Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

21 de junho de 2013

Já é inverno no hemisferio sul


Imagem: goggle.com.br


21 de junho , O Inverno

Sabe-se que a Terra executa dois movimentos, um chamado de rotação (no qual ela gira sobre o próprio eixo) e outro chamado de translação (no qual ela gira em torno do sol) que dura cerca de um ano.
Nesse período que compreende o movimento, o tempo muda caracterizando as chamadas estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Em 21 de junho, devido à inclinação do eixo terrestre, o hemisfério sul recebe menos luz solar, marcando assim o início do inverno; consequentemente, em posição inversa, o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, dando início ao verão.
O inverno do hemisfério norte é chamado de "inverno boreal" (tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de março nesse mesmo hemisfério), e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral" (tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de setembro nesse mesmo hemisfério).
As diferenças climáticas no Brasil (País Continente) são muito acentuadas e, por isso as estações do ano acontecem de formas diferentes, oficialmente elas começam e terminam em determinadas datas.
O inverno é caracterizado pela baixa temperatura, por dias curtos e noites longas e é importante para a natureza, porque esta precisa descansar para recuperar as forças despendidas nas outras três estações e assim renovar o ciclo da vida.


O inverno , época em que a mente está naturalmente voltadas para o pensar .

As velas acesas são como flores do inverno.Elas falam de luz acesa por seres humanos, em contraste com a crescente escuridão do mundo exterior. Elas não duram mais que as flores.
Elas trazem mais preocupação e precisam de mais cuidados que as lâmpadas elétricas e por isso podem ser relacionadas mais fortemente com a vivência humana do que qualquer mecanismo.
Elas espelham a atividade interior do pensar que se renova por si mesmo durante o inverno.As velas são testemunho de que há luz acesa nas mentes humanas para encontrarmos a inspiração enviada dos céus.
Na superfície da terra reina quietude, as plantas recolheram-se com suas sementes para debaixo da terra, sol está baixo o ar está frio, e o regente do inverno O Arcanjo Gabriel se movimenta neste período, ele promete que a luz celestial irá nascer novamente na terra.Ele traz para a alma humana a sabedoria que fala do nascimento do que é espiritual dentro do mundo terrestre.
O mistério da época de João é o da alma humana preenchida com devoção para com a graça do Cristo ; esta alma é dotada de luz e calor do espírito individual que nele vive.
Na festa de São João o fogo do espírito penetra na vontade humana com o objetivo de ter a coragem criativa necessária para se tomar o caminho de uma futura ressurreição e ascensão
Fogueira: calor que acende nossos corações para dar os impulsos do entusiasmo e do calor que acompanham os nossos atos.

Muita Calma neste Inverno!
Cuidados com a alimentação nesta estação.
Muita calma neste inverno!
Cuidados com a alimentação nesta estação

Com a chegada dos dias mais frios, o nosso hábito alimentar acaba mudando um pouco. Os pratos ricos em gordura e consequentemente calóricos parecem exercer uma atração irresistível no organismo, até porque são fontes ricas de energia. Isso acontece, pois em temperaturas mais baixas sentimos necessidade de consumir um maior aporte de alimentos.
Por que isto acontece? Isto ocorre porque o inverno acelera a taxa metabólica e, portanto, propicia a queima de mais calorias do que em temperaturas normais. De acordo com a nutricionista Márcia Daskal Hirshbruch, da Recomendo Consultoria Nutricional, de São Paulo, estudos feitos nas últimas duas décadas e comprovados no atendimento clínico mostram que há uma tendência de terminar o inverno com dois a cinco quilos a mais.
Quando o termômetro baixa, a tendência é deixar de lado a comida mais leve e rica em água (frutas, legumes e verduras) e servir-se de porções maiores de carnes, cereais, massas e queijos. A origem dessas trocas está na necessidade de o organismo se adaptar à temperatura ambiente. Ainda de acordo com Hirshbruch, no calor, temos mais sede e menos fome.
Preferimos alimentos mais frescos para compensar a transpiração. No inverno, a necessidade de repor água é menor. E damos preferência a alimentos com gordura, mais calóricos e de digestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo.
Porém, embora ocorra uma discreta elevação no gasto de combustível do corpo para manter a temperatura em níveis estáveis, ela não é grande o suficiente para justificar o aumento da ingestão de calorias. “Em países onde o inverno é rigoroso e as temperaturas caem a menos de zero, a necessidade de repor estoques de energia pode se elevar. Mas isso não é verdade no Brasil, onde o inverno é quase sempre ameno”, afirma a nutricionista Carolina Sapienza, do Movere Núcleo de Atividades Esportivas, em São Paulo.
De fato, esse aumento não chega a 10% do gasto diário de calorias para manter o organismo funcionando. Não serve, portanto, de desculpa para encher o prato com queijos e pães nem para aposentar a salada.
E, por incrível que pareça, alguns especialistas enxergam no inverno um aliado potencial do emagrecimento. “O fato de o metabolismo estar mais predisposto a aumentar a queima de calorias, nem que seja só um pouquinho, favorece o emagrecimento de quem mantém a dieta e o ritmo dos exercícios”, diz o fisiologista Zogaib.
Apesar da conjuntura favorável, a ideia de fechar a boca no inverno não encontra grande receptividade.“É nessa época que o movimento do consultório diminui mais”, diz a nutricionista Evie Mandelbaum Garcia, de São Paulo, autora do livro Cuidado, olha o crachá no prato! (Ed. Alegro).
DICAS
Preparar sobremesas à base de frutas, como banana e maçã ao forno, e pode-se adicionar canela para realçar o sabor sem aumentar o teor calórico.
Outras boas opções são as sopas de legumes e leguminosas (ervilhas, feijões, grão de bico e lentilhas), que além de serem saborosas e nos esquentar, são nutritivas.
Outro cuidado que devemos tomar é com a hidratação, pois muitas pessoas no frio acabam deixando de beber água. Não esqueça que é necessário tomar 2 litros por dia.
Uma certa preguiça é típica desta época, porém o exercício físico ainda é um dos recursos mais recomendados para a manutenção da saúde e do peso adequado, no inverno ou no verão.
Não esqueça de cada alimento tem sua safra. Os alimentos podem ser encontrados em quase todos os meses do ano, mas, na época certa, eles são mais baratos e de melhor qualidade. Nesta estação, aproveite para consumir abóbora, batata-doce, brócolis, cará, espinafre, inhame, mandioca, rabanete, rúcula, abacate, banana-prata, laranja-lima, maracujá, melão, morango, coco e tangerina.




                                 
Fonte: www.olharpedagogico.com,  www.festascristas.com.br ,                   
www.nutrijr.ufsc.br


Repostando em época de férias juninas e copa das confederações.

5 comentários :

  • Geyme Lechner says:
    21 de junho de 2011 04:38

    Lu, Aqui, estamos com o pé no verao, apesar que por causa dessas "cousas" da natureza, o verao comecou frio, com chuva e apenas 12 graus, enquanto a previsao pro final de semana é de 33, vai entender, né?
    Mas enquanto vcs por aí tem que manter a dieta pra continuar em forma e ao mesmo tempo aquecidos, eu vou esperar o final de semana pra tomar aquele chopp escuro gelado!!!!! hehe


    Boa semana, querido! Beijo grande!!

  • Wanderley Elian Lima says:
    21 de junho de 2011 07:17

    Oi Lu
    Para mim o inverno é a melhor estação do ano. Alimenta-se melhor, dorme-se melhor, se tem disposição para tudo. A única coisa ruim é acordar cedo e sair para o trabalho. Adoro o inverno.
    Grande abraço

  • Carla Fernanda says:
    21 de junho de 2011 20:55

    Lu te desjo um lindo inverno. Frio por fora mais quebte por dentro.
    Beijosssss,
    Carla

  • Guará Matos says:
    22 de junho de 2011 11:04

    Olha o frio aí genteeeeee!
    Bj.
    ______
    Amigos Lu e Simone tenho postado apenas semanalmente.

  • Evanir says:
    18 de julho de 2013 23:31


    Fico imensamente feliz quando tudo
    se encaminha para a luz do bem e da verdade.
    Quando tudo , que eu acredito esta acontecendo comigo.
    Eu vejo a luz no final
    do túnel iluminando minha saída para um mundo
    risonho e muito mais feliz .
    Eu acredito na paz , que existe no amor
    e na verdade.
    Quando olhar à sua volta e só enxergar somente problemas,
    busque a verdade, que esta dentro do seu coração.
    Amigos verdadeiros é como anjos da guarda
    enviado dos céus , todos criados por Deus.
    Agradeço a Deus cada laço de amizade ,
    que eu criei nesse mundo.
    Hoje desfruto do amor e
    da bondade de vocês.
    Deus esteja sempre contigo
    nessa caminha longa das nossas vidas.
    Um abençoado final de semana,
    beijos e meu carinho hoje e sempre ,Evanir.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.