Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

23 de maio de 2011

Curiosidades da Gastronomia



FALANDO DE MASSAS “CURIOSIDADES”

ORIGEM DA PIZZA - Do Egito à Grécia Clássica, até Roma e Pompéia, estiveram presentes alimentos que nos fazem recordar o preparo e o cozimento de nossa atual pizza. No antigo Egito, era costume celebrar o aniversário do Faraó, comendo uma massa achatada e condimentada com ervas aromáticas. Também, têm-se registro de relatos de algumas receitas Babilonesas e, no século VII a.C, um poeta soldado, em seus versos, nos informa que possuía uma massa achatada junto à sua lança - base principal da alimentação de um soldado naqueles tempos.
Muitos consideram a pizza atual como uma invenção da culinária italiana, que começou na sulina cidade de Nápoles. De fato, a pizza é vista com atenção especial pelos napolitanos como o seu tesouro culinário, uma reflexão da História popular: os Lombardos, chegados no sul da Itália depois da queda do Império Romano, trouxeram suas búfalas que, encontrando ambiente ideal na região do Lázio, abasteceram-se de leite para a criação da "mozzarella" e posteriormente, coma descoberta do Novo Mundo, chegaria à Europa o elemento fundamental para a pizza, sem o qual esta jamais poderia existir: o TOMATE. Depois de algumas desconfianças iniciais, o tomate acaba por ingressar triunfalmente na culinária napolitana e a pizza se beneficiará disto, aproximando-se ainda mais do formato com a qual é conhecida na atualidade.
Por volta de 1700 e 1800, a pizza se consolida como um dos pratos da culinária napolitana mais tradicionais e preferidos pelo público. A então Rainha da Itália e Savóia, Margherita (originária da Áustria), esposa de Umberto I, elevou a pizza de suas origens humildes, quando um pizzaiolo, fez três pizzas diferentes para a Rainha. Ela gostou de uma coberta com tomates, mussarela e manjericão. Foi quando a "Pizza Margherita" ganhou o seu nome.
Fonte: Internet





HISTÓRIA DO MACARRÃO
A palavra "macarrão" vem do grego makària (caldo de carne enriquecido por pelotinhas de farinha de trigo e por cereais, cerca de 25 séculos atrás). A palavra pasta (massa dos italianos) vem do grego pastillos (pastillos é citado nos textos do poeta Horácio, especialista em versos culinários). Textos antigos relatam que os assírios e babilônios, por volta de 2.500 a.C., já conheciam uma pasta cozida à base de cereais e água, que pode ser considerado o avô do nosso atual macarrão.
A primeira referência e mais próxima ao Ocidente do macarrão cozido está no Talmud de Jerusalém, o livro que traz as leis judaicas, do século V a.C. O itriyah dos antigos hebreus era uma espécie de massa chata usada em cerimônias religiosas.
Na Roma antiga, século VII a.C., comia-se uma papa de farinha cozida em água, chamada pultes. Com legumes e carne eram chamadas de puls púnica. Com queijo fresco e mel, puls Julia.
Finalmente, os latinos contemporâneos de Cristo já se deliciavam com um prato batizado de macco (caldo de favas e massas de trigo e água). Entretanto, na Itália, já em 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Pólo foi registrada uma cesta de massas no inventário de bens de um soldado genovês. A palavra maccaronis, usada no inventário, seria derivada de maccari, de um antigo dialeto da Sicília, que significa achatar ou esmagar com força, que vem do grego makar, que quer dizer sagrado.
Fonte:Vários sites da internet.

11 comentários :

  • Guará Matos says:
    23 de maio de 2011 11:11

    Desce uma de "quatro queijos".
    Bj.

  • Guará Matos says:
    23 de maio de 2011 11:11

    Desce uma de "quatro queijos".
    Bj.

  • Carla Fernanda says:
    23 de maio de 2011 11:28

    Tem tempos que não como pizza. Adoro!
    Beijos e bom retorno!
    Carla

  • Meias de Seda (Suzy) says:
    23 de maio de 2011 12:26

    Amo qualquer tipo de massa, mas pizza...huuummm!!! É minha preferida!
    Abraços e boa semana ;)

  • Paulo Braccini says:
    23 de maio de 2011 13:09

    Adoro Pizza! quero uma Califórnia ... delícia ...

  • Wanderley Elian Lima says:
    23 de maio de 2011 15:16

    Oi Lu
    Adoro pizza, acho que todos gostam. Não sendo vegetariana, qualquer uma vai.
    abração

  • Tania regina Contreiras says:
    23 de maio de 2011 15:58

    Taí...origem no Egito, nunca ia imaginar. Sempre histórias interessantes por aqui...
    Beijos,

  • Anne Lieri says:
    23 de maio de 2011 16:48

    Não sabia a origem da pizza e achei muito curioso ter vindo do Egito!Como é antiga,não?Quanto ao macarrão eu jurava que tinham sido os japoneses!Muito esclarecedor seu texto e aprendi mais uma!Bjs e boa semana!

  • Brasil Desnudo says:
    23 de maio de 2011 21:04

    Oi Lu, boa Noite!

    Você falou lá no Desnudo em ter engordado seu post, mas agora quem engorda o Povo é você, com tantas delícias assim...
    Maravilhosa a narrativa dessas maravilhosas massas... Um espaguete ao alho é óleo com manjericão...Hummm
    Tudo de bom ainda mais com um Vinho Tinto, melhor ainda.

    Um noite de pesadelos pra ti, cheia de macarronadas, pizzas, e mais e mais guloseimas..kkk

    Abraços meu amigo

    Marcio RJ

  • Lu Nogfer says:
    23 de maio de 2011 21:13

    Ola Lu!

    Nossa!Eu adoro massa mas nao sabia tanto coisa assim! Adorei saber, só que me deu agua no boca rs!

    Belissimo post,parabens!

    Beijos!

  • Dom Quixote (Thomaz) says:
    23 de maio de 2011 21:34

    Sempre assuntos interessantes, em que aprendo muito. Valu, Lu

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.