Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

1 de maio de 2012

Primeiro de maio - dia do trabalho ou do trabalhador?

PRIMEIRO DE MAIO

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada detrabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo
Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.


A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade.
Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória aos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.

Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho,   www.brasilcultura.com.br

7 comentários :

  • Aleatoriamente says:
    1 de maio de 2012 08:11

    Parabéns a todos nós nesta data.
    Um abraço Lu e que neste dia de hoje possamos, descansar um pouco também né? Risos...

    Amei o texto.
    Beijão e bom feriado.

  • Iza says:
    1 de maio de 2012 09:41

    Lindo texto! Um ótimo feriado! Beijos!

  • Anne Lieri says:
    1 de maio de 2012 12:32

    Lu,sempre gosto de vir aqui e saber sobre essas datas comemorativas que vc explica de maneira didática e muito gostosa de ler!Bjs e bom feriado!

  • muito ainda falta para q esta data efetivamente possa ser comemorada com dignidade ... mas caminhamos ... lentamente mas caminhamos ...

    ps: gostei da revelação de parte do perfil do Lu lá no enfim ... acho q suas vivências te tornaram esta pessoa adorável q és hoje ...

    bjão querido

  • Pedro Luis López Pérez says:
    1 de maio de 2012 15:22

    Desde aquella ocasión se han logrado muchos derechos que, ahora, parece que estan destinados a disminuir.
    Un abrazo.

  • Suzy says:
    1 de maio de 2012 21:07

    Com certeza é o dia do trabalhador. Dia do trabalho é todo dia...rs
    Abraços, amigos ;)

  • Maria Helena says:
    1 de maio de 2012 23:20

    Amigo, você sempre nos traz postagens maravilhosas e de muita utilidade. Adoro! Feliz dia do trabalho para nós!

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.