Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

8 de junho de 2011

Dia dos Oceanos

O Dia dos Oceanos foi declarado pelas Nações Unidas na conferência sobre ambiente e Desenvolvimento em 1992.
Imagem: Portal são Francisco

A campanha "salvemos os nossos mares" foi celebrado pela primeira vez nos Estados Unidos da América para celebrar esta data.
Existem cinco oceanos no nosso planeta:
Oceano Atlântico
Oceano Pacífico
Oceano Antártico
Oceano Índico
Oceano Ártico
No fundo dos mares concentram-se interessantes formas de colaboração: em troca de hospitalidade, crustáceos e pequenos peixes limpam os seus anfitriões de parasitas.
Os oceanos fornecem ao planeta a maioria dos seus padrões climáticos, de humidade e oxigênio. Sem oceanos saudáveis, a vida acabaria. No entanto, temos tratado o mesmo como se não fizesse nenhuma falta.
Quase cem milhões de toneladas de peixes e outros animais do mar são recolhidos ou capturados todos os anos, o que é mais que os oceanos podem dar; por isso é preciso tratá-los com cuidado.


A comemoração, pela primeira vez, do Dia Mundial dos Oceanos nos permite destacar as inúmeras contribuições dos oceanos para a sociedade.
É também uma oportunidade para reconhecer os desafios consideráveis que enfrentamos no que se refere a conservar a capacidade deles de regular o clima mundial, fornecer serviços ecossistêmicos essenciais, proporcionar meios de vida sustentáveis e atividades recreativas seguras.
De fato, as ações humanas têm efeitos terríveis nos oceanos e mares do mundo.
Ecossistemas marinhos vulneráveis, tais como os corais, e recursos de pesca importantes estão sendo destruídos pela exploração desmedida, a pesca ilegal — não declarada e não regulamentada —, as práticas pesqueiras destrutivas, as espécies exóticas invasoras e a poluição marítima, especialmente de origem terrestre.
O aumento da temperatura e nível dos mares e a acidificação dos oceanos, provocados pelas alterações climáticas, constituem novas ameaças à vida marinha, às comunidades das zonas costeiras e das ilhas e às economias nacionais.
Os oceanos são também afetados pelas atividades criminosas.
A pirataria e assaltos armados a navios ameaçam as vidas dos marinheiros e a segurança dos transportes marítimos internacionais, que asseguram a distribuição de 90% das mercadorias mundiais.
O tráfico de drogas e o tráfico de pessoas por mar são outros exemplos da ameaça que as atividades criminosas representam para a vida humana bem como para a paz e segurança dos oceanos.
Vários instrumentos internacionais criados sob os auspícios das Nações Unidas tentam encontrar soluções para esses inúmeros problemas.
Entre eles, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de 1982, ocupa um lugar central.
A Convenção estabelece o quadro jurídico no qual se devem inserir todas as atividades realizadas nos oceanos e nos mares e constitui a base da cooperação internacional em todos os níveis.
Para além do objetivo da participação universal na Convenção, a comunidade internacional deve intensificar os seus esforços para que seja aplicada e para fazer respeitar o Estado de Direito nos mares e oceanos.
O tema do Dia Mundial dos Oceanos, “Os oceanos: um bem nosso, uma responsabilidade nossa”, salienta o nosso dever individual e coletivo de proteger o ambiente marinho e de gerir cuidadosamente os seus recursos.
A existência de mares e oceanos seguros, saudáveis e produtivos é essencial para o bem-estar humano, a segurança econômica e o desenvolvimento sustentável.

Fonte:  www2.portoalegre.rs.gov.brunic.un.org

10 comentários :

  • Wanderley Elian Lima says:
    8 de junho de 2011 07:05

    Oi Lu
    O mundo inteiro é responsável pelos cuidados com os oceanos. Se não tiver uma ação conjunta tudo será perdido.
    Melhoras pra você
    Se cuide
    Abração

  • manoel says:
    8 de junho de 2011 08:20

    Que seja breve! Volte logo e com saúde!

    Abraço,

    Manoel

  • Paulo Braccini - Bratz says:
    8 de junho de 2011 10:05

    Volte logo querido ... e com muita saúde ...

  • Poliana Lima says:
    8 de junho de 2011 16:25

    O amigo que vc se recupere logo,muita saúde pra vc tá..bjim...

  • Carla Fernanda says:
    8 de junho de 2011 17:46

    Lu desejo-te um oceano de saúde!!
    Beijos e melhoras!
    Carla

  • Prof. Adinalzir says:
    8 de junho de 2011 22:08

    Prezado Lucidreira
    Que a sua saúde e a dos oceanos sejam sempre preservadas para o bem da todos nós. Se cuide sempre.
    Abraços!

  • Este comentário foi removido pelo autor.
    Marcos Mariano says:
    8 de junho de 2011 22:51

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • Marcos Mariano says:
    8 de junho de 2011 22:55

    Ola amigo Lu

    não sabia que existia o dia mundial dos ocenos, acho que isso devia ser mas divulgado, pois os nossos oceanos pedem socorro, e a população precisa ser melhor orientada sobre o que fazer para contribuir para melhorar nossos oceanos, muito bom esse post muito informativo.

    melhoras pra vc Lu
    estamos torcendo pela sua melhora

  • Geyme Lechner says:
    9 de junho de 2011 02:12

    Oi Lu!!! Como vc está, queridao? Melhorou mesmo?? Que coisa, hein... Vc já é a terceira pessoa que conheco (ainda que virtualmente) atacada pela dengue... o negócio parece que está feio por aí...

    Bem, enquanto eu ando divulgando escritores pelo blog, vc anda divulgando os dias esquecidos por aqui. Tb nao conhecia o dia do oceano, (mas desde que comecei a visitá-lo, nao tinha conhecimento de muitos dias que vi por aqui), hehehe
    Lu, seja bem-vindo novamente!!!
    Beijao!!!

  • Anne Lieri says:
    11 de junho de 2011 11:58

    Lu,que belo e importante texto para conscientização de todos!Os oceanos precisam mais da nossa atenção e das autoridades!Parabéns!Bjs e bom fds!

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.