Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

20 de maio de 2011

Palmas - Tocantins em seu aniversário

Imagens: Google.com - Montagem e designe Luiz Cidreira
Palmas - Tocantins
No dia 20 de maio de 1989, nascia mais uma cidade brasileira projetada: Palmas.
Criada para ser a capital definitiva do estado do Tocantins, sediando os órgãos administrativos, Palmas tem apenas 14 anos de vida, mas muita coisa para mostrar.

CIDADE JOVEM

Cidade planejada, localizada no centro de Tocantins, Palmas começou a ser construída em 1989 após o lançamento da pedra fundamental no dia 20 de maio do mesmo ano.
Seu território é formado pelo desmembramento de parte dos municípios Porto Nacional e Taquarassu do Porto. E seu nome foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada na barra do rio Palma com o rio Paraná, em 1809.
Torna-se capital definitiva de Tocantins em 1o de janeiro de 1990. Desde a criação do estado, em 1988, até então, Miracema de Tocantins era a capital provisória.

VERDE QUE TE QUERO VERDE

Considerada pela Sociedade Brasileira de Arborização uma das cidades mais arborizadas do país, Palmas produz 1 milhão e 500 mil mudas de plantas ornamentais por ano, plantadas em canteiros, jardins e parques. Para preservar o verde característico do município, a prefeitura dispõe de um serviço de transporte das plantas em idade adulta do seu habitat para ruas e avenidas. Essa iniciativa resulta num ganho de até dois anos em termos de arborização, proporcionando um clima agradável.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

7 comentários :

  • Brasil Desnudo says:
    20 de maio de 2011 06:56

    Bom dia, Lu!

    Obrigado pelo recadinho carinhoso deixado para o filhote!

    Ontem acabei chegando no Rio tarde, mesmo programado a viagem de volta para não chegar muito tarde no Rio, não deu muito certo... Aeroportos uma bagunça, transito idem!
    Mas quanto ao Tocantins Lu, antes a época do desmembramento da área hoje compreendida a o Estado de Tocantins, ele fazia parte do norte do estado de Goiás, mas mesmo assim, na época, já vinha sendo bem desmatando, começou um movimento de amancipação, encabeçado pelo Dr. Feliciano Braga, um juíz de Direito de Porto Nacional,tornou realidade a crescente idéia de se formar um outro estado, mais próximo da Capital do país, Brasilia...
    Mas é uma cidade ainda jovem, em plena expansão, mas que tem tudo pra ser uma das capitais mais promissoras.

    Um ótimo dia pra ti Lu.

    Marcio RJ

  • Wanderley Elian Lima says:
    20 de maio de 2011 07:04

    Parabéns para essa cidade criança. Progresso sempre.
    Abração

  • Kelly Christi says:
    20 de maio de 2011 07:20

    Oi Lu, primeiramente muito obrigada pelo interesse que você mantém no deleites, eu estou postando sempre e to sempre na tentativa de fazer um trabalho bacana, enfim... vai rolar um livrinho por ai, em breve hehe

    ainda não conheço Tocantins, mas tenho vontade de entender a cultura que existe lá, nós de são paulo somos muito fechados a cultura alheia, apesar de tudo de ter diversidade e tudo mais...

  • Meias de Seda (Suzy) says:
    20 de maio de 2011 09:12

    Parabéns para Palmas e para todos os palmenses!
    Abraços e bom fim de semana ;)

  • Anne Lieri says:
    20 de maio de 2011 11:51

    Lu,dia desses vi algumas cenas de Palmas na Tv e fiquei encantada com a cidade!Realmente muito linda,moderna e merece essa comemoração!Um ótimo artigo!Bjs,

  • Este comentário foi removido pelo autor.
    Guará Matos says:
    20 de maio de 2011 13:20

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • Guará Matos says:
    20 de maio de 2011 13:21

    Palmas... Para palmas!

    Bjs.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.