Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

24 de março de 2013

Os Vários Títulos da Igreja Católica suas atribuições e significadoss



E com essa de sai Papa e entra Papa da Igreja Católica lá em Roma, vamos mostrar as 

suas curiosidades , funções,  atribuições e Símbolos, dentro do sua  hierarquia.

.

PAPA

Bispo de Roma e sucessor de Pedro (Mt 16, 18-19). É o chefe de toda a Igreja. Está acima de todos os bispos (Apóstolos). Ele legisla para toda a Igreja através de Bulas, Encíclicas e Decretais. Jesus fez de Pedro o fundamento visível da Igreja, entregou as chaves. O bispo de Roma, sucessor de Pedro é a cabeça do colégio dos bispos, Vigário de Cristo na Terra, é o Pastor da Igreja Universal. Assim, ele possui três funções: é chefe de Estado (Vaticano), é bispo de Roma e Chefe da Igreja.

CARDEAIS

São bispos que fazem parte, desde 1059, com o papa francês Nicolau II (1059-1061), de um colegiado (Prelados do Sacro Colégio Pontifício), os quais têm a função, desde 1274, no Concílio de Lyon II, de elegerem o novo Papa. Eles se reúnem em um conclave (nome da eleição papal) e é necessário que se tenha 2/3 de aprovação para que esta eleição seja aceita e validada. Os Cardeais possuem cargos na cúria desde o final do século III e início do IV.

ABADE

Superior de um Mosteiro, que é visto como o pai da comunidade. Se o mosteiro for feminino, a responsável se chama Abadessa.

ARCEBISPOS

São bispos que possuem a missão de serem chefes espirituais e de jurisdição da Arquidiocese (abrange todas as dioceses da região). A Arquidiocese é a Diocese do Arcebispo.

BISPOS

É a maior autoridade na sua circuncisão eclesiástica, dita Diocese ou Bispado. Tem como investiduras o Anel (simbolizando seu casamento com a Igreja, sua Diocese) e o Báculo (simbolizando o pastor de sua Diocese). Os bispos são sucessores dos Apóstolos como pastores da Igreja, mensageiros do Evangelho de Cristo. Também são chamados de Sufragâneos.

PRESBÍTERO

Padre.

CONSISTÓRIO

Reunião de Cardeais.

SÍNODO

Assembléia de Bispos de uma Província.

PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA

Conjunto de Dioceses. Quem a governa, a preside é o bispo mais importante: o Metropolita, que, a partir de 1301, passa a se chamar Arcebispo. Arquidiocese à Diocese à Vicariatos à Regiões ou Foranias à Paróquias à Capelas.

MADRE SUPERIORA

Superior de um Convento.

PADRES FORÂNEOS

Título dado pelo bispo a um grupo de padres dentro de um Vicariato. As foranias são regiões dentro dos Vicariatos.

VIGÁRIO EPISCOPAL

É um presbítero colaborador do Bispo.

CÔNEGO

São Presbíteros que fazem parte de um “colegiado”, os quais tinham a função de eleger o novo bispo e assessorá-lo e caso acontecesse um impasse, quem escolhia era o Papa. Essa função perdura do século XII ao XVI. Atualmente eles são um conselho do Bispo na Catedral.

CABILDO

Conjunto de Cônegos em uma Catedral.

MONSENHOR

Título dado pelo Papa a pedido do Bispo a um padre ou a um Cônego.

CATÓLICO

Adjetivo grego que significa “Universal”. Esse termo é usado a partir do Concílio de Trento (1545 - 1563) para designar a Igreja Romana em oposição às Igrejas da Reforma. Antes, o termo utilizado era Cristandade.

LEIGOS

São todos os cristãos, exceto os membros da Sagrada Ordem ou estado religioso reconhecido pela Igreja Católica, isto é, os fiéis que, incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos no povo de Deus e a seu modo feitos participantes da função sacerdotal, profética e régia de Cristo, exercem, no seu âmbito a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo. O papa, os bispos, padres e leigos... São todos Igreja.



Infográfico Roupa do Papa


Fonte: www.catequisar.com.br,  lolesporte.com

6 comentários :

  • José María Souza Costa says:
    24 de março de 2013 07:25

    Olá, Lu Cidreira.
    Parabéns.
    Uma aula de informação à todos nós.
    Tenhas um domingo Harmonioso.
    Abraços

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    24 de março de 2013 11:51

    esta cultura e tradição de Igreja Católica é interessante ... eu aprecio e muito ... mas só neste contexto cultural ...

  • Anne Lieri says:
    24 de março de 2013 15:48

    Lu,legais essas curiosidades sobre a Igreja católica!Uma simbologia bem interessante,gostei de saber!bjs e bom domingo!

  • Paty Michele says:
    24 de março de 2013 18:52

    Nossa, quanta informação!
    Vc é católico, Lu? Eu até tentei, mas não me adequei. Respeito e gosto de alguns rituais,mas hj me identifico mais com o espiritismo.

    Um abraço.

  • Wanderley Elian Lima says:
    24 de março de 2013 19:12

    Oi Lu
    Parabéns pela postagem, rica em detalhes e conhecimento.
    Abração

  • Mary says:
    25 de março de 2013 14:10

    Muito bom saber.


    Bjo

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.