Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

31 de março de 2011

Problemas Sociais no Brasil



Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros. Abaixo listaremos uma relação dos principais problemas brasileiros na atualidade.
Desemprego

Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiros desempregados. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade também atrapalham a vida dos desempregados. Muitos têm optado pelo emprego informal (sem carteira registrada), fator que não é positivo, pois estes trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas.
Violência e Criminalidade

A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e tvs presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.
Poluição

Este problema ambiental tem afetado diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Os rios estão sendo poluídos por lixo doméstico e industrial, trazendo doenças e afetando os ecossistemas.

O ar, principalmente nas grandes cidades, está recendo toneladas de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo - gasolina e diesel principalmente). Este tipo de poluição afeta diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças respiratórias. Pessoas idosas e crianças são as principais vítimas.
Saúde

Nos dias de hoje, pessoas que possuem uma condição financeira melhor estão procurando os planos de saúde e o sistema privado, pois a saúde pública encontra-se em estado de crise aguda. Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. A população mais afetada é aquela que depende deste atendimento médico, ou seja, as pessoas mais pobres.
Educação

Os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. A educação pública encontra vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Este quadro é resultado do baixo índice de investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros.
Desigualdade social

O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto.
Habitação

O déficit habitacional é grande no Brasil. Existem milhões de famílias que não possuem condições habitacionais adequadas. Nas grandes e médias cidades é muito comum a presença de favelas e cortiços. Encontramos também pessoas morando nas ruas, embaixo de viadutos e pontes. Nestes locais, as pessoas possuem uma condição inadequada de vida, passando por muitas dificuldades.

Fonte: www.suapesquisa.com

13 comentários :

  • Wanderley Elian Lima says:
    31 de março de 2011 08:41

    Oi Lu
    Como você mesmo disse, muita coisa melhorou, mas falta muita coisa pra melhorar. Acredito que o maior problema do Brasil, são os políticos, que roubam descaradamente o dinheiro que poderia ser aplicado em favor da sociedade.
    Abração

  • Carla Fernanda says:
    31 de março de 2011 09:51

    E agora então, tá pior.... estão desestruturando bastante coisa por aqui viu!! HUM. Para começar, todas as escolas do estado de Sergipe agora estão com o LTE fechados.
    Beijos,
    Carla Fernanda

  • Guará Matos says:
    31 de março de 2011 17:43

    Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão!

    Bjs.

  • Anne Lieri says:
    31 de março de 2011 18:49

    Lu,de todos esses problemas nem sei qual é o maior!A corrupção sem dúvida,é alarmante.A falta de uso adequado do dinheiro publico.Tem coisas que exigiriam mais vontade política,pois tem solução.Isso é que me entristece,ás vezes!Excelente seu artigo e muito esclarecedor!Bjs,

  • Sônia Silvino says:
    1 de abril de 2011 01:04

    O maior problema no Brasil são os políticos que se elegem e "se esquecem" do objetivo para o qual foram eleitos.
    Beijos querido!

  • Pelos caminhos da vida. says:
    1 de abril de 2011 09:42

    Ainda falta muito para melhorar...

    Um bom fim de semana amigo.

    beijooo.

  • Obrigado pelo seu vo to Lu.
    Quero agradecer tbm a Simone Reis que me visitou e foi votar na minha previsão.
    Obrigada Simone.
    Bjs

  • Paulo Braccini says:
    1 de abril de 2011 22:35

    Esta terra é abençoada, pena q não tenhamos consciência desta grandeza ... por isto tantas mazelas ... mas quem sabe um dia né?

    bjux

  • Dom Quixote (Thomaz) says:
    2 de abril de 2011 12:36

    Análise conscinete dos fatos. Não dá para entender que com tanto imposto sendo cobrado, pelo menos educação e saúde deveriam estar num estágio melhor.

  • fabio rodrigues says:
    9 de dezembro de 2012 09:14

    não aguento mas ouvir um politico falar, nossa como esse povo prometi e como são mentirosos.bando de lixos

  • fabio rodrigues says:
    9 de dezembro de 2012 09:19

    um pais sem educação, é um pais pobre intendo que a maior riqueza que auguem possa ter seja a educação

  • Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro says:
    22 de julho de 2013 09:06

    Solução racional para o transporte coletivo
    Transporte coletivo vem sendo um dos problemas mais sentidos pela população do Brasil e origem de reações violentas, perturbadoras da ordem pública. A tarifa zero é perfeitamente justificável para quem necessita deste recurso para usufruir o direito constitucional de liberdade de locomoção. Torna-se, entretanto, muito injusta se usufruída por quem dela não necessita. Praticar o transporte gratuito através de empresas estatais tem sido um erro que não precisa ser novamente testado para se confirmar. Transporte é uma prestação de serviço e não um negócio para gerar lucro ou ser custeado por impostos gerais, pois estes são socialmente injustos. Partindo desta concepção, elaboramos uma alternativa para solução racional deste problema e sugerimos o acesso ao blog http://nossobrasilja.blogspot.com.br/ no qual está apresentada e disponível para ser implantada.

  • Beth Muniz says:
    22 de julho de 2013 10:56

    Oi Lu,
    Bom artigo.
    Ao contrário do que muitos afirmam, não responsabilizo apenas os políticos pelas mazelas sociais.
    Geralmente, na atitude de culpar os políticos esconde-se uma omissão de culpa.
    Afinal, que põe os ‘maus’ político na política, são exatamente os que se dizem "apolíticos".
    E não adianta não gostar de política. Queiram ou não, ela comanda e determina a nossa vida social. É assim aqui e no mundo.
    Para os omissos, meus sinceros pêsames! Rsrs
    Um abraço.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.