Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

17 de dezembro de 2010

Oferecimento por gratidão

Ler é viajar. Esta frase é bastante conhecida não deixa de ser verdade pois foi (e ainda é) através da leitura que o homem passou a conhecer lugares onde nunca esteve, se remeter ao passado histórico ou criado e até mesmo, projetar o futuro.
Mas ler nem sempre é uma tarefa fácil. No Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas em idade possível de leitura (acima de 5 anos) ainda são analfabetos. E saber ler significa ler e escrever um bilhete simples. Aquela pessoa que aprendeu a ler e escrever, mas esqueceu e a que só assinava o próprio nome foi considerada analfabeta.
É importante lembrar que não se nasce “leitor”, o aprendizado da leitura é um processo infinito de capacitação que é fomentado pelo contato com livros. Pouco a pouco, a prática da leitura nos faz buscar cada vez livros mais complexos, sejam eles literários ou não, o que indica nosso crescimento na capacidade de interpretação e de abstração.
Ler nunca é uma atividade passiva. Através da leitura, o leitor identifica e cria lugares, personagens e estórias. Muitas vezes, se projeta no que está lendo. O poder do livro em nossa história é tanto que diversas vezes, foram proibidos, queimados e censurados, pois iam contra um regime autoritário e totalitário. Assim foi na Inquisição, nas ditaduras militares que assolaram a América do Sul.
Portanto, apesar da capacidade de informação visual da sociedade em que vivemos, não podemos desprezar a competência do livro em nos fazer viajar.

Os Administradores dos Blogs do Lu Cidreira, Experiências do Lu em Blog, Cidreira Tec NetReceitas on Line do Ivie e Jornal do Ivie  oferece ao Blog Espelhando e Espalhando Amigos o selo Aplausos pelo seus relevantes empenho e dedicação  dos seus autores no desenvolvimento de suas postagens, colocando a disposição dos seus leitores vários assuntos principalmente POESIAS para que se deliciem em suas leituras.

 OBRIGADO... Lu Cidreira, Simone Reis, Ivie Cidreira e Rita Cidreira

10 comentários :

  • Sérgio Filho says:
    17 de dezembro de 2010 20:56

    Eu achei a iniciativa muito boa. O espelhando merece, aliás, todos nós que fazemos parte e principalmente a Catia que nos reune.

    Muito obrigado Lu!

    Linda noite,
    Aquele abraço querido!

  • Blog da Fofa says:
    17 de dezembro de 2010 21:01

    Lu. Concordo com você. Temos que incentivar a leitura. Não tem viagem melhor, né? Quanto ao Espelhando, mercidíssimo o selo. Já li muitos posts de tirar o chapéu. Um beijo meu amigo

  • Yolanda Hollaender says:
    17 de dezembro de 2010 21:17

    Leitura é uma viagem inesquecível...
    Ótima postagem, amigo Lu!

    Aproveito para agradecer sua visita ao meu espaço.

    Um forte abraço,
    Yolanda

  • Antonio says:
    17 de dezembro de 2010 23:00

    Realmente,a leitura, além de ser uma viagem é um experiência transformadora. Vi uma reportagem de um rapaz que montou uma biblioteca numa comunidade pobre, e mudou a propria vida e a vida dos seus pares. E sei que cada um dos seus leitores deve ter uma experiência igual pra contar. Valeu a postagem. parabéns..
    bom fim de semana. abraços

  • Vampira Dea says:
    17 de dezembro de 2010 23:55

    Lú viajar com os livros é tudo de bom e é triste saber que tantas pessoas ficam excluídos dessa necessidade que eu digo vital. Hoje vi um analfabeto sendo aplaudido no congresso e agora já tarde peço que ele pelo menos tenha boa intuição e procure mais instrução.
    Parabéns pela iniciativa e parabéns ao blog. Beijão pra vc.

  • Wanderley Elian Lima says:
    18 de dezembro de 2010 07:53

    Oi Lu
    Ler realmente é viajar por mundos desconhecidos, pena que no Brasil, a hábito da leitura é privilégio de poucos, seja pelo analfabetismo ou pelo preço dos livros. Quem sabe um dia , essa realidade é revertida?
    Abração

  • Cris says:
    18 de dezembro de 2010 08:35

    Oi Lu...

    Que bacana, ótima iniciativa!
    Vou conferir o blog !!

    Abraços a toda sua família, já desejando um Feliz e abençoado Natal!

    Cris - Kitutisdacris

  • Anne Lieri says:
    18 de dezembro de 2010 15:30

    Lu,ler é mesmo uma viagem pessoal e indefinivel!O livro muitas vezes é a melhor companhia!Devemos incentivar a leitura desde pequeno,pois apenas assim formaremos bons leitores!Adorei seu texto!BJS,

  • Dom Quixote (Thomaz) says:
    18 de dezembro de 2010 17:10

    Muito bem colocado. Ler é conhecer o mundo e as pessoas. Feliz dquele que tem o prazer de ler com constância, pois dele será o reino do saber.
    Aproveito a oportundiade para desejar ao querido amigo e seus leitores, um feliz Natal e sucesso em 2011.

  • Folhas de Andreza says:
    19 de dezembro de 2010 13:47

    presente pra vc!!!

    http://coisasdeandreza.blogspot.com/2010/12/presente.html

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.