Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

24 de março de 2011

Reeducação Postural Global - Sua Saúde

Imagem do google.com

Desde que o homem assumiu a postura ereta, há milhões de anos, tem sido um grande desafio ficar em pé sem sobrecarregar suas estruturas musculares e esqueléticas. Num esforço constante contra a gravidade, o corpo se defende para compensar deficiências de equilíbrio ou dores.
Nos dias de hoje, o estilo de vida sedentário e estressante apresenta-se como fator agravante, desencadeando em todos os sistemas corporais um mal funcionamento e gerando tensões, tudo isso fortemente associado com alterações comportamentais e emocionais, formando assim uma estrutura complexa e inespecífica. O homem passou, então, a assumir posturas cada vez mais prejudiciais ao corpo, como também se distanciou de si mesmo, deixando sempre para segundo plano o seu autocuidado. Com isso, observa-se um considerável aumento de várias doenças, dentre as quais as musculoesqueléticas.
Entretanto, é possível resgatar o autocuidado, pois o corpo humano tem uma grande capacidade de plasticidade e reestruturação. Afinados a este quadro, os profissionais da área da saúde têm buscado oferecer abordagens terapêuticas qualitativas e globalistas.
A RPG tem se apresentado como método fisioterápico bastante apropriado. PL.E. Souchard, fisioterapeuta francês, após quinze anos de estudos no campo da reeducação postural, desenvolveu a RPG, que se baseia nos seguintes princípios:
Globalidade
Preocupa-se com a totalidade do corpo, intervindo em todos os compartimentos corporais ao mesmo tempo e estabelecendo correlações entre os mesmos, buscando corrigir tudo que é patológico e que se afasta da fisiologia normal.
Individualidade
Analisa e trata cada indivíduo em relação a suas manifestações, que são pessoais e únicas.
Causalidade
Busca tratar, não os sintomas, mas as suas causas, no processo terapêutico.
Mediante uma avaliação qualitativa investigam-se, inicialmente, as tensões neuromusculares e as mudanças funcionais e estruturais. Em seguida, empregam-se posturas de alongamento muscular ativo e progressivo associados com a respiração e técnicas específicas, visando colocar em evidência as tensões musculares. Restabelece-se, assim, a harmonia entre os músculos e, conseqüentemente, promovendo-se um relaxamento, já que se interrompe o ciclo de desenvolvimento de tensões e dores.
A RPG traz soluções para prevenir, curar e remediar os desvios posturais, as deformidades e as disfunções causadas por eles. Procura corrigir o mal uso que os indivíduos fazem de seus músculos ossos e articulações, restituindo a boa morfologia. Como resultado, recupera a função e os movimentos corporais se tornam mais integrados, harmoniosos, perceptíveis e conscientes.


Reeducação Postural Global
No chão com os braços abertos Além de trabalhar os músculos anteriores, é indicada para quem ombros caídos para frente.

Reeducação Postural Global



No ar Serve para corrigir problemas nos músculos posteriores da nuca às pernas, como dor ciática, da coluna e joelhos em formato de parênteses.
Reeducação Postural Global
Sentado Atuando na musculatura posterior, o exercício é indicado especialmente para tratar escoliose (desvio lateral da coluna).

Em pé no meio Essa posição melhora o equilíbrio e ajuda a assimilar posturas corporais normais. Corrige também dor lombar e é boa para escoliose.
Reeducação Postural Global
Bailarina Posição ideal para trabalhar defeitos como hérnia de disco lombar, joelhos em parênteses e encurtamento dos músculos posteriores.

Fonte: www.physionucleo.com.br

11 comentários :

  • FERNANDO says:
    24 de março de 2011 08:15

    Oi, Luizão.
    Muito interessante essa matéria (aliás, como de costume), que me faz lembrar o "enigma da esfinge", baseado no fato de o homem ser quadrúpede, bípede e trípede, conforme as fases da vida.
    Um grande abraço, meu rei.

  • Professora Carla Fernanda says:
    24 de março de 2011 09:12

    Bom dia Lu!
    Toda vez que te visito saio mais bem informada.
    Beijos,
    Carla Fernanda

  • Tania regina Contreiras says:
    24 de março de 2011 20:57

    Informação é aqui mesmo! Bacana isso...
    Beijos,

  • Professora Carla Fernanda says:
    24 de março de 2011 21:53

    Lu,
    caminhar corrige a coluna sabia?
    Carla Fernanda

  • Sérgio Cazu says:
    25 de março de 2011 07:44

    Oi Lu,

    Saúde é sempre importante, e fico feliz de ter lido esse post.

    Obrigado por compartilhar, um ótimo dia.

    Aquele abraço!

  • Professora Carla Fernanda says:
    25 de março de 2011 10:46

    Tem razão Lu!
    Eu sou dessas encantadas pelas pessoas e pela vida. Tenho alma baiana, será?...kkkk
    Beijinhos de bom dia!!
    Carla Fernanda

  • Maria Helena says:
    25 de março de 2011 12:05

    Oi, Lu!
    Muito pertinente a sua postagem. Eu tenho esse cuidado com o corpo e a postura.Encontrei aqui, além de informação, um respaldo para o caminho que estou seguindo.
    Obrigada!
    Um ótimo final de semana!

  • Monmacaron says:
    25 de março de 2011 14:17

    A postura fala muito pela pessoa, não acha Lu?

  • Anne Lieri says:
    25 de março de 2011 18:46

    Lu,um post de grande utidade publica,especialmente para nós,blogueiros,que ficamos muito tempo sentados e erradamente muitas vezes!Parabéns pelo texto e bom final de semana!Bjs,

  • Marcos Mariano says:
    25 de março de 2011 20:33

    Ola migo Lu

    olha realmente manter uma postura correta é uma grande dificuldade
    pois nem sempre a postura correta é a mas confortavel, eu falo por mim mesmo que trabalho sentado o tempo todo,acho que deveriam criar cadeiras que nos obrigassem a sentar direito, pq as da qui do trabalho, mas um pouco vira uma cama rsrs

    excelente post
    vou tentar ter mas atenção com minha postura

    grande abraço

  • Sônia Silvino says:
    25 de março de 2011 23:04

    Lu querido!
    Minha coluna me mata! rsrsrs
    Beijinhos!

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.