Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

29 de maio de 2013

Hoje é dia do aniversário do IBGE





Em 29 de maio de 1936, o Instituto Nacional de Estatísticas (atual IBGE) começava suas atividades, por conta de uma série de mudanças na estrutura político-administrativa do governo Getúlio Vargas, na década de 30.
E uma das ações a ser implantada era montar uma agência federal de estatística que reunisse as que já existiam em âmbito local. O objetivo era centralizar em um só todos os órgãos de informação que subsidiavam o governo federal.
Nascia, assim, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, órgão da administração federal, atualmente subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, cuja missão é retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania.
Composto por quatro diretorias (Executiva, de Pesquisas, Geociências e de Informática), um Centro de Documentação e Disseminação de Informações e pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), o IBGE também possui uma rede de coleta e disseminação para que seus estudos cubram o território nacional: ao todo, 27 Unidades Estaduais em todas as Unidades da Federação e no Distrito Federal, além de mais de 540 agências locais.

INFORMAÇÕES ESTATÍSTICAS

Entre as inúmeras pesquisas realizadas pelo IBGE, destaca-se o Censo Demográfico, que acontece de dez em dez anos e constitui o núcleo das estatísticas sociodemográficas do instituto. No intervalo entre dois censos, realiza-se também a Contagem da População, que aprimora as estimativas anuais da população.
Ainda dentro do âmbito social e demográfico, são realizadas a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pesquisa Mensal de Emprego e a Pesquisa de Orçamentos Familiares, entre outras.
Conheça outras informações que o IBGE produz através de seus estudos e pesquisas:

Estatísticas da agropecuária

Censo Agropecuário, Pesquisa Agrícola Municipal e Pesquisa da Pecuária Municipal.

Estatísticas econômicas

Pesquisa Anual do Comércio, Pesquisa Industrial Anual, Pesquisa Anual da Indústria da Construção e Pesquisa Anual de Serviços.

Índices de preços

Acompanhamento mensal do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além destes dois, há também o Sistema Nacional de Custos e Índices da Construção Civil - SINAPI, que acompanha a evolução dos preços nesse setor.

Sistemas de Contas Nacionais

Oferece uma visão de conjunto da economia, seguindo as mais recentes recomendações das Nações Unidas, com o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e a Matriz de Insumo-Produto.

INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

Ordenadas em cinco itens, as atividades de geografia no IBGE são as listadas abaixo:

Sistema Geodésico Brasileiro, que é um conjunto de marcos, implantados e mantidos nos terrenos pelo IBGE, que serve de referência, por exemplo, para construção de estradas, pontes, barragens e ainda para mapeamento, geofísica, pesquisas científicas etc.
Mapeamento Geográfico, Topográfico e Municipal, que abrange as cartas topográficas e os mapas derivados dessas cartas: mapas do Brasil, regionais, estaduais e municipais.
Estruturas Territoriais, que acompanha a evolução das divisões do território (político-administrativa, regionais e setoriais), delimitando e representando áreas legais e bases operacionais para pesquisas estatísticas e geográficas.
Recursos Naturais e Meio Ambiente, que faz mapeamentos, estuda e pesquisa temas relacionados ao solo, relevo, clima e à geologia, além da fauna e flora. Avalia também os impactos ambientais provocados pela ação do homem.
Informações Geográficas, que regionaliza os territórios, subsidiando o levantamento e a disseminação de estatísticas e a formulação e monitoramento de políticas públicas.
Estatístico


Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Parabenizamos também os Estatísticos e Geógrafos pois neste dia também se comemora o seu dia.
O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a interferência, o processamento e análise das informações e a disseminação das informações.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

4 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    29 de maio de 2013 08:41

    interessante ...

  • Dorli says:
    29 de maio de 2013 12:52

    Oi Lu

    Seu blog é uma enciclopédia, aqui se acha tudo que se procura.
    Parabéns
    Cada dia mais sucesso!
    Parabéns
    Obrigada pela visita no meu simples blog.
    Beijos
    Lua Singular

  • Patricia Galis says:
    29 de maio de 2013 14:09

    Muito legal o post não sabia que já fazia tantos anos assim da criação do IBGE

  • Felisberto Junior says:
    30 de maio de 2013 20:41

    Olá
    Boa noite
    Amigo Lu
    puxa vida, o IBGE é de 1936.Não sabia disso!
    Sempre gostei de estatísticas.Que a realização desse grande “retrato” em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas, sirvam mesmo para assentar todo o planejamento público.Pois senão será como o Racionais Mc's canta: Até o IBGE passou aqui e nunca mais voltou.
    Numerou os barracos, fez uma pá de perguntas...
    Obrigado pelo carinho de suas palavras em meu blog
    Bom final de semana
    Abraços
    Logo depois esqueceram...

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.