Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

9 de julho de 2012

Mais da história política brasileira

Imagem Google

Para que não morra e fique no esquecimento dos brasileiros, esta data está para a história política brasileira um dos marcos dos acontecimentos nacional, assim como o 2 de julho para na Bahia. Nós brasileiros temos que ficar por dentro destes acontecimentos, pois a história do brasil político não pode cair em esquecimento e ou ser esquecidas, temos que nos inteirarmos com toda a real história do nosso pais.


09 de Julho

Um dos mais importantes acontecimentos da história política brasileira ocorridos no Governo Provisório de Getúlio Vargas foi a Revolução Constitucionalista de 1932, desencadeada em São Paulo. Foram três meses de combate, que colocaram frente a frente nos campos de batalha forças rebeldes e forças legalistas.
Quando Getúlio Vargas subiu ao poder, após o golpe de 1930, não respeitou a autonomia de São Paulo, nomeando um Interventor de fora, não conservando seu Presidente (nessa época os governadores eram denominados Presidentes).
Isso desgostou os paulistas, sobretudo os dirigentes do Partido Republicano Paulista (PRP), que não se conformavam com o fato de São Paulo estar sendo comandada por um "estranho".
No dia 25 de janeiro de 1932, aniversário da cidade, houve um imenso comício na Praça da Sé, colorido com bandeiras do município. Partidos políticos que eram rivais estavam unidos.
O descontentamento foi aumentando e o povo se revoltou.
Em 22 e 23 de maio, estudantes e populares queimaram e empastelaram as redações dos jornais ditatoriais e, nesse conflito, foram mortos quatro estudantes de Direito: Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo. O nome dos quatro serviu para no futuro designar o movimento paulista: MMDC. O primeiro a morrer foi Camargo, justamente o estudante que era casado e pai de três filhos.
A idéia de revolução tomou conta de todos, sem distinção de classe social. São Paulo estava confiante da vitória, pois contava com o apoio dos militares de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.
Mas somente Mato Grosso manteve-se leal a SP. O comandante da Revolução era o general Isidoro Dias Lopes, apoiado fortemente pelo contingente de Mato Grosso, comandado pelo general Bertoldo Klinger.
No dia 9 de julho de 1932, o Interventor Pedro de Toledo telegrafava ao ditador Getúlio Vargas: "Esgotados os meios que ao meu alcance estiveram para evitar o movimento que acaba de se verificar na guarnição desta Região ao qual aderiu o povo paulista, não me foi possível caminhar ao revés dos sentimentos do meu povo". Começava a Revolução Constitucionalista.
revolução teve apoio de amplos setores da sociedade paulista.
Pegaram em armas intelectuais, industriais, estudantes e outros segmentos das camadas médias, políticos ligados à República Velha ou ao Partido Democrático. O que os movia era principalmente a luta antiditatorial.
Fonte: Fundação Getúlio Vargas; Soleis

5 comentários :

  • Nogg Empreendimentos says:
    9 de julho de 2012 10:18

    Quer uma maneira de aumentar a divulgação do seu site?
    Acesse o DivulgaBlog. É completamente gratuito, simples de usar e em poucos minutos o seu blog estará cadastrado na nossa base de blogs e visível para milhares de usuários.
    Dê uma conferida ! http://www.divulgablog.com.br/

  • José María Souza Costa says:
    9 de julho de 2012 11:59

    Vim lembrar-lhe, que o link do seu blogue, encontra-se disponivel, desde já, ao lado direito das minhas publicações. E fazer um pedido de desculpas. Uma Agencia, cuida da apresentação do meu blogue. É por isso, a demora, em colocar os blogues que sigo, em disponabilidades. Mas, confesso que estamos corrigindo essa falha. Deixemos aqui, os nossos pedidos de desculpas. Aos meus seguidores, aos meus leitores, tenho para com eles, um sentimento de respeito e de contentamento em tê-los, aqui. Sem voces, o meu blogue perde o significado da existência. Estamos honradamente gratos, por termos ao nosso lado.
    Um abraço do
    Jose María Souza Costa

  • Evanir says:
    10 de julho de 2012 01:44

    Bom Dia Amigo.
    Demoro mais volto se tem algo enesquecivel na minha vida são minhas lindas amizades.
    Gostei da sua postagem só encontrei seu blog explicando o feriado de hoje.
    Tem pessoas que já tem bastante idade não sabe dizer porque hoje é feriado.
    Linda semana meu amigo querido beijos,Evanir.

  • Tunin says:
    10 de julho de 2012 12:37

    Excelente documento histórico, Lú! Veio para ativar a nossa memória.Você sempre antenado.
    Obrigado pelos comentários tão amáveis lá no blog.
    Abração.

  • Anne Lieri says:
    10 de julho de 2012 18:23

    Lu,vc sempre com postagens em dia e essa revolução é meio esquecida até pelos paulistas!Muito bom saber mais sobre o assunto!bjs e meu carinho,

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.