Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

6 de julho de 2013

Pequena biografia de uma estrela - Christiane Torlone



Estreou na Rede Globo aos 19 anos. Dentre os muitos personagens interpretados figuram as marcantes Jô Penteado, de A Gata Comeu (1985), Fernanda de Selva de Pedra, e Dinah de A Viagem. Em 1981, Christiane Torloni foi a filha da primeira Helena criada por Manoel Carlos na novela Baila Comigo, interpretada por Lilian Lemmertz. Vinte e dois anos depois, a atriz interpretou uma das Helenas do autor em Mulheres Apaixonadas (2003). Posou nua para a revista Playboy duas vezes na década de 1980.
No teatro trabalhou seguidamente com o diretor José Possi Neto em uma série de espetáculos em que buscava a expressividade corporal. 
La Torloni, como por vezes é chamada, sempre foi uma artista muito engajada, com participações históricas em eventos como as Diretas Já, a luta pela democracia e o fim da ditadura; fez duras críticas ao governo Lula, classificando-o de "quadrilha" e declarando-se contra a reeleição no poder executivo.
Dentre as causas sociais que conduz pessoalmente figuram as de relevância como o abaixo assinado, divulgado no site amazoniaparasempre.com.br, para a preservação da Amazônia que pretende levar ao Congresso Nacional mais de um milhão de assinaturas; e a campanha bemquerermulher.com.br para o fim da violência contra a mulher.

Vida pessoal

É filha do casal de atores Monah Delacy e Geraldo Matheus, fundadores do Teatro de Arena, em 1953.

É mãe do ator Leonardo Carvalho, fruto de seu casamento, com ator e diretor Dênis Carvalho. Teve um filho gêmeo idêntico a Leonardo, o menino Guilherme, que morreu ainda criança, com apenas 12 anos, num acidente de carro em 1991, o que a fez sofrer muito, logo divorciou-se de Dênis, ficando isolada e indo morar em Portugal com Leonardo, retornando ao país em 1994. Ainda teve relacionamentos com o psiquiatra Eduardo Mascarenhas e com o artista plástico Luiz Pizarro.
Em dezembro de 2010, encerrou um casamento de 15 anos com o diretor Ignácio Coqueiro, com quem nunca chegou a morar juntos, o casal também não teve filhos.

Christiane Maria dos Santos Torloni é o nome de bastismo de Christiane Torloni, importante atriz brasileira nascida em São Paulo em 18 de fevereiro de 1957. Começou na televisão aos 19 anos. Fez papéis de grande destaque na televisão brasileira, como a Jô Penteado de "A gata comeu"(1985) e a Fernanda, na segunda versão de "Selva de Pedra". A primeira Helena criada pelo dramaturgo Manoel Carlos, referência ao nome que sempre dá a alguma personagem de suas novelas, foi em "Baila Comigo", em 1981, papel interpretado por Lilian Lemmertz, que na trama era mãe de Christiane Torloni.
Em 2003, foi a vez de Christiane Torloni interpretar uma "Helena", na novela "Mulheres apaixonadas". Musa de uma geração, a atriz posou nua duas vezes na década de 80, ambas para a revista "Playboy".
Foi uma artista que lutou pelo processo de redemocratização no país e, atualmente, está engajada na causa pela preservação da Amazônia.
Participou de novelas de sucesso na TV Globo, como "Elas por elas", "Partido alto", "A viagem" e "Fina Estampa", mas a estreia foi em 1969, no "Teatrinho trol", da TV Tupi. No cinema, filmes de sucesso de bilheteria, como "Rio Babilônia", de 1982, em que interpretou a personagem Vera Moreira. No teatro, merecem atenção as peças "Orlando", "Joana D'Arc – a revolta" e "A loba de ray-ban". Ganhou vários prêmios na carreira por suas atuações, a exemplo do Prêmio Contigo, pela novela "Cara & Coroa", e o Prêmio Contigo de Teatro, em 2010, por "A loba de ray-ban".

8 comentários :

  • José María Souza Costa says:
    7 de julho de 2013 06:42

    Admirável, Lu Cidreira.
    Sempre nos apresentando uma GRANDE Postagem. Olha, fiquei lendo e relendo sobre a C. Torloni. Imagino que talvez, seja, da última safra ou Oficina de fazer-se Atriz. Por que hoje, se a memória não engana-me, basta ser Modelo Fotográfico, não é ? Ou ter um rosto redondinho, bonitinho, pelo clara e de preferencia, olhos claro-mel-azulados. Talendo mesmo, entra na vogéssima página, e não chega-se até lá.
    Mas também, quero lhe desejar um bom dia de domingo. Agradavel e sorridente. Lá no meu blogue, tens uns " frutos d'água doce", tudo junto e misturado em um quintal de um amigo meu,se possível, e quando tempo tiveres,dê uma passadinha. Tô lá, de plantão te esperando.
    Abraços.

  • Wanderley Elian Lima says:
    7 de julho de 2013 08:43

    Oi Lu
    Para mim uma das maiores atrizes do Brasil.
    Abraço

  • Patricia Galis says:
    7 de julho de 2013 10:07

    Gosto muito dela é uma grande atriz e fazemos aniversario no mesmo dia 18/2 rs.

  • Anne Lieri says:
    7 de julho de 2013 12:21

    Uma grande atriz,com certeza e merecida homenagem.O fato com o filho dela que morreu foi mesmo muito triste!Espero que esteja bem de saude e que os exames tenham sido de rotina.bjs e bom domingo!

  • Anne Lieri says:
    7 de julho de 2013 12:21

    Uma grande atriz,com certeza e merecida homenagem.O fato com o filho dela que morreu foi mesmo muito triste!Espero que esteja bem de saude e que os exames tenham sido de rotina.bjs e bom domingo!

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    7 de julho de 2013 18:27

    Grande atriz, ainda mais qdo hoje se dizem atrizes aquelas coisas guinchadas de Malhação!!!

  • Fernanda Bender says:
    3 de setembro de 2013 10:00

    Legal esse post, Lu. Gosto dessa atriz, mas não sabia muita coisa sobre ela.
    Um bom dia pra ti, abraço!
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

  • Bolsinhas de uma Leide ♥ says:
    4 de setembro de 2014 23:39

    Olá!
    Tudo bem?
    Espero que sim.
    Amei o seu blog e trabalho. Parabéns.
    Já estou lhe seguindo.
    Lhe convido a conhecer meu trabalho, é feito com muito carinho e amor.
    Espero que goste.
    Blog: www.bolsinhas-leide.blogspot.com.br
    Fan Page (facebook): https://www.facebook.com/pages/Bolsinhas-de-uma-Leide/254377631336807
    Desde já agradeço sua visita!
    Deus lhe abençoe.
    BeijOs
    Leide
    Bolsinhas de uma Leide

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.