Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

20 de maio de 2012

Vamos parabenizar a cidade de Palmas TC



No dia 20 de maio de 1989, nascia mais uma cidade brasileira projetada: Palmas.
Criada para ser a capital definitiva do estado do Tocantins, sediando os órgãos administrativos, Palmas tem apenas 14 anos de vida, mas muita coisa para mostrar.

CIDADE JOVEM

Cidade planejada, localizada no centro de Tocantins, Palmas começou a ser construída em 1989 após o lançamento da pedra fundamental no dia 20 de maio do mesmo ano.
Seu território é formado pelo desmembramento de parte dos municípios Porto Nacional e Taquarassu do Porto. E seu nome foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada na barra do rio Palma com o rio Paraná, em 1809.
Torna-se capital definitiva de Tocantins em 1o de janeiro de 1990. Desde a criação do estado, em 1988, até então, Miracema de Tocantins era a capital provisória.

VERDE QUE TE QUERO VERDE

Considerada pela Sociedade Brasileira de Arborização uma das cidades mais arborizadas do país, Palmas produz 1 milhão e 500 mil mudas de plantas ornamentais por ano, plantadas em canteiros, jardins e parques. Para preservar o verde característico do município, a prefeitura dispõe de um serviço de transporte das plantas em idade adulta do seu habitat para ruas e avenidas. Essa iniciativa resulta num ganho de até dois anos em termos de arborização, proporcionando um clima agradável.

Palmas

Localização: região central
Área: 2.219 Km²
Aniversário do município: 20 de maio

História

Planejada para ser a capital do Tocantins, Palmas foi criada em 20 de maio de 1989 (pouco tempo depois da criação do Estado) e instalada em 1º de janeiro de 1990, após a transferência da capital provisória, Miracema.
O primeiro passo para o planejamento da capital definitiva foi dado logo após a eleição do governador Siqueira Campos, em 15 de novembro de 1988, que solicitou levantamento para definir a localização de uma cidade que lhe possibilitasse ser um pólo de irradiação de desenvolvimento econômico e social do Estado. O resultado do estudo determinou uma área localizada entre os municípios de Porto Nacional e Taquaruçu do Porto, a leste do povoado do Canela.
A instalação de Palmas só foi possível com a transferência da sede administrativa do município de Taquaruçu para Palmas, tornando o prefeito eleito de Taquaruçu, Fenelon Barbosa, o primeiro prefeito de Palmas. Com esta decisão, Taquaruçu do Porto transformou-se em Distrito de Palmas, assim como Taquaralto e Canela.
O nome de Palmas foi escolhido em homenagem à comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista do norte goiano, e também pela grande quantidade de palmeiras na região.

Atrativos

Pólo ecoturístico de Taquaruçu, pólo ecoturístico da Serra do Lajeado e lago de Palmas.

Festas populares

Festejos de São José
Festas juninas
Fecoarte
Fenepalmas
Carnapalmas (carnaval fora de época)
Carnaval e aniversário da cidade.

Padroeiro

São José (19 de março)
Fonte: I B G E,   to.gov.br



Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/palmas/palmas.php#ixzz1vGS6RHcL

2 comentários :

  • Pelos caminhos da vida. says:
    20 de maio de 2012 09:07

    Parabéns Palmas...

    Seu espaço está cada vez mais lindo.

    Bom domingo Lu.

    beijooo.

  • Tunin says:
    20 de maio de 2012 14:24

    Palmas é uma cidade que nasceu para vencer.
    Junto-me a todos os filhos (adotivos e naturais) para parabenizá-la e desejar que o progresso cada dia seja mais presente.
    Aqui se tem história. Parabéns a você também, Lu.
    Abração.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.