Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

22 de dezembro de 2010

Feriado prolongado- Cuidados nas estradas

Gostaríamos que neste Natal e Ano novo todas as pessoas que fossem pegar a estrada tivesse um pouco de consciência e não misturasse álcool com direção ou vice versa. A PRF está em todas as estradas fiscalizando e cuidando dos imprudentes, é sempre bom tomar cuidados na hora de viajar com seu veículo.
Deixo um pouco de conhecimento  técnico do equipamento etilômetro ou bafômetro para que fiquem sabendo qual a sua função.




Conhecendo o equipamento etilômetro ou bafômetro
O bafômetro é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcóolica em uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmões. O princípio de detecção do grau alcoólico está fundamentado na avaliação das mudanças das características elétricas de um censor sob os efeitos provocados pelos resíduos do álcool etílico no hálito do indivíduo.
O censor é um elemento formado por um material cuja condutividade elétrica é influenciada pelas substâncias químicas do ambiente que se aderem à sua superfície. Sua condutividade elétrica diminui quando a substância é o oxigênio e aumenta quando se trata de álcool. Entre as composições preferidas para formar o censor destacam-se aquelas que utilizam polímeros condutores ou filmes de óxidos cerâmicos, como óxido de estanho (SnO2), depositados sobre um substrato isolante.
A correspondência entre a concentração de álcool no ambiente, medida em partes por milhão (ppm), e uma determinada condutividade elétrica é obtida mediante uma calibração prévia onde outros fatores, como o efeito da temperatura ambiente, o efeito da umidade relativa, regime de escoamento de ar etc., são rigorosamente avaliados. A concentração de álcool no hálito das pessoas está relacionada com a quantidade de álcool presente no seu sangue dado o processo de troca que ocorre nos pulmões.
Fonte: www.virtual.epm.br

 Devemos ter muito cuidado pois as estradas estão cheia nesta época, e como diz um amigo meu: prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém.

O que é estar alcoolizado?

O indivíduo é considerado alcoolizado se estiver com taxa a partir de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue.
A taxa de álcool no sangue varia de acordo com o peso, altura e condições físicas de cada um. Mas, em média, a pessoa não pode ultrapassar a ingestão de duas latas de cerveja ou duas doses de bebidas destiladas, se não, já está considerado alcoolizado.
Com
0,6 g/litro
de sangue,
o risco de
acidente é
50% maior
Com
0,8 g/litro
de sangue,
o risco de
acidente é
quatro vezes maior
Com
1,5 g/litro
de sangue,
o risco de
acidente é
25 vezes maior

Quantidade de álcool por litro de sangue (em gramas)* Efeitos
0,2 a 0,3 g/l - equivalente a um copo de cerveja, um cálice pequeno de vinho, uma dose de uísque ou outra bebida destilada As funções mentais começam a ficar comprometidas. A percepção da distância e da velocidade são prejudicadas
0,3 a 0,5 g/l - dois copos de cerveja, um cálice grande de vinho, duas doses de bebidas destiladas O grau de vigilância diminui, assim como o campo visual. O controle cerebral relaxa, dando sensação de calma e satisfação
0,51 a 0,8 g/l - três ou quatro copos de cerveja, três copos de vinho, três doses de uísque Reflexos retardados, dificuldades de adaptação da visão a diferenças de luminosidade, superestimação das possibilidades e minimização de riscos e tendência à agressividade
0,8 a 1,5 g/l - a partir dessa taxa, as quantidades são muito grandes e variam de acordo com o metabolismo, com o grau de absorção e com as funções hepáticas de cada indivíduo Dificuldades de controlar automóveis, incapacidade de concentração e falhas na coordenação neuromuscular
1,5 a 2,0 g/l Embriaguez, torpor alcoólico, dupla visão
2,0 a 5,0 g/l Embriaguez profunda
5,0 g/l Coma alcoólica
Tomando-se por base a ingestão de álcool por um indivíduo que pese 70 kg
Fonte: www.alcoolismo.com.br

 Se caso não tomarmos os cuidados necessários poderemos estar em uma cadeira de rodas ou num cemitério.
Por isso vamos ser cautelosos e prudentes e cuidar de nós e da nossa família.
Lu Cidreira

13 comentários :

  • Blog da Fofa says:
    22 de dezembro de 2010 21:28

    Lu como sempre, um post recheadinho de informação. E tbm de cuidado c o próximo.O alcol destrói fora das estradas tbm. Trabalho como voluntária numa comunidade que ajuda alcólatras e dependentes quimicos. Nossa só de olhar pras familias destruídas da um aperto no coração. Amei o post. Mto bom. De grande valia p todo mundo. Bjos amigo. Te adoro.

  • Blog da Fofa says:
    22 de dezembro de 2010 21:29

    Ah meu pc comeu letra: alcool e alcoolatras. Rs

  • Sérgio Filho says:
    22 de dezembro de 2010 21:32

    Bem lembrado!
    Não é só no carnaval que o pessoal deve tomar cuidado, é todo dia mesmo.

    Valeu Lu.

    Aquele abraço,
    Feliz natal!

  • Guará Matos says:
    22 de dezembro de 2010 22:08

    O aviso é de extrema importância, entretanto, os irresponsáveis e maníacos vão continuar fazendo merda pelas ruas e estradas, colocando em risco a vida dos outros e até mesmo matando.
    Mas sempre é bom o alertar.

  • Professora Carla Fernanda says:
    22 de dezembro de 2010 22:16

    Boa noite Lu!
    Passei aqui para deixar meus votos de felicidades, paz e amor para você e agradecer pela amizade que me enriquece.
    Muito bem lembrado o post. É muito importante preservar a vida.
    Estou viajando para MINAS daqui a pouco amigo.
    FELIZ NATAL E UM ANO NOVO DE MUITAS BENÇÃOS,
    Abraços,
    Carla Fernanda

  • Wanderley Elian Lima says:
    23 de dezembro de 2010 07:03

    OLá Lu
    Oportuna a sua advertência. Os motoristas precisam se conscientizarem que bebendo colocam suas vidas e a de terceiros em risco. Isso não é um problema só deles, é de todos nós.
    Aproveito para lhe desejar, bem como à sua família, um Feliz Natal e um 2011 cheio de saúde e paz.
    Grande abraço

  • kleber says:
    23 de dezembro de 2010 07:25

    bom dia Luis
    é sempre bom ter um pouca mais de cuidados para poder curtir o bem que a vida nos faz

  • FERNANDO says:
    23 de dezembro de 2010 11:29

    Oi, Luizão.
    Desculpe a correria (inerente a essa época do ano).
    Ótimas dicas, mesmo considerando que o Natal cai no sábado, minimizando, assim, os efeitos dos tradicionais feriadões.
    Quanto ao bafômetro, foi bom saber como funciona o aparelho e as escalas respectivas. Embora eu conheça gente que dirija melhor depois da segunda cerveja, a maioria dos motoristas ficam mas sujeitos a provocar acidentes por conta da ingestão indiscriminada de bebidas alcoólicas.
    Abraços, meu rei.

  • Prof. Adinalzir says:
    23 de dezembro de 2010 13:22

    Que todos estejamos alertas! Infelizmente nossos motoristas ainda precisam aprender muito sobre trânsito. Ainda existe muita irresponsabilidade e incompetência nas ruas e estradas.
    Um ótimo Natal e valeu pela dica!

  • Blábláblá na rede says:
    23 de dezembro de 2010 16:45

    Muito interessante e informativo esse seu post amigo, espero que os motoristas que lerem este artigo prestem mais atenção as atitudes que mechem não só com a vida deles mais com a dos que estão por perto.
    Um abraço, feliz natal a vc e aos seus.

    Khelen

  • Anne Lieri says:
    23 de dezembro de 2010 17:42

    Lu,uma valiosa msg!O que tem de gente que dirige alcoolizado nessa época não é fácil!Passei para agradecer a maravilhosa msg que deixou em meu blog!Fiquei muito comovida!Meu carinho para vc!bJS,

  • Antonio says:
    23 de dezembro de 2010 21:46

    Realmente a informação é importante e é sempre bom enfatizar a sua necessidade. Também acho que esses cuidados devem ser tomados o ano todo, não apenas nas festas de fim de ano. Te desejo um ótimo Natal com muitas delícias na mesa e muita reflexão.

  • Victor Faria says:
    24 de dezembro de 2010 14:28

    Se beber, não dirija!
    Feliz Natal!!!

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.