Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

22 de abril de 2013

Explicações de como fazer cartas e ofícios de solicitaçoes etc.


Muitas pessoas necessitam diariamente solicitar algo para as autoridades, dentre elas encontramos, policiais, bombeiros, padres, bispos, diretores, empresários, enfim, são os mais diversos casos, e para que este pedido ganhe um valor sério, é necessário ter em mãos um bom modelo de ofício de solicitação, utilizando sempre uma linguagem culta padrão da língua portuguesa e ser sempre compreensível para que sua solicitação seja aceita e atendida.

O que é um ofício?

O ofício é um documento que é enviado a alguém, sendo normalmente enviado a uma autoridade que possa resolver a solicitação. É bom que saiba que depois de pronto o simples papel passa a ser uma correspondência oficial que deve ser então encaminhado ao que você deseja.
O que interessa realmente em um ofício é que ele não fuja do que é pedido, ou seja, que todas as informações necessárias contenha nele. O estético as autoridades não ligam muito, o que é realmente importante é o conteúdo.

Como fazer um ofício

Existem alguns itens que são indispensáveis dentro de um ofício de solicitação, são eles: o número de expedição do ofício, caso o mesmo venha de uma empresa, o nome completo do destinatário.
Deve se utilizar os pronomes de tratamento: senhor, senhora, doutor, doutora, dona, senhorita no caso de ofícios pessoais, Vossa Excelência para políticos exceto para vereadores, Vossa Santidade que é exclusivo ao Papa da igreja católica, Vossa Excelência Reverendíssima para Bispos em geral, Vossa Reverendíssima aos sacerdotes, Doutor ou Doutora para quem cursou e é formado em Doutorado no ramo profissional exercido e diversos outros.

Abreviações do documento

A abreviação é algo que pode sim ser utilizado nos ofícios de solicitação, como por exemplo:
Vossa Excelência – V. Ex.ª
Vossa Santidade – V.S.
Vossa Reverendíssima – V. Revma
Doutor – Dr ou D.ra

Algumas dicas

Lembrando que quando escrito por extenso, os pronomes de tratamento como senhor, senhora, senhorita, dona, devem serem escritos de forma minúscula, e quando houver a abreviação a primeira letra deverá sempre ser maiúscula e as demais minúsculas. Quando ela se trata de Vossa Excelência referindo-se ao ou a Presidente da República, nos demais pode haver sim abreviação.
Outros dados importantes e totalmente relevantes a um ofício de solicitação são: o nome de quem ou da empresa que está solicitando, dados pessoais como CPF, estado civil e endereço ficam a critério de quem está solicitando e também o motivo do mesmo.

Modelos de ofícios

Agora que já foram transcritas as dicas, os dados importantes, veja alguns exemplos para aprender como fazer um ofício, sendo o primeiro de solicitação.

Ofício de Solicitação

Eu, (seu nome completo), brasileira (o), (estado civil opcional) , inscrito (a) no CPF (número completo do seu CPF), (endereço também opcional), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Senhoria (utilize o pronome de tratamento de acordo com as coordenadas acima) (sua solicitação descrita) com a finalidade de (descreva o que se deve ser pedido).
Desde já agradeço
Atenciosamente;
_____________________________________
(Sua assinatura na linha e seu nome completo)



Requerimentos são instrumentos utilizados para os mais diferentes tipos de solicitações às autoridades ou órgãos públicos. A seguir, apresentamos um modelo, que pode ser adaptado para os diferentes casos.
Nele, podemos observar as seguintes partes:
A AUTORIDADE DESTINATÁRIA (usa-se Excelentíssimo (Exmo.) para Juiz, Promotor, Senadores, Deputados, Vereadores, Presidente da República, Governador, Prefeito e Ministros de Estado; usa-se Ilustríssimo (Ilmo.) para as demais autoridades);
NOME E QUALIFICAÇÃO DO REQUERENTE
EXPOSIÇÃO E SOLICITAÇÃO
PEDIDO DE DEFERIMENTO
LOCALIDADE E DATA
ASSINATURA

MODELO DE REQUERIMENTO

SOLICITAÇÃO DE INSTALAÇÃO DE DISTRITO POLICIAL
Exmo. Senhor
Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo
Senhor Secretário,
__(nome completo)___, brasileiro(a),__(estado civil)__, __(profissão)__, portador da Cédula de Identidade R.G. nº ___________, residente na Rua _____________, nº ______, Bairro de _________, cidade e Município de _______________, vem à presença de V.Exa. para expor e requerer o que segue:
(Exemplo)
Na localidade em que o requerente reside tem aumentado muito o número de assaltos, agressões e até mortes, dada a insegurança que passou a existir no local nos últimos tempos. Já não é possível transitar com o mínimo de tranqüilidade nem mesmo durante o dia.
Diante do exposto, a fim de garantir a segurança dos moradores e facilitar o acesso à Polícia, requer a V.Exa. sejam adotadas as providências necessárias para a instalação de um Distrito Policial no bairro, bem como a presença ostensiva de policiamento.
Pede Deferimento
__________________________
Local/data

_______________________
Nome/assinatura
Fonte: guiadicas.net,    www.comerciarios.com.br

4 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    22 de abril de 2013 08:53

    aff ... nem me lembra disto ... 35 anos trabalhando na área pública e do dia inteiro lidando com isto ... rs

  • Vera Lúcia says:
    23 de abril de 2013 13:34


    Olá LU,

    Esta postagem é de grande utilidade. De fato, um ofício ou um requerimento devem observar alguns tópicos importantes e serem redigidos com clareza para proporcionarem um fácil entendimento do que se propõe ou busca.
    Já tive que lidar muito com tais procedimentos, em razão da profissão, e acabei ficando especialista-rsrs.

    Abraço.

  • Regiane Makiyama says:
    26 de abril de 2013 11:44

    Olá, vim pela agenda dos blogs conhecer seu blog.
    Parabéns! Adorei!
    Já estou seguindo.
    Vem conhecer o meu também.
    www.viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br

  • Anne Lieri says:
    29 de abril de 2013 11:42

    Lu,todos temos que saber fazer um oficio, uma carta a autoridades.Aprendi a fazer essas coisas quando já estava trabalhando nas escolas.Bom ter essa orientação num blog,especialmente aos mais jovens.bjs e boa semana,

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.