Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

3 de junho de 2013

Começamos a semana com essa advertência sobre o Meio Ambiente!

O que é meio ambiente?
Imagem Google

Ecologia
"Ciência que estuda a dinâmica dos Ecossistemas, ou seja, os processos e as interações de todos os seres vivos entre si e destes com os aspectos morfológicos, químicos e físicos do ambiente, incluindo os aspectos humanos que interferem e interagem com os sistemas naturais do planeta.”
Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais Lima-e-Silva, 2000).
Meio ambiente
“Conjunto de fatores naturais, sociais e culturais que envolvem um indivíduo e com os quais ele interage, influenciando e sendo influenciado por eles.”
Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais (Lima-e Silva, 2000).
“Meio Ambiente é tudo o que tem a ver com a vida de um ser (plantas, animais, pessoas) ou de um grupo de seres vivos. (...) os elementos físicos, vivos, culturais e a maneira como esses elementos são tratados pela sociedade.”
Meio Ambiente - A Lei em Suas Mãos. (Neves e Tostes, 1992).
O meio ambiente não é visto apenas como a natureza intocada, um pedaço da Terra onde o ser humano é separado da natureza, mas como qualquer espaço, mesmo onde há a interação com o ser humano, suas modificações ao meio, sua cultura. A espécie humana é mais uma espécie fazendo parte do conjunto das espécies vivas da Terra.
Na literatura são encontradas algumas definições:
“Aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas” (Dicionário Aurélio);
“Conjunto de fatores naturais, sociais e culturais que envolvem um indivíduo e com os quais ele interage, influenciando e sendo influenciado por eles” (Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais - Lima-e-Silva, 2000)
“Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas” (Lei 6.938, de 31/08/1981 – Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente)
“Meio Ambiente é tudo o que tem a ver com a vida de um ser ou de um grupo de seres vivos. Tudo o que tem a ver com a vida, sua manutenção e reprodução. Nesta definição estão: os elementos físicos (a terra, o ar, a água), o clima, os elementos vivos(as plantas, os animais, os homens), elementos culturais (os hábitos, os costumes, o saber, a história de cada grupo, de cada comunidade) e a maneira como estes elementos são tratados pela sociedade. Ou seja, como as atividades humanas interferem com estes elementos. Compõem também o meio ambiente as interações destes elementos entre si, e entre eles e as atividades humanas. Assim entendido, o meio ambiente não diz respeito apenas ao meio natural, mas também às vilas, cidades, todo o ambiente construído pelo homem” (Neves e Tostes, 1992, p. 17).
A Constituição Federal refere-se ao meio ambiente no seu Capitulo VI:
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (Constituição da República Federativa do Brasil, 1988 - CAPÍTULO VI - DO MEIO AMBIENTE, Art. 225).
Como mais de 80% da população mundial vivem atualmente nas cidades, a discussão do meio ambiente com foco nas áreas urbanas é necessária e urgente, principalmente em virtude da degradação ambiental e da baixa qualidade de vida de uma grande parcela da população.
Fonte: www.ibg-cean.org.br

7 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    3 de junho de 2013 11:27

    Sustentabilidade é preciso e já!

  • Nanda B. says:
    3 de junho de 2013 12:20

    É... dia 05 de junho é comemorado o dia do Meio Ambiente... mais que lembrar da data, devemos colocar em prática pequenas atitudes que possam colaborar para sua preservação.

  • Anne Lieri says:
    3 de junho de 2013 15:25

    Ainda temos muito a aprender e nossos governantes a fazer tb!bjs e boa semana,

  • Wanderley Elian Lima says:
    3 de junho de 2013 16:01

    Oi Lu
    Se o homem não acordo para as questões ambientais, ele será o destruidor de si mesmo.
    Abraço

  • Adriana Helena says:
    3 de junho de 2013 16:23

    Excelente lembrete, de suma e extrema importância amigo!
    O meio ambiente está sendo tão deteriorado que daqui há pouco tempo será "meio" mesmo, ambiente pela metade, sem vida...

    Um nível maior de conscientização da população mundial é necessário! Infelizmente a maioria não pensa assim como você ou os amigos de bem, prefere continuar destruindo!
    Preservação é a palavra do momento!!

    Obrigada pelo artigo amigo!
    Tenha uma maravilhosa semana!! :)))

  • Felisberto Junior says:
    4 de junho de 2013 13:55

    Olá!
    Boa tarde
    Amigo Lú
    Bela postagem...e como foi salientado,Meio ambiente, é tudo aquilo que rodeia os seres vivos, tudo o que podemos perceber ao nos-so redor; onde homens, animais e plantas coexistem...e essa relação é que está se deteriorando , pois
    os recursos naturais do planeta dão os primeiros sinais de esgotamento, a atividade humana está constantemente alterando...
    Boa semana
    Abraços
    Obrigado pelo carinho de sempre

  • ***RG ARTES*** BY RAQUEL GARCIA*** says:
    5 de junho de 2013 00:47

    Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também.

    http://rgartes14.blogspot.com.br/

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.