Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

16 de maio de 2011

Raridade em nosso Submarino amarelo -Tamar Praia do Forte



Parabenizamos o Projeto Tamar por disponibilizar uma raridade não visto comumente em nossa fauna marinha.
 Matéria publicada em seu site no dia 03 de março de 2011 referenciando a um peixe pouco conhecido no meio dos pescadores e população em geral, o peixe bruxa ou feiticeira está à mostra no aquário Submarino Amarelo em Praia do Forte Bahia. Venham conhecer essa maravilha que os baianos e o projeto tem a oferecer.
Peixes-bruxa têm postura recorde de 38 ovos no aquário da Praia do Forte
Os oito peixes-bruxa que vivem no conjunto de aquários Submarino Amarelo, no Centro de Visitantes do Tamar, na Praia do Forte/BA, acabam de surpreender os biólogos responsáveis pelos animais que vivem nesse espaço: a postura inédita de 38 ovos (no ano passado colocaram apenas cinco e nenhum deles foi fecundado). Os pesquisadores do Tamar estão estudando mais sobre esses peixes para tentar encontrar uma explicação. Pouco se sabe sobre os peixes-bruxa, que integram a fauna de profundidade. Ainda não foi identificada sequer a espécie – só se conhece o gênero, Eptatretus. Os oito indivíduos que se encontram em exposição no Centro de Visitantes da Praia do Forte foram capturados durantes as pesquisas e testes que o Projeto Tamar vem realizando, junto à frota pesqueira, visando a adoção de anzóis circulares, que diminuem a incidência de captura incidental de tartarugas marinhas pela pesca. 
Os peixes-bruxa ou feiticeiras possuem o corpo alongado (como uma enguia) e a cauda em forma de pá. Medem aproximadamente meio metro de comprimento. A maior espécie conhecida é Eptatretus goliath, com comprimento máximo de 1,27m. Possuem crânio cartilaginoso e uma estrutura semelhante a dentes formada de queratina. Os olhos podem ser vestigiais ou ausentes. Sem nadadeiras verdadeiras, contam com seis barbilhões ao redor da boca e uma narina única.
Submarino Amarelo
O Submarino Amarelo é o mais novo atrativo do Centro de Visitantes do Tamar na Praia do Forte/BA, com grande sucesso de público, recebendo cerca de 1.500 pessoas/mês, em média. Ganhou esse nome porque somente a bordo de um submarino é possível alcançar as profundezas do oceano, onde vivem os animais reunidos nessa mostra cheia de raridades e novas descobertas, em ambiente frio e escuro, como o fundo do mar.
É uma exposição permanente, com visitas guiadas. Além de fotos e modelos, o Submarino oferece uma coleção de raridades: invertebrados e peixes estão expostos vivos, tornando a visita uma verdadeira viagem a um dos ecossistemas oceânicos menos conhecidos do Brasil.
Fonte: Projeto Tamar

7 comentários :

  • Vampira Dea says:
    16 de maio de 2011 12:59

    Palmas Para o TAMAR, que inclusive está precisando de mais ajuda pois teve parte da mureta de contenção destruida com a chuva.
    Palmas para vc que divulgou.
    Olha o Dea e o Mundo começou a festa
    Beijos.

  • Luciana Vaz says:
    16 de maio de 2011 15:24

    Eu já estive visitando o Projeto Tamar em algumas cidades, incluindo esse da Praia do Forte. Eu recomendo a visita. E adorei o post. Beijos da Lu.

  • Wanderley Elian Lima says:
    16 de maio de 2011 15:58

    Oi Lu
    Esse projeto é uma das coisas mais sérias que acontecem em nosso país. O trabalho de preservação é fantástico.
    Grande abraço

  • Paulo Braccini says:
    16 de maio de 2011 18:25

    Sem dúvida alguma uma das poucas coisas sérias deste país. Digno de valor e aplausos ...

    bjão

  • Anne Lieri says:
    17 de maio de 2011 12:07

    Lu,deve mesmo ser um passeio maravilhoso esse submarino!Eu nunca havia ouvido falar dos peixes bruxa tb!Muito interessante!Adorei sua postagem e parabenizo o projeto TAMAR!Bjs,

  • Iza says:
    17 de maio de 2011 20:37

    Lu, andar de barco já é uma dificuldade para mim. Imagine andar embaixo da agua...rsrs

    Vim dizer que minha conexão é muito lenta e por isso demoro a vir aqui. Eu percebo sua presença por lá e é muito importante para mim. Sem amigos o que seria de nós nesta blogosfera?

    Um beijo para você e sua família.

  • andre says:
    8 de junho de 2011 16:56

    eu comprei um produto desse site www.mercadozets.com.br e gostei muito entrega rapida com nota fiscal e garantia

    TEM DE TUDO CELULAR BERÇO LIQUIDIFICADOR NOTEBOOK E VENDE DE TUDO PARA BEBES
    BATETEIRAS E ETC
    Produtos originais e com garantia

    tem mais de 2000 produtos

    www.mercadozets.com.br

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.