Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

1 de fevereiro de 2011

Dia do publicitário - Parabéns

Nós administradores dos Blogs Lu Cidreira,  Experiências do Lu em BlogBlog Jornal do Ivie, Cidreira Tec Net e Receitas on Line do Ivie não podia deixar passar em branco esse dia tão especial para todos os publicitários, parabenizamos a todos que trabalham e fazem dessa profissão o orgulho de contribuir com as gerações e veiculação de mídias entretenimento e comunicação em publicidade e propaganda para o pregresso do nosso país.

 

1 de Fevereiro

Profissional da área de comunicação, o publicitário atua no planejamento, coordenação e desenvolvimento de campanhas publicitárias para divulgar produtos, serviços, empresas ou pessoas.
Sempre atento às últimas tendências do mercado, ele analisa o que será divulgado, bem como o público a que se destina, visando lucro para quem anuncia. Em resumo, traduz, sob a forma de anúncios, os objetivos do cliente para o qual trabalha.
O que parece mas não é
A profissão foi regulamentada em 18 de junho de 1965 pela Lei no 4680 e para fiscalizar seu exercício foi criado o Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária - CONAR - em 1980.
Dia do Publicitário
Constituído por publicitários e profissionais de outras áreas, o CONAR é uma organização não-governamental que visa impedir a propaganda enganosa ou abusiva e promover a liberdade de expressão publicitária.
Recebe denúncias de consumidores que se sintam lesados de alguma forma por qualquer propaganda veiculada e as julga através de uma comissão de ética formada por conselheiros da entidade. Quando comprovada a procedência da denúcia, pode recomendar alteração do conteúdo do anúncio ou suspender sua veiculação.
Onde atuar?
São muitas as atividades do publicitário que pode trabalhar em diversas áreas, tais como:
Agência de Publicidade e Propaganda
Se trabalha no setor de Atendimento, é responsável por contatar o cliente e captar o que deseja da agência, transmitindo para as outras partes envolvidas no processo. No setor de Pesquisa e Planejamento, deve analisar a viabilidade do produto no mercado e o público a que se destina. Também elabora a campanha de acordo com o orçamento autorizado pelo cliente.
No setor de Criação, exerce sua criatividade para redigir os textos e slogans, além de criar as imagens que serão a marca dos anúncios.
Já na parte de produção, é responsável por colocar em prática as idéias vindas da criação e dar forma final à campanha. Mas é no Setor de Mídia que a campanha sai do papel e passa a ser veiculada nos meios de comunicação escolhidos no planejamento.
Departamentos de Marketing de empresas públicas ou privadas
Os departamentos de marketing surgem como boas alternativas para publicitários que geralmente ocupam cargos na área de gerência de produto.
Com uma visão geral de todo o processo que envolve o lançamento de um produto no mercado, o gerente atua como elo de ligação entre a empresa, o produto e o público-alvo. Seu objetivo é adequar a capacidade de produção e comercialização da empresa às características do mercado.
Promoção de vendas
Nesta área, elabora estratégias para melhorar as vendas de um determinado produto que já existe no mercado. Pode criar campanhas promocionais, visando incrementar as vendas ou reposicionar o produto.
Publicitários também podem trabalhar como autônomos, realizando serviços para empresas ou lecionar em escolas que tenham cursos profissionalizantes na área de comunicação e em faculdades.
Onde estudar?
Para atuar como publicitário, é necessário curso superior, preferencialmente em Comunicação Social, o único que oferece habilitação em Publicidade e Propaganda. Mas profissionais formados em Administração e Marketing também atuam na área.
Com duração mínima de 4 anos, o curso de Publicidade e Propaganda tem matérias específicas como Linguagem Publicitária, História da Publicidade no Brasil, Técnicas de Redação Publicitária, Criação Publicitária, Pesquisa de Mercado e Planejamento Publicitário e disciplinas da área de ciências humanas como Psicologia, Filosofia, Sociologia e Antropologia.
A área administrativa da publicidade, onde o aluno aprende a fazer estudos estatísticos, pesquisas de marketing e de veiculação e planilhas de custos, também é garantida pelo curso.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

9 comentários :

  • Guará Matos says:
    1 de fevereiro de 2011 01:38

    Pra galera da propaganda e marketing, aquele abraço!!!

    Bj.

  • Wanderley Elian Lima says:
    1 de fevereiro de 2011 07:46

    Oi Lu
    Parabéns a todos da área, que muitas vezes nos encantam com tanta publicidade linda.
    Grande abraço

  • Professora Carla Fernanda says:
    1 de fevereiro de 2011 11:17

    Bom dia Lú!!! Voltei das férias com saudades!!
    Não sabia que hj é dia da minha filhota. Ela é publicitária.
    Vou dar um abraço.
    Para vc beijinhos e feliz ano.
    Carla Fernanda

  • Néia says:
    1 de fevereiro de 2011 13:14

    Bom dia Lú...
    Acho fascinante esta profissão,criativos e envolventes.
    Parabéns a todos e a sua equipe.
    beijos Néia

  • Maria Helena says:
    1 de fevereiro de 2011 13:45

    Hoje já comecei o dia dando um abraço a um Publicitário muito especial: meu filho! E aravés dele quero abraçar a todos os Publicitários!
    Abraços!

  • Paulo Braccini says:
    1 de fevereiro de 2011 13:46

    Parabéns aos publicitários ... profissionais modernos q nos presenteiam com genialidades fantásticas ...

    ;-)

  • Anne Lieri says:
    1 de fevereiro de 2011 15:46

    Lu,uma bela profissão que merece todo nosso carinho e respeito!Linda homenagem!Bjs,

  • Bruno JP Teixeira says:
    1 de fevereiro de 2011 16:27

    Meu caro amigo Lucidreira, estive ausente por motivos de saúde conforme o post de hoje do Fala Portuga.

    Mas já estou de volta, mas forte do que nunca. Obrigado pela visita.

    Belo post e bela homenagem.

    Abrçs.
    Bruno JP Teixeira - O Portuga
    http://brunojpteixeira.blogspot.com/

  • Blog da Fofa says:
    1 de fevereiro de 2011 19:37

    Oi Lu, parabéns a todos os publicitários. Uma profissão para pessoas criativas e cheias de arte. Um grande bjo. Linda homenagem. E parabéns p filho da Lena!!!

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.