Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

25 de setembro de 2011

Começa a preocupação com as diarréias e a desidatração

SAL CONTRA A DESIDRATAÇÃO

O soro caseiro é a maneira mais rápida de evitar a desidratação em crianças com diarréia.
A doença ainda mata cerca de 3 milhões de crianças nos países em desenvolvimento, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. A diarréia pode levar à morte devido à perda de água, sais minerais e potássio.
Quando cuidadas adequadamente, a maior parte das crianças com diarréia evolui sem desidratação e, dentre aquelas que desidratam, 95% podem ser reidratadas por via oral.
No início dos anos 60 desenvolveu-se a composição do Sal de Reidratação Oral, (SRO), uma substância capaz de hidratar o paciente por via oral sem necessidade de hidratação venosa.
A Organização Mundial de Saúde, elaborou o SRO e passou a distribuí-lo em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento.
O SRO é distribuído em Postos de Saúde pelo Ministério da Saúde. O pacote deve ser diluído em 1 litro de água limpa e ingerido após cada evacuação líquida. Cada embalagem é composta por cloreto de potássio, cloreto de sódio, nitrato de sódio e glicose.
Esse tipo de tratamento passou a se chamar Terapia de Reidratação Oral (TRO), com a finalidade de reidratar o paciente repondo os líquidos perdidos pela doença.
Como nem todas as pessoas que sofrem de diarréia têm acesso ao SRO, uma alternativa é o uso da Solução Sal Açúcar (SSA), ou Soro Caseiro, muito divulgado pela Pastoral da Criança, organismo de Ação Social da CNBB, junto com o Ministério da Saúde.
A solução Sal Açúcar, ou simplesmente soro caseiro, como é mais conhecida no Brasil, é constituída de água, sal e açúcar.
A utilização do soro caseiro como terapia para evitar a desidratação grave é bastante vantajosa devido ao baixo custo, à boa aceitação pela comunidade, disponibilidade de seus ingredientes no domicílio e facilidade de preparo. Além disso, não é dependente de sistema de fornecimento, o que contribui, para que a criança receba tratamento precoce logo no início da diarréia a fim de prevenir a desidratação.
É importante que a solução tenha sido preparada de forma adequada e que seja fornecida em quantidades suficientes para repor as perdas. É necessário também que a freqüência da sua administração esteja relacionada com os episódios de evacuações líquidas e que o tratamento seja iniciado tão logo se inicie a diarréia.

Soro Caseiro ou Solução Sal Açúcar (SSA)

ÁGUA: 1 litro
SAL de cozinha: 1 colher de chá rasa - equivale a cerca de 3,5g.
AÇÚCAR: 02 colheres de sopa cheias - equivale a cerca de 40g.
O soro deve ser ofertado aos poucos, após cada evacuação ou vômito, podendo ser utilizado por até 24 horas após o preparo.

Como fazer soro caseiro

Para fazer soro caseiro:
Lave as mãos. Pegue um copo de água filtrada ou fervida. Acrescente um punhado de açúcar e uma pitada de três dedos de sal. Misture bem.

Você também pode utilizar a colher-medida, distribuída nos postos de saúde. Usando a colher, misture com a água duas medidas rasas de açúcar e uma medida rasa de sal, como mostra o desenho abaixo
                                 
Fonte: www.salcisne.com.br, www.invivo.fiocruz.br  

                              

2 comentários :

  • Artes e escritas says:
    25 de setembro de 2011 00:12

    Gostei da sua iniciativa para a boa saúde! Um abraço, Yayá.

  • Prof. Adinalzir says:
    25 de setembro de 2011 21:36

    É isso aí. Temos todos que nos precaver. Todo cuidado é pouco.
    Valeu pela iniciativa!

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.