Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

27 de fevereiro de 2011

Dia Nacional do Livro Didático

27 de Fevereiro

Muitas vezes, o Livro Didático é a única forma de acesso da criança à leitura e à cultura letrada. Suas principais funções são transmitir conhecimentos, desenvolver capacidades e competências, consolidar e avaliar o conteúdo estudado.
Recurso didático fundamental, sua distribuição gratuita aos estudantes da rede pública é assegurada pelo Estado.

Em 1929, foi criado o Instituto Nacional do Livro, com o objetivo de legitimar o Livro Didático e auxiliar no aumento de sua produção. No entanto, essa política passou por muitas mudanças até resultar na criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 1985.
A partir daquele ano, o professor da escola pública passou a escolher o livro mais adequado aos seus alunos e ao projeto pedagógico da escola, a partir de uma pré-seleção do MEC. A reutilização do livro e a introdução de normas de qualidade foram outros importantes avanços.
Com o amadurecimento desse processo, a produção e a distribuição de livros didáticos tornaram-se contínuas e massivas a partir de 1997.
Hoje, o governo federal envia livros didáticos aos alunos do ensino fundamental e tem aumentado a oferta de obras de literatura, dicionários e até mesmo de livros em braile (para os deficientes visuais) e em libras (para os deficientes auditivos).
Também tem sido crescente, nos últimos anos, a distribuição de obras didáticas aos alunos do ensino médio e aos programas de alfabetização de jovens e adultos.

O livro faz toda a diferença na formação de uma criança.
Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.
"O livro constitui um meio fundamental para conhecer os valores, os saberes, o senso estético e a imaginação humana.
Como vetores de criação, informação e educação, permitem que cada cultura possa imprimir seus traços essenciais e, ao mesmo tempo, ler a identidade de outras.
Janela para a diversidade cultural e ponte entre as civilizações, além do tempo e do espaço, o livro é ao mesmo tempo fonte de diálogo, instrumento de intercâmbio e semente do desenvolvimento".
Fonte: Ministério da Educação,  www.cidadaopg.sp.gov.br, Portal São Francisco

5 comentários :

  • Andreza says:
    27 de fevereiro de 2011 08:53

    ...os gibis da turma da mônica foram meus companheiros na leitura...sem falar na cartilha "caminho suave"o didático da minha época...mas hoje se fala muito em leitura e tal,mas os valores são exagerados...
    dificultando o acesso aos menos favorecidos.

  • Guará Matos says:
    27 de fevereiro de 2011 09:35

    Ler é tudo de bom e o livro de papel ainda é o melhor orientador didático..
    Bjs.

  • Victor Faria says:
    27 de fevereiro de 2011 12:06

    Não sabia dessa data...
    Valeu pela lembrança!

  • Faa Cintra says:
    27 de fevereiro de 2011 17:50

    Ler é tão bom... E passar aqui pra ler essas informações também..

  • Prof. Adinalzir says:
    27 de fevereiro de 2011 22:15

    O livro faz todo um diferencial na vida das pessoas e precisamos cada vez mais preservá-lo. Sou de uma época em que tinhamos que pagar e muito para ler um livro. Mas mesmo assim, valeu a pena. Hoje com a concorrência da internet e da televisão. Infelizmente, nossos jovens não querem saber de ler.
    Saudações e um grande abraço!

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.