Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

24 de março de 2012

Exploração do entorno

Conhecer a localização das pessoas e dos objetos de uso cotidiano para desenvolver a noção de espaço

Ao explorar espaços e objetos na pré-escola, a criança aprende que nada é isolado e que os sistemas naturais e sociais estão intimamente relacionados. Estudar ambientes e contextos de vida variados faz com que os pequenos ampliem sua visão de mundo. Quanto mais eles conhecem espaços diferentes de onde vivem, o mundo se torna mais acessível e funcional - as crianças conhecem a diversidade cultural e começam a estabelecer comparações entre sua cultura, seu lugar e o do outro.
Algumas atividades possíveis na rotina da pré-escola propiciam que as crianças aprendam a se orientar e possam explorar os espaços da escola. Até os 5 anos, é importante que elas dominem a localização das pessoas (onde fica a professora, a merendeira, a diretora), dos espaços da pré-escola (a cozinha, os banheiros, a enfermaria, a sala de leitura etc.) e dos objetos habituais (canecas, escovas de dente, brinquedos, livros). Estimule que façam perguntas cada vez mais complexas e ofereça boas respostas. Incentive também os momentos de pesquisa, de conversa com a turma e não deixe de apresentar imagens de outros espaços e objetos que ainda não são comuns no dia a dia das crianças para que elas se familiarizem.
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo, é "a partir de sua interação com os objetos e mediada pelo convívio com as outras pessoas, por informações veiculadas através dos meios de comunicação e por imagens que capta visualmente, que a criança elabora noções onde se misturam a fantasia, o pensamento mágico e algumas tentativas de formulação lógica". Por isso, quanto mais oportunidades os pequenos tiverem de exploração e experimentação organizadas e mediadas pelo professor, maiores são as chances que eles têm de ressignificar as próprias hipóteses. E é assim que, aos poucos, as crianças constroem e ampliam seus conhecimentos científicos.
Para estimular essas situações, uma opção é organizar cantos variados para as brincadeiras nas salas de atividades. Planos de trabalho que envolvam a construção, a experimentação e a investigação de situações de observação e análise de determinado fenômeno, organizadas pelo professor na sala de atividades ou no parque são muito bem vindas. E não se esqueça de envolver as crianças nesse processo. A participação delas é importante para que aprendam a conservar os materiais de uso coletivo e individual. No eixo natureza e sociedade é fundamental que todos interajam com ambientes variados e com as pessoas que neles habitam.






Paula Nadal

3 comentários :

  • ZilMar says:
    25 de março de 2012 15:31

    oi Lu,parabéns pelo texto!

    é um fato tudo o que vc colocou nesse texto...e deve ser aplicado com bastante seriedade ,pois o futuro de nossas nossas crianças pode ou não estar comprometido dependendo da seriedade com que os profissionais se comprometem...

    um grande abraço!

    Zil

  • Prof. Adinalzir says:
    25 de março de 2012 18:13

    É isso aí! Temos que ensinar adequadamente as nossas crianças para que não se possa punir os homens.
    Parabéns pelo post! :-)

  • ONG ALERTA says:
    26 de março de 2012 23:16

    Usar bom senso e eresponsabilidade, abraço Lisette.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.