Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

13 de outubro de 2011

Dias comorativos de outubro - Dia do fisioterapeuta



13 de Outubro No dia 13 de outubro de 1969, foi regulamentado o Decreto Lei 938 que define como atividade específica do fisioterapeuta o desenvolvimento e a conservação da capacidade física de um paciente, além de ser reconhecido como profissional de nível superior. Desde então, o dia do fisioterapeuta passou a ser comemorado nesta data.

O QUE FAZ?

O fisioterapeuta trata doenças e lesões causadas por acidentes, má-formação genética ou vícios de postura, seja prevenindo, reabilitando ou curando.
A prevenção é considerada, inclusive, a primeira atribuição da fisioterapia, cujo profissional deve alertar e orientar o paciente sobre a necessidade de adotar procedimentos adequados em determinadas situações.
A fisioterapia de reintegração ou reabilitação visa reintegrar a pessoa à sociedade. Geralmente o fisioterapeuta estimula o potencial neurológico do paciente que sofreu lesões na área neurológica ou perdeu algum dos membros.
Já a fisioterapia curativa tem o objetivo de devolver os movimentos perdidos em decorrência de lesões graves ou restabelecer a força e vitalidade dos músculos.
Independente do tipo de intervenção, o fisioterapeuta pode atuar em vários ramos da medicina como a ortopedia, obstetrícia, pediatria, geriatria, reumatologia, medicina esportiva, neurologia, cardiologia e pneumologia.
O profissional pode escolher uma dentre várias das áreas existentes no mercado de trabalho, incluindo fisioterapia clínica, trabalhando em hospitais, consultórios, clínicas, centros de reabilitação e ambulatórios; saúde coletiva, onde elabora programas de saúde; educação, lecionando ou desenvolvendo pesquisa e em saúde esportiva, recuperando atletas. Além de se especializar em determinadas atividades terapêuticas como acupuntura, quiropraxia e osteopatia.

ONDE ESTUDAR?

Com duração de 4 a 5 anos, o curso superior em Fisioterapia tem disciplinas específicas como Anatomia, Bioquímica, Biofísica, Histologia, Embriologia, Fisioterapia, Metodologia, Prática Desportiva, Psicologia, Fisiologia, Microbiologia e Imunologia, Patologia, Primeiros Socorros, Saúde Pública, Cinesiologia e Cinesioterapia.

Instituições que disponibiliza esse curso em Salvador Bahia: UFBA,  Unijorge, FIB, Escola Baiana de Medicina e Saúde Públic, FADBA, FTC, UNIFACS, UCSAL, FACED, Faculdade Adventista da Bahia.


Fonte: www.ibge.gov.br

4 comentários :

  • Maria Helena says:
    13 de outubro de 2011 14:27

    Amigo, saudade de estar aqui e sair com mais conhecimento. Muito oportuno o post sobre o dia do fisoterapeuta. Você sempre atento aos acontecimetos e datas que marcam o cotidiano.
    Obrigada pelo carinho! Tenha certeza que você está presente lá no blog mesmo quando não se faz presente em forma de comentário. Sua presença é sentida em forma de amizade.
    Eu ando meio atarefada pois trabalho com vestibulandos e na proximidade das provas fico sem tempo de comentar com mais assiduidade. Mas quando puder farei uma visitinha a meu querido amigo!
    Abraços!

  • Aleatoriamente says:
    13 de outubro de 2011 16:59

    Muito bacana Lu.
    Sabe? era uma das profissões que eu adoraria fazer, se não amasse tanto biologia.

    Beijinho querido

  • Anne Lieri says:
    13 de outubro de 2011 18:37

    Luiz,muito legal essa informação sobre o fisioterapeuta!Minha filha tem esse curso como uma de suas possiveis escolhas e acho uma profissao muito nobre!Obrigada por seus comentários tão gentis em meu blog!São versos simples,mas de coração...rss...como naquela musica!Bjs,

  • José María Souza Costa says:
    13 de outubro de 2011 19:46

    E eu a dois anos atrás, precisei desse PROFISSIONAL, por mais de 40 dias. Em muitos momentos, rastejava-me, e não conseguia andar. Tenho um carinho e um sentimento de agradecimento por esse dedicado humanista.
    Por este espaço, desejo a cada um,felicidades e paciências, mil.
    abraços e felicidades, sempre

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.