Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

11 de julho de 2011

A população do mundo em seu dia

Imagem: google.com.br

11 de Julho

Com mais de seis bilhões de pessoas, a população do mundo aumenta anualmente em 75 milhões, sendo que metade tem menos de 25 anos de idade. Jovens entre 15 e 24 anos somam um bilhão, o que significa dizer que existem 17 jovens em cada grupo de 100.
Mas o número de pessoas com mais de 60 anos, por sua vez, chega a 646 milhões, numa proporção de uma em cada dez.
Esse número ainda é acrescido todo ano em mais de 11 milhões, o que caracteriza um envelhecimento da população mundial.
Conforme estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2050, a porcentagem de jovens com menos de 15 anos de idade deve diminuir de 30 para 20%, enquanto a quantidade de idosos deve crescer 22%, alcançando um total de dois bilhões de pessoas com idade avançada.
"O Dia Mundial da População chama a atenção da opinião pública para a importância que se deve dar à evolução do tamanho da população mundial e de cada país, de sua estrutura por idade, raça, gênero etc.
A população é agente e objeto de toda e qualquer política pública. Uma visão realista da crítica demográfica do país é imprescindível para os jovens de hoje, pois oferecerá a eles elementos preciosos para que possam formar convicções, exercer opções e definir trajetórias de vida para as próximas décadas."
José Alberto Magno de Carvalho

O crescimento populacional é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população dividida por uma unidade de tempo. O termo população pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas aqui refere-se aos humanos.
A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas. Em 2000 já havia mais de 6 bilhões e em 2010 ultrapassou 6.77 bilhões de humanos no planeta.
Para um estudo da população, é essencial a análise estatística acompanhada das características históricas e geográficas das sociedades existentes no planeta. Alguns locais que apresentam elevadas taxas de densidades demográficas são: Sudeste Brasileiro, nordeste dos Estados Unidos da América, leste da China e sul da África. Cada umas dessas regiões tem as suas particularidades socioeconômicas, culturais e ambientais.
De acordo com os dados obtidos junto à ONU, no nosso planeta vivem mais de 6,3 milhares de milhão de pessoas. Dessas, mais de 75% vivem em países subdesenvolvidos e com menos de dois dólares por dia, 22% são analfabetos, metade nunca utilizou um telefone e apenas 25% têm acesso à internet.

Crescimento da população mundial
PopulaçãoAnoTempo para o próximo bilhão (em anos)
1 bilhão1802126
2 bilhões192833
3 bilhões196113
4 bilhões197413
5 bilhões198712
6 bilhões199911
7 bilhões*201115
8 bilhões*202624
9 bilhões*205020
10 bilhões*207026
11 bilhões*2096não calculado

Fontes: Wikipédia, outros sites




































                                                 

5 comentários :

  • Julio Cesar says:
    11 de julho de 2011 15:50

    E como cresce esta população deste mundo de meu Deus.
    Isto é Incrível!

  • Simone Oliveira says:
    11 de julho de 2011 15:52

    Esta matéria é de uma importância real para quem gosta de acompanhar os nº do crescimento da população.

  • Geyme Lechner says:
    12 de julho de 2011 04:55

    Oi Lulu!!!

    Ainda lembro quando aprendi na escola que a populacao mundial era de 4,5 bilhoes de pessoas... parece que eu parei no tempo, pois ainda tinha essa estatística na memória... Como crescemos demograficamente, credo!!!!!! Alguns países europeus estao envelhecendo, pois nao há mais criancas, enquanto outros.... Famílias mais pobres, mais filhos, países mais ricos, cada vez menos criancas... Vamos ver a nova estatística em 10 anos...
    Bom comecinho de semana!!
    beijo grande!!!!!!!

  • Carla Fernanda says:
    12 de julho de 2011 11:50

    Cresce a população e muito, principalmente no Brasil, depois da bolsa família e o descaso cada vez maior à educação.
    Beijos Lu e bom dia!!
    Carla

  • Dom Quixote (Thomaz) says:
    12 de julho de 2011 20:45

    A população mundial tem crescido a taxas bem menores do que no século passado. Interessante é o chamdo "bonus demográfico", que sugiro consultem no wikipedia.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.