Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

4 de março de 2013

Fibras e sua importância para o organismo


Conhecendo as fibras

Imagem: Google

fibra tem um importante papel na alimentação.

Os estudos vêm mostrando que além de seu conhecido papel para o bom funcionamento do intestino, elas também auxiliam no combate ao colesterol, controle da diabetes e, de um certo modo, no emagrecimento.
fibra dietética é definida como partes de paredes celulares de vegetaisresistentes à quebra de suas moléculas.

Podem interferir no metabolismo de lipídioscarboidratosgarantindo a absorção mais lenta de nutrientes pelo organismo,promovendo a sensação de saciedadeevitando os famosos surtos de "beliscos", contribuindo no controle do peso e nos níveis de açúcar no sangue, no caso dos diabéticos.

As fibras podem ser classificadas em:

SOLÚVEIS

São aquelas que em contato com a água, formam gel, resultando em mistura de alta viscosidade. Com grandes benefícios ao organismo como a ação contra doenças cardiovasculares e provável proteção contra o câncer colorretal.

Encontradas no farelo de aveia, grãos ricos em pectina como feijões, lentilha, grão de bico, sementes, vegetais e frutas.

INSOLÚVEIS

São as que captam pouca água, originando uma mistura de baixa viscosidade. Impedem o acúmulo de substâncias tóxicas no organismo, contribuem para o aumento do bolo fecal, prevenindo a constipação, condição agravante a doenças como: hemorroidas, diverticulites (inflamação do intestino), entre outras.

Encontradas em grãos e cereais integrais em geral.

Recomenda-se o consumo diário de 25 a 30 gramas de fibras para indivíduos adultos saudáveis.

ONDE ENCONTRAR

A maior parte dos alimentos naturais-integrais são ótimas fontes de fibras, podemos destacar o farelo de aveia, farelo de trigo, arroz integral, a semente de linhaça, frutas, verduras, legumes, barra de cereais, cereais matinais, granola e biscoitos integrais.

Fibras para o seu Intestino!

As fibras alimentares têm ocupado uma posição de destaque devido aos resultados divulgados em estudos científicos recentes que demonstram a ação benéfica desses nutrientes no organismo e, a relação entre o seu consumo em quantidades adequadas e a prevenção de doenças.
Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar da população brasileira, é que em geral, verifica-se uma baixa ingestão de alimentos fontes de fibras, principalmente nos grandes centros urbanos onde a correria do dia-a-dia influencia de forma negativa no estilo de vida das pessoas contribuindo para o maior consumo de produtos refinados, menor freqüência de alimentos naturais na dieta e a substituição de refeições caseiras por lanches rápidos, na maioria das vezes gordurosos e desbalanceados.
A presença de fibras em quantidades insuficientes na alimentação, por um período longo de tempo, pode contribuir para o aparecimento de doenças crônicas, como: constipação ou obstipação intestinal ("prisão de ventre"), doenças cardiovasculares e câncer de intestino. O aumento na ocorrência das doenças citadas justifica a importância de se atingir a recomendação diária de fibras (25 a 30 gramas para um adulto saudável) com o objetivo de reduzir os riscos de desenvolver tais patologias.
As indústrias de alimentos, aproveitando a oportunidade, invadiu as prateleiras dos supermercados com vários produtos enriquecidos em fibras, visando atender à demanda crescente de indivíduos interessados em resgatar hábitos saudáveis. Ao se deparar com um número grande de produtos, é comum surgirem dúvidas, como: O que escolher? Por que devo aumentar a ingestão de fibras na alimentação? Como posso obter a quantidade diária de fibras recomendada através do consumo de alimentos naturais?
Para você entender melhor o assunto, vamos começar com a definição de fibras!
As fibras alimentares são componentes das paredes dos vegetais, não digeridos pelas enzimas do sistema digestivo humano, portanto não fornecem calorias.
Esses nutrientes pertencem ao grupo dos carboidratos, encaixando-se na categoria dos polissacarídeos (carboidratos complexos).
Veja na tabela abaixo, um resumo que traz os tipos de fibras, as melhores fontes alimentares e suas principais ações no organismo:
    

ClassificaçãoTiposFontesAções
Fibras SolúveisPectina Gomas Mucilagem Beta glucana Hemiceluloses (algumas)Frutas Verduras Aveia Cevada Leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico)· Retardo na absorção de glicose
· Redução no esvaziamento gástrico (maior saciedade)
· Diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo
Proteção contra o câncer de intestino
Fibras InsolúveisLignina Celulose Hemiceluloses (maioria)Verduras Farelo de trigo Cereais integrais (arroz, pão, torrada)· Aumento do bolo fecal
· Estímulo ao bom funcionamento intestinal
Prevenção de constipação intestinal
   Para aumentar o consumo de fibras, inclua gradativamente em sua dieta, as fontes alimentares mencionadas nas tabelas. Lembre-se também de ingerir maior volume de líquidos (8 a 10 copos por dia), permitindo assim que as fibras desempenhem melhor seu papel e que o sistema digestivo se adapte à nova situação.Entretanto, apesar da ação benéfica das fibras no organismo, altas doses é desaconselhável, pois o excesso pode interferir negativamente na absorção de minerais, especialmente na de cálcio e de zinco.
Fonte: www.clubedaboaforma.com.br,  www1.uol.com.br


7 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    4 de março de 2013 08:51

    eu custei a aprender o valor das fibras mas aprendi ... hoje minha dieta não passa sem elas ...

    bjão

  • Anne Lieri says:
    4 de março de 2013 16:44

    Lu,muito importante esse artigo!Fibras são mesmo fundamentais ao nosso organismo!bjs e boa semana!

  • José María Souza Costa says:
    4 de março de 2013 16:47

    Olá, Estimado, Lu Cidreira.
    Esta postagem é de enorme valia para mim, que estou em estado de regime. Isso mesmo, num sistema de emagrecimento, e, confesso que lendo com atenção, está muito proximo daquilo que a nutricionista recomendou-me.
    Parabens.
    Abraços, amigo.

  • Tunin says:
    4 de março de 2013 17:48

    Informações maravilhosas, meu amigo. Eu sou adepto das fibras e aprendi muito mais com o excelente texto. Obrigado, Lú.
    Abração.

  • nandarilha says:
    4 de março de 2013 22:15

    Sempre leio sobre os benefícios de ingerir mais fibras e digo para mim mesma que vou me puxar mais na alimentação e incluir diariamente alimentos mais nutritivos... massss, tô sempre enrolando nesse assunto, hehehe.

  • mARa says:
    5 de março de 2013 09:34

    Materia saborosa e saudável, mudei meus hábitos alimentares, troquei produtos brancos por integrais, muitas frutas e verduras e legumes, e me sinto bem melhor, mas o açucar faz falta, oh tristeza.

    bjão!

  • Patricia Galis says:
    6 de março de 2013 18:56

    Muito boa essa matéria gostei dos benefícios para o organismo.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.