Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

30 de outubro de 2012

A reforma Protestante em seu dia


Em 31 de outubro



Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517  na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco solas.
Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-Reforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.
O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo.
As 95 Teses de Lutero, Disputatio pro declaratione virtutis indulgentiarum, 1522

Contrarreforma

Imediatamente após o início da Reforma Protestante, a Igreja Católica Romana decidiu tomar medidas para frear o avanço da Reforma. Realizou-se, então, o Concílio de Trento (1545-1563), que resultou no início da Contrarreforma ou Reforma Católica, na qual os Jesuítas tiveram um papel importante. A Inquisição e a censura exercida pela Igreja Romana foram igualmente determinantes para evitar que as ideias reformadoras encontrassem divulgação em Portugal, Espanha ou Itália, países católicos
O principal acontecimento da contra-reforma foi o Massacre da noite de São Bartolomeu. As matanças, organizadas pela casa real francesa, começaram em 24 de Agosto de 1572 e duraram vários meses, inicialmente em Paris e depois em outras cidades francesas, vitimando entre 70.000 e 100.000 protestantes franceses (chamados huguenotes).
Protestantismo
A seguir, uma tabela ilustrando o surgimento das diferentes correntes ou ramos do Protestantismo através dos séculos.
Fonte: Wikipédia 

Neste dia se comemora o dia  das Bruxas e dia mundial dos Comissários de Voo  Vamos aplaudir e parabenizar a todos.

5 comentários :

  • Tunin says:
    31 de outubro de 2012 10:29

    Grande homem de Deus! Teve a coragem de enfrentar todo o poderio e mostrar a verdadeira vontade de Deus através da correta interpretação da bíblia sem a maquiagem da vontade do homem.
    Adoração somente ao Senhor Jesus. E para irmos a Deus só há um caminho: JESUS! Se há outro discurso, é enganoso porque a palavra de Deus assim nos fala.
    Gostei muito do seu post, Lú!
    Abração.

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    31 de outubro de 2012 10:38

    Como todas as demais instituições esta tb se perdeu em suas promessas de reformas ... todas iguais sem tirar nem por ... não faço parte do grupo q acredita ou segue qualquer instituição religiosa ... melhor ... sou radicalmente contra todas elas ...

    bjão querido

  • José María Souza Costa says:
    31 de outubro de 2012 13:06

    Estimado, Amigo.

    Para mim, uma postagem didática, e, por isso, e tão somente por isso, tenho recomendado principalmente aos estudantes.
    Fenomenal. Um abraço.

  • Anne Lieri says:
    31 de outubro de 2012 16:18

    Lu,sempre nos mantendo bem informados sobre tudo!Um artigo excelente sobre o inicio do protestantismo no mundo e depois vieram tantas correntes!Tem razão!Bjs e feliz Halloween pra vc e sua familia!

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    1 de novembro de 2012 11:30

    Pois então Lu! Qdo digo o q digo estou de cadeira para falar ... foram 25 anos ou mais de militância e engajamento na esperança de algo novo e o q vi no final foi a mais absoluta traição de todos os princípios e o pior, tão ordinários qto os outros ... para mim NUNCA MAIS!

    Obrigado pelo carinho e estou aqui em restabelecimento ... tudo há de ficar bem ...

    bjão

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.