Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

18 de janeiro de 2013

Medicina Ortomolecular

Definição

Teoricamente, a Medicina Ortomolecular (MO) se preocupa em corrigir qualquer desequilíbrio na constituição molecular do indivíduo, principalmente porque a maioria das patologias vêm acompanhada por alterações da composição bioquímica do organismo. Isto significa que uma correção, principalmente nutricional, provocaria um restabelecimento da homeostase (equilíbrio) interna. Portanto, a MO é usada tanto para prevenir como para tratar doenças.

Como Atua

A MO atua no indivíduo através de quatro vias :
Repondo uma substância que esteja em falta no organismo. Exemplo: Na pelagra usa-se vitamina B3.
Fazendo a eliminação ou inibição da absorção de uma substância tóxica no organismo. Exemplo: quelação pelo EDTA.
Aumentando a concentração de uma substância que mesmo estando com seus níveis normais, tem um efeito farmacológico quando em concentrações mais altas. Exemplo: utilização de vitamina C na gripe.
Combatendo o excesso de radicais livres (RL) responsáveis por uma série de patologias identificadas pela MO .
As matérias-primas utilizadas como medicação são, na maioria das vezes, substâncias que existem normalmente no organismo :
Vitaminas
Sais minerais
Aminoácidos
Lipídios
Hormônios
Antioxidantes
etc.
Em algumas ocasiões a MO lança mão de agentes terapêuticos provenientes de alimentos comuns por meio de um aconselhamento nutricional em que chamamos de Alimentação Funcional.
Tudo isso faz com que a Medicina Ortomolecular seja uma medicina natural com uma característica até agora inédita nesta área: o suporte dos conhecimentos mais recentes da medicina moderna.
Portanto, a Medicina Ortomolecular é uma especialidade médica que procura restabelecer o equilíbrio molecular do organismo.
Carlos Augusto Anselmo Abrahão
Fonte: www.cremerj.org.br
Medicina Ortomolecular
A terapia ortomolecular é um tratamento que consiste em proteger o organismo contra a agressão dos " radicais livres ", que dão origem a problemas de saúde como doenças degenerativas (artrites, câncer...), ao mal que afringe a grande parte da população - o stress - e a outros tipos de doenças, além de proporcionar o envelhecimento precoce e diversas alterações a nível orgânico, fisiológico e estético, tornando-se assim a terapia ortomolecular uma excelente maneira de se previnir também contra as doenças da 3 idade.
Para promover este bem estar que a terapia ortomolecular proporciona, é necessário fazer periodicamente o exame da gôta de sangue (teste do hlb) no qual se detecta o nível de destruição sanguínea causada pelos radicais livres, (substâncias produzidas pelo oxigênio, pelo stress, fumaça de cigarro, por metais tóxicos), e que através deste controle dos radicais livres, realizado com o uso de antioxidantes, o médico ortomolecular consegue melhorar o padrão de vida dos pacientes, e em certos casos previnindo contra futuros males.
Através do mineralograma do cabelo (exame do cabelo) realizado nos estados unidos, é possível detectar deficiências minerais essencias do nosso corpo precocemente, como por exemplo o cálcio (osteosporose), o lítio (depressão), o selênio (poderoso destruidor dos radicais livres), e também se há a presença de metais tóxicos causadores de sintomas e doenças, como por exemplo o alumínio (diminuição da memória), o chumbo (enxanquecas, tonturas), mercúrio (alteração do humor), níquel (queda dos cabelos).
Desta forma a terapia ortomolecular procura previnir através:
Do mineralograma do cabelo,
Exame do cromossomo para detectar infarte em pessoas jovens,
Exames de marcadores de canceres de mama, próstata, útero, fígado, intestino;
E auxiliar no tratamento de doenças como:
Stress;
Diabetes;
T.p.m
Menopausa;
Artrites;
Osteoporose
E diversas outras doenças;
Com isso, a reposição dos minerais essencias e a retirada dos tóxicos, a terapia ortomolecular consegue um equilíbrio do nosso corpo.
Fonte: www.medicinaortomolecular.com.br

Republicando em tempos de férias.

10 comentários :

  • Professora Carla Fernanda says:
    17 de novembro de 2010 07:02

    Bom dia Lu! O Marido de uma amuiga minha é médico ortomolecular e eu tenho vontade de fazer uma consulta, um tratamento mesmo. Parece muito eficiente. Tenho algumas amigas que se tratam dessa forma e estão muito bem.
    Beijos,
    Carla

  • FERNANDO says:
    17 de novembro de 2010 08:19

    Oi, Luizão.
    Informações pra lá de interessantes, como de hábito. No entanto, uma vez que o assunto em pauta não é exatamente a minha praia, limito meu comentário ao abraço de sempre.
    Até mais ler, meu rei.

  • Blábláblá na rede says:
    17 de novembro de 2010 15:39

    Oie Lu...passando pra fazer uma visitinha e parabenizá-lo pelo blog.
    Somos amigos do BB...kiss...
    khelen.

    http://blablablanarede.blogspot.com

  • ONG ALERTA says:
    17 de novembro de 2010 16:59

    Acho que tudo é válido pela saúde, beijo Lisette.

  • Dom Quixote (Thomaz) says:
    17 de novembro de 2010 17:26

    Boas e úteis informações, como sempre! Um abraço, amigo Lu.

  • Talles Azigon says:
    18 de novembro de 2010 09:19

    eu passeando pela blosfera vi teu nome duas vezes no espalhando e no blog do guará então resolvi fazer-te uma visitinha

    a tendencia é evoluirmos mais e mais

    grandes abraços

    http://tallesazigon.blogspot.com/

  • Professora Carla Fernanda says:
    18 de novembro de 2010 22:28

    Oi! passando para dar boa noite!
    Carla

  • Meias de Seda (Suzy) says:
    19 de novembro de 2010 08:37

    Já experimentei e gostei.
    Abraços ;)

  • Paulo Braccini says:
    19 de novembro de 2010 11:25

    Gente! o Blog do Lu está de fazer inveja ao GOOGLE ... sabedoria e informação puras ...

    ;-)

  • Bicho do Mato says:
    25 de janeiro de 2013 11:04

    Oi amigo, tudo bem? Vim conhecer seu blog e achei muito interessante, já estou te seguindo. Gostaria de convidá-lo a visitar meu blog, onde posto minhas poesias, se gostar, ficarei muito honrado em tê-lo como seguidor. Desejo um ótimo fim de semana pra você, cheio de motivos para sorrir. Abraços do amigo Bicho do Mato. Até mais.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.