavam denominaram o local de MAÇAI-O-OK, que significa "o que tapa o alagadiço". Com a vinda dos colonizadores a localidade passou a chamar-se de Maceió.
No início da colonização, século XVII, os navios portugueses atracavam numa enseada natural - Jaraguá - onde escoavam os carregamentos de madeira das Florestas Litorâneas. Este Porto também serviu, mais tarde, para o embarque do açúcar produzido pelos engenhos localizados nas proximidades.
No século passado, da região eram exportados: fumo, coco, couro e especiarias, além do algodão, principal produto de exportação, que despertou interesse dos europeus, em especial ingleses, que vieram para o povoado. A região cresceu com base no comércio em torno do porto, tornando-se vila em 05 de dezembro de 1815, e capital da Província de Alagoas em 09 de dezembro de 1839. Muito desta história, está guardada nos inúmeros museus e igrejas, existentes na cidade.
PENEDO
Uma das cidades históricas de Maceió, é banhada pela foz do Rio São Francisco, e possui um imenso valor histórico e cultural de Alagoas, repleta de Casarões Penedo não deixa nada a dever para cidades como Olinda e outra mais.
Tratada por muitos como a Ouro Preto do Nordeste, numa referência histórica à cidade mineira, por seu casario e suas igrejas, Penedo é, sem comparações , em Alagoas, o mais rico acervo arquitetônico da fase colonial brasileira. Costeada pelo rio São Francisco, que exerce uma grande influência sobre a vida de Penedo, por lá passam todos os dias vários pescadores e comerciantes das feiras ribeirinhas; passam artesão que se deslocam de Carrapicho, em Sergipe, e traz empara o mercado penendense suas peças de cerâmica, que encantam os turistas
Lá em cima, visto da praias os casarões permanecem majestosos anunciando um passado de riquezas, e fartura. A Catedral de Nossa Senhora do Rosário, cuja construção foi iniciada no século XVIII, é bem um exemplo desse passado de requinte, exibindo um elegante frontão em curva, com seu interior por três naves, destacando-se, na capela do Santíssimo Sacramento pintura do penendense Aurélio Phídias. Beleza incomparável , entretanto, ostenta a Igreja de Nossa Senhora das Corrente, um templo tão exuberante que o francês Germain Bazim, diretor do museu do Louvre, CONSIDERA COMO O MAIS BELO DO BRASIL. A fachada típica barroca, com frontão em curvas, no estilo da escola pernambucana, com três janelas e uma única porta, ladeado por duas torres. Nesse templo está a imagem de São Miguel Arcanjo, a mais expressiva escultura do penendense Cesário Procópio Martires.
Merece ser visto também o Convento São Francisco, uma obra iniciada em 1660, cuja igreja tem fachada tipicamente barroca e a nave com púlpito decorado em pátina dourada, concha de jacarandá e dois altares laterais em estilo rococó.
BARRA DE SÃO MIGUEL
Cidade cituada a 33Km ao sul de Maceió com uma grande infra-estrutura, com vários hotéis e pousadas, seu mar um dos mais bonitos do estado de Alagoas atrai turístas de todo o país. É também daqui que partem as escunas que levam os turistas para a praia do Gunga. Uma cidade tranquila com várias casas de praia onde muitos maceoenses passam seus feriados e fins de semana.
MARECHAL DEODORO
Cidade histórica, foi a primeira capital do estado de Alagoas, quando no ano 1817 conseguiu sua emancipação política do estado de Pernambuco, foi também onde nasceu o primeiro presidente do Brasil. Lá você encontra a casa Do Marechal Deodoro da Fonseca que foi transformado em museu. Vale a pena tirar um dia quando você vinher a Maceió.
UNIÃO DOS PALMARES
Outra cidade histórica do estado de Alagoas, situada no coração de Alagoas foi a cidade que se originou do mais famoso Quilombo do Brasil, o QUILOMBO DOS PALMARES, que resistiu durante séculos contra a escravidão do negro, a cidade está situada na Serra da Barriga mesmo local onde surgiu o quilombo dos Palmares. É de grande valor para não somente Alagoas como também para o Brasil.
PARIPUERA
Cidade festiva com várias praias, é onde acontece o carnaval mais animado do interior de Alagoas, é bom tirar um dia para passar por aqui e ficar em um dos vários bares a beira mar, comendo uma casquinha de siri, ou uma peixada com pirão de peixe, ou então comendo lagosta que tem de monte por aqui.
Praias Famosas
PRAIA DO GUNGA
A praia do Gunga fica localizada 33Km ao sul de Maceió, na cidade de Barra de São Miguel. Na ponta do Gunga tem coqueiros que se perdem na perspectiva do cenário, a praia é formada pela saliência do bico de areia e sempre foi preferida pelos marajás alagoanos que chegavam até lá nos seus jet skis, hoje as escunas levam turistas logo pela manhã para no final da tarde ir pega-los de volta, outra opção é entrar pela fazenda que dá acesso a praia, mas para isso é preciso apresentar a carteirinha de acesso senão o seguran ça te barra na porta.
Areias brancas e claríssimas, tocadas por um mar de verde exuberante fazem do Gunga uma praia cinco estrelas. Gunga já foi escolhida como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil pela revista 4 Rodas e pelo guia Abril de Praias, e não é por menos, realmente vale a pena gasta seu dinheiro para vir para cá.
O pequeno porto de atracação da Barra de São Miguel partem as embarcações - barcos, jangadas, saveiros, escunas - que levam as praias do Gunga, que é certamente a maior extensão de areiais do litoral alagoano, perdendo apenas para o pontal do Peba , onde o Rio São Francisco se encontra com p atlântico. O movimento de turistas é intenso durante os finais de semanas, chega a faltar espaço para o número de pessoas que vem para cá. Nos períodos de alta estação, é quase impossível ver uma escuna sem estar lotado de turistas.
A praia possui uma boa organização, são 10 barracas, que abrem diariamente e que servem bebidas, refrigerantes e tira-gostos variados.
Para maiores informações entre no nosso link: Agências de Viagens. Lá você terá todas as informações sobre o passeio nas agências cadastradas.
MARAGOGI
Situado no litoral norte de Alagoas, Maragogi ficou famosa por causa das filmagens da novela A Indo- mada da rede Globo, mas ela tem seus encantos, o principal resort da praia é o Salinas do Maragogi, um hotel 5 estrelas que oferece vários passeios, já que só o hotel fica entediante. Os passeios são: A fazenda Marrecas - $16,00 reais; Maceió, Recifee Olinda - $40,00 reais; por $35 você vai a Porto de Galinhas; e por $20,00 reais você faz o melhor passeios que é ir até as piscinas naturais no meio do oceano.
FRANCÊS
A praia do Frânces, fica a 15 Km ao sul de Maceió, e é muito famosa por apresentar uma imensa série de atividades para você que quer passar um dia lá No Frânces é possível passear de banana-boat, ultraleve, mini motos, entre outros, aqui uma bebida muito famosa é a batida de abacaxi, não saia sem tomar uma.
Fonte: www.geocities.com

14 comentários :

  • Guará Matos says:
    5 de dezembro de 2010 13:49

    Cumprimentos e felicitações aos maceioenses.
    Valeu Lu.
    bj.

  • Denise Guerra says:
    5 de dezembro de 2010 16:08

    Parabéns Maceió!!! Lú obrigada pelas visitinhas!!! Saudades da Rita dê um grande beijo nela!!! Bjs!!!

  • ONG ALERTA says:
    5 de dezembro de 2010 21:35

    Uma bela cidade, beijo Lisette.

  • Vampira Dea says:
    5 de dezembro de 2010 23:11

    Cidade linda! A orla mais bonita do Nordeste.
    Boa semana Lu

  • Blog da Fofa says:
    6 de dezembro de 2010 00:00

    Nunca fui a Maceió, mas me deu vontade de conhecer... O Brasil tem lugares lindos mesmo. O lugar mais longe que eu já fui foi p Paranaguá, no Paraná. Ah! Valeu pela receita de Caruru, vou fazer sim. Assim q fizer te aviso, viu? mto obrigada pelo carinho. Bjos

  • Victor Faria says:
    6 de dezembro de 2010 00:01

    Parabéns, Maceió!
    Saudações tricolores!

  • kleber says:
    6 de dezembro de 2010 06:56

    fica aki meus parabéns a esta cidade maravilhosa e turística
    vale apena visitar passar férias ou qualquer coisa rsr

  • ALEXANDRE says:
    6 de dezembro de 2010 12:32

    a cidade é muito bonita e turistica muita gente visita ela para conheser seus costumes culinaria , etc.

  • Wanderley Elian Lima says:
    6 de dezembro de 2010 17:43

    Parabéns a essa cidade que ainda não conheço, mas que pretendo.
    Abração

  • Paulo Braccini says:
    6 de dezembro de 2010 18:54

    Está no rol de minhas prioridades conhecê-la ... Parabéns

    ;-)

  • Professora Carla Fernanda says:
    7 de dezembro de 2010 08:45

    Bom dia Lu!! Ainda estou sem internet em casa, É o o do borogodó viu? Liguei para o número 133 da Anatel para ver se resolve.
    E meu marido é alagoano de Pão de açúcar.
    Beijos,
    Carla Fernanda

  • Pelos caminhos da vida. says:
    7 de dezembro de 2010 10:50

    Parabéns a essa linda cidade litoriana.

    beijooo.

  • Blábláblá na rede says:
    7 de dezembro de 2010 14:00

    Ôh cidade danada de linda, parece um paraíso...rsrs...parabéns Maceio.
    Vc é sempre tão gentil e atencioso comigo, obrigado, prometo que estarei mais presente nas visitas amigo.
    Um cherim procê...khelen

  • Brasil Desnudo says:
    7 de dezembro de 2010 20:04

    Boa noite, Lu!!

    Retribuo da mesma forma seu comentário deixado lá no Desnudo, Amigo Lu!!

    Mas isso é covardia, sabias!!

    Eu louco pra que essa semana passe logo, pois embarco na próxima semana para esse nordeste que tanto amo, e você posta logo essa matéria... é pra colocar mais ansiedade e água na boca de qualquer um..kkk

    Mas seu blog é de grande valia para todos nós, pena que poucos brasileiros, não valorizem tanto nosso país assim, de forma plena e carinhosa, como você o faz...
    Nosso país é rico, lindo, de lugares que encantam, mais até que, o próprio Caribe...
    Mas pessoas que nunca se aventuram em conhecer nosso pedaço riquíssimo, que é o Nordeste... De praias lindas, de povo cativante e aconchegante, de alma limpa e sem truques...
    o BRASIL e elegante, de alma verde exuberante, mas quem sabe disso?

    Meus parabéns Lu, mais uma vez por sua paixão em nos proporcionar esse passeio pelo nosso Brasil..
    Uma noite maravilhosa pra Ti, querido Amigo...

    MARCIO RJ

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.