Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

5 de maio de 2011

Células -Tronco a polêmica?

Imagem: google.com

O assunto células-tronco, tem sido um dos mais debatidos na mídia. Como na maioria das novidades, esta área esta sendo superestimada se for considerada a realidade atual, entretanto não há duvidas sobre suas enormes potencialidades, pois com a evolução das pesquisas, em breve poderemos esperar um novo tipo de Medicina. Na verdade o que se tem hoje são perspectivas, devidos estudos já realizados com animais, mas em um futuro próximo, será estendido a humanos.
Podemos definir células-tronco, como as células encontradas em embriões, no cordão umbilical e em tecidos adultos, como o sangue, a medula óssea e o trato intestinal, por exemplo.
Ao contrário das demais células do organismo, as células-tronco possuem grande capacidade de transformação celular, e por isso podem dar origem a diferentes tecidos no organismo. Além disso, as células-tronco têm a capacidade de auto-replicação, ou seja, de gerar cópias idênticas de si mesmas.

Fundamento teórico

Após a fecundação, a célula formada é denominada zigoto. O zigoto é uma célula totipotencial, ou seja, tem a capacidade de originar todo o individuo, com a sua complexa estruturação diferenciada. A célula originaria totipotencial, tem capacidade de desenvolver outro individuo, enquanto a célula pluripotencial não tem essa capacidade, mas ambas podem gerar qualquer outra célula do corpo. São essas duas as células, que podem ser chamadas de “células-tronco”.
Essas células podem ser classificadas como adultas e embrionárias:

1.Células-tronco adultas

Encontradas em partes já diferenciadas do organismo formado, como na medula e no fígado. Porém, são mais utilizadas para fins medicinais as células de cordão umbilical, da placenta e medula óssea. Pelo fato de serem retiradas do próprio paciente, oferecem baixo risco de rejeição nos tratamentos médicos.
Apresentam uma desvantagem em relação às células-tronco embrionárias: a capacidade de transformação é bem menor

2.Células-tronco embrionárias

Encontradas apenas em embriões. Como característica principal apresenta uma grande capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula. Embora apresentem esta importante capacidade, as pesquisas médicas com estes tipos de células ainda encontram-se em fase de testes.

Perspectiva de aproveitamento

Várias áreas da Medicina estão em período experimental de aproveitamento de células-tronco.
Segue as principais experiências e seu aproveitamento:

1. Neoangiogênese

A formação de novos vasos sanguíneos a partir do uso de células- tronco esta sendo cada vez mais evidenciada. Entidades pesquisadoras: Sta Casa de Porto Alegre, CONEP, etc...

2. Cardiologia

A equipe da UFRJ desenvolve, trabalhos na linha de tratamento de cardiopatias. Nesses estudos, foram realizados os transplantes de células-tronco adultas em 20 pacientes que aguardavam o transplante cardíaco. Desses 16 pacientes foram estudados por um longo prazo, demonstrando que a terapia celular trouxe consideráveis melhorias clínicas.

3. Neurologia

Foram apresentados resultados de experimentos em ratos adultos, com células-tronco isoladas do sistema nervoso central transplantado, que apontaram à possibilidade de tratamentos futuros para doenças neurodegenerativas. Outras linhas de pesquisa com células-tronco também apresentam resultados promissões, entre elas do tratamento de lesões traumáticas em que se utiliza uma injeção local de células-trono medulares

4. Ortopedia

As aplicações das células-tronco estendem-se, também, a engenharia biotecidual, que utiliza rápido potencial de crescimento de tecidos, tais como ossos, pele e cartilagem, que são cultivados e reimplantados nos pacientes em casos de lesões.

5. Endocrinologia

Estudos tem sido realizados em pacientes com diabete tipo 1. Essa doença é causada pela redução de disponibilidade ou perda de sensibilidade à insulina, hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue e é secretado pelo pâncreas. Foram feitos transplantes e em 90% dos casos os pacientes ficaram livres da insulina.
Situação atual da regulamentação de pesquisas com células-tronco no Brasil:
As leis brasileiras não são específicas para a clonagem terapêutica (com finalidade de curar determinadas doenças, e não de reproduzir seres). Elas proíbem a manipulação de células germinativas humanas (Volnei Garrafa).

Projeções futuras

No serviço de cirurgia plástica da Santa casa de Porto Alegre, foi criado o grupo GESC (grupo de Estudos Stem Celisc), o grupo faz encontros, para discutir assuntos voltados a células-tronco.
Os planos incluem um centro de pesquisas clinicas e de difusão do conhecimento sobre células-tronco.

Discussões

Questões éticas e religiosas

As pesquisas genéticas e os tratamentos com células-tronco recebem fortes críticas de diversos setores da sociedade, em especial dos religiosos. Por considerarem os embriões como sendo uma vida em formação, religiosos conservadores afirmam que manipular ou sacrificar embriões de seres humanos constitui um assassinato. Em países mais conservadores, as pesquisas estão paradas ou limitadas à utilização das células adultas.

Polêmica em torno da lei

Para explorar as células-tronco usando as técnicas conhecidas hoje, é necessário retirar o chamado "botão embrionário", provocando a destruição do embrião.
Esse processo é condenado por algumas religiões – como a católica - que consideram que a vida tem início a partir do momento da concepção. Há perspectivas de que no futuro se encontre técnicas capazes de preservar o embrião, o que eliminaria as resistências religiosas.
Fonte: www.humanas.unisinos.br

7 comentários :

  • Wanderley Elian Lima says:
    5 de maio de 2011 09:42

    Oi Lu
    Excelente e esclarecedora reportagem. Acredito que esse processo ,será a solução para várias vidas hoje tão sem esperança.
    Grande abraço

  • Guará Matos says:
    5 de maio de 2011 10:18

    E que continue as pesquisas.

    Bjs.

  • Geyme Mannes says:
    5 de maio de 2011 11:07

    Muito esclarecedora, Lu!!

    Faz tempo que estou de "bituca" nesse tema, pois sou totalmente a favor da pesquisa... Espero que em breve, o povo e a igreja (que nada tem a ver com a ciencia), parem de meter o bedelho onde nao sou chamados, assim como falar em nome da ética, cujo qual, a maioria desses "criticos" e polemizadores, sequer conhece o significado, (mas gostam de ser do contra e procurar pelo em ovo)...
    Beijao!!

  • Anne Lieri says:
    6 de maio de 2011 12:43

    Lu,um assunto polemico mas muito bem abordado!Quantas doenças poderiam ser curadas com o uso das celulas tronco!Muitas vidas seriam salvas e acredito que as pesquisas devem continuar!Bjs,

  • Anne Lieri says:
    6 de maio de 2011 12:44

    Lu,um assunto polemico mas muito bem abordado!Quantas doenças poderiam ser curadas com o uso das celulas tronco!Muitas vidas seriam salvas e acredito que as pesquisas devem continuar!Bjs,

  • Paulo Braccini says:
    6 de maio de 2011 12:45

    Tudo o q é novo é polêmico! duro é quando as coisas já estão podres e ainda geram polêmica ... o Brasil é mestre nisto!

    Saudades do Lu ... q bom tê-lo de volta ...

    bjão

  • Brasil Desnudo says:
    6 de maio de 2011 19:45

    Boa noite, meu Amigo Lu!

    Obrigado pelo comentário carinhoso e, mais uma vez, de forma sempre generosa!
    Mas é dessa forma Lu, que nos transformamos simples pessoas, em, amigos verdadeiros, com palavras nas quais valorizam a pessoas, não apenas pelos atos, mas sim, pelos valores atribuídos!

    Quanto ao seu Post, exemplarmente colocado!

    Deixo um acréscimo na matéria postada que, em vários assuntos de suma importância, Leis existente no pais, onde até hoje não existe nenhuma regulamentação, onde existe apenas às Leis, mas a forma consistente, legal para que ela seja de fato exercida, tanto na esfera da ética, da atuação legal como de fato ou, da mais importante, a Jurídica, que fica sempre uma brecha para que as barbaridades sejam cometidas, como vemos na mídia todos os dias.

    Ótima polêmica levantada em sua matéria postada Lu, meus parabéns e, um ótimo dia das mães para sua esposa e sua mama.

    Com todo carinho

    Marcio RJ

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.