Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

23 de julho de 2013

Simbolo arroba - sua origem

Havana

signo de arroba (@), popularizado na atualidade pela era digital, provém da Idade Média, quando os copistas do latim começaram a enlaçar num só traço a preposição AD, a que significava a, para, cerca, em. Os escreventes dessa época criaram numerosas ligações, com o fim de economizar pergaminho, que era muito caro e tempo em seu laborioso trabalho, segundo o professor de Latim da Universidade de Chicago, Berthold L. Ullman.
Mas, em opinião de outros investigadores, a palavra arroba foi popularizada em Espanha, durante os quase 8 séculos de dominação árabe, os quais introduziram o termo 'ar-roub', como uma unidade de medida de peso, usada até o presente.
Uma arroba (ar-roub) significava para os ocupantes muçulmanos da península Ibérica a quarta parte de um quintal (25 libras), equivalente no sistema métrico decimal a 11 quilogramas e 506 gramas. Sobre a base desta teoria, a palavra arroba e seu signo ( @ ), se espalharam desde a Sevilha ao Novo Mundo e ao resto dos países europeus com os quais comerciava a Espanha, depois de adequar ao castelhano este novo termo.
Recentemente, um grupo de investigadores italianos reportaram a descoberta em forma escrita pela primeira vez da unidade de medida arroba, numa carta enviada por um mercador dessa nacionalidade desde a Sevilha à Roma.
No documento, escrito em 1536, se fala de uma arroba de vinho (?), remetida num navio, o qual equivalia a um 1/13 de um barril, segundo esta investigação, divulgada no jornal britânico The Guardian. O símbolo ( @ ) apareceu pela primeira vez no teclado de uma máquina de escrever em 1884, quando foi lançado ao mercado o modelo Caligraph No. 3 Comercial, depois que esse aparelho de escritório começou a produzir-se em série pela fábrica de armamentos Remington.
Nessa época, o signo ( @ ) era muito popular nos Estados Unidos para expressar o custo unitário de um artigo. Por exemplo: "Vendem-se 10 cavalos @ 5 USD", o que significa o custo de cada um dos animais. Embora o uso da arroba fosse decrescendo, este continuou figurando nos teclados das máquinas de escrever, devido a que resultava difícil de substituir-se com a combinação de outras teclas, como se foi fazendo com outros signos.
Quando apareceram os primeiros computadores, se copiaram os teclados das clássicas de escrever, o qual permitiu ao programador norte-americano Ray Tomlinson resolver o envio do primeiro correio eletrônico em 1971.

O primeiro correio eletrônico

Nesse ano, Tomlinson (que tinha 30 anos) procurava um signo único para separar um nome de um lugar para que os computadores que dirigiam as mensagens não confundissem os dois segmentos da direção eletrônica (a do remitente e a do destinatário).
Sobre a base desta busca, este pioneiro da programação do correio eletrônico, depois de examinar minuciosamente o teclado Model-33 Teletipe do qual dispunha, escolheu o signo ( @ ) para este fim experimental. Desta forma foi ideada a primeira direção digital da história: tomlinson@bbn-tenexa, a qual foi lançada com êxito como prova em seu escritório desde uma Digital PDP-1 a outro computador do tamanho de uma geladeira.
O experimento, que permitiu introduzir o símbolo arroba na era da Internet, se realizou num dia de inverno de 1971 nos escritórios da empresa de informática de Bolt Beranek and Newman (BBN), na Universidade de Cambridge, Massachusetts.
A partir desse momento começou a época da 'arrobo-mania' ou a 'arrobite', com o crescendo uso do e-mail, conhecendo-se este símbolo por diferentes nomes em distintos países. Os alemães e sul-africanos denominam o símbolo ( @ ) , rabo de macaco, os russos cachorrinho, os italianos caracol, os franceses caracolzinho, os finlandeses miau ou gato, os turcos rosa, os chineses ratinho, etc.
Mas recentemente apareceu a proposta da companhia italiana DADA (Design Architettura Digitale Analogico), destinada a revolucionar o sistema de direcionar o envio dos e-mails através da rede, a qual pode fazer desaparecer o signo ( @ ).
Os expertos desta empresa propõem criar um domínio de identificação pessoal para o registro dos usuários, sem o emprego do símbolo arroba, o qual lhes permitirá receber qualquer mensagem através de Internet, o telefone móvel, o localizador (beeper) ou o fax.
Trata-se de um endereço único, composto pelo nome e o sobrenome do usuário, seguido do sufixo '.PID', o qual significaria uma enorme simplificação no desenvolvimento das comunicações digitais. No caso de concretar-se este projeto o signo ( @ ) novamente se veria ameaçado de desaparecer, tal como ocorreu no passado, quando ficou relegado durante anos a uma quase esquecida tecla nas antigas máquinas de escrever.

Para o entendimento contribuíram duas coincidências:
- a unidade de peso comum para os espanhóis na época era a arroba, cujo "a" inicial lembra a forma do símbolo;
2 - os carregamentos desembarcados vinham freqüentemente em fardos de uma arroba. Dessa forma, os espanhóis interpretavam aquele mesmo registro de "10@£3" assim : "dez arrobas custando 3 libras cada uma". Então o símbolo @ passou a ser usado pelos espanhóis para significar arroba.
Arroba veio do árabe ar-ruba, que significa "a quarta parte": arroba (15 kg em números redondos) correspondia a ¼ de outra medida de origem árabe (quintar), o quintal (58,75 kg).
As máquinas de escrever, na sua forma definitiva, começaram a ser comercializadas em 1874, nos Estados Unidos (Mark Twain foi o primeiro autor a apresentar seus originais datilografados). O teclado tinha o símbolo "@", que sobreviveu nos teclados dos computadores.
Em 1872, ao desenvolver o primeiro programa de correio eletrônico (e-mail), Roy Tomlinson aproveitou o sentido "@" (at), disponível no teclado, e utilizou-o entre o nome do usuário e o nome do provedor. Assim "Fulano@Provedor X" ficou significando "Fulano no provedor X".
Em diversos idiomas, o símbolo "@" ficou com o nome de alguma coisa parecida com sua forma, em italiano chiocciola (caracol), em sueco snabel (tromba de elefante), em holandês, apestaart (rabo de macaco); em outros idiomas, tem o nome de um doce em forma circular: shtrudel, em Israel; strudel, na Áustria; pretzel, em vários países europeus.
Fonte: www.prela.nexus.ao, www.blocosonline.com.br
Nos dias a seguir se comemora:
Dia do Cantor Lírico
22 de Julho
Dia do Cantor Lírico
Dia do Guarda Rodoviário
23 de Julho
Dia do Guarda Rodoviário
Dia do Colono
25 de Julho
Dia do Colono
Dia do Escritor
25 de Julho
Dia do Escritor
Dia do Motorista
25 de Julho
Dia do Motorista
Dia do Produtor Rural
25 de Julho
Dia do Produtor Rural

9 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    23 de julho de 2013 13:35

    q coisa interessante querido!!

  • Felisberto Junior says:
    23 de julho de 2013 18:46

    Olá!Boa noite
    Lu
    que coincidência,estava preparando um post sobre avanços tecnológicos etc...e lógico que não poderia faltar o arroba.
    Um parte do meu texto é esse:
    - Bom dia, sr.Pedro.Em que posso ajudar?
    - Bom dia,sr Antonio. O senhor me pediu, e estou escrevendo o meu primeiro e-mail, autorizando que o banco me mande meu saldo.
    - Certo, qual é o problema?
    - Já fiz a letra 'a'. Como é que se faz o circulo em volta dela pra fazer o tal arroba?
    Muito boa a sua postagem..
    ...obrigado pelo carinho da visita
    e fique sempre tranks com relação à seus comments no meu blog ,são sempre inteligentes e pertinentes.
    Bela quarta feira
    Abraços

  • Vinícius Silva says:
    23 de julho de 2013 20:51

    Ta aí algo que eu nunca imaginei que tive uma história por trás. Para mim esse simbolo era apenas mais um no teclado do computador. Boa matéria!

  • Evanir says:
    23 de julho de 2013 22:07

    Sua amizade para mim tem um valor enorme,
    e nada que eu possa dizer a você, pode ser tão especial ou
    mais significativo do que isso.
    Quantas vezes nos momentos de aflição
    ou de uma dor , que ultrapassa toda força ,
    que existe dentro de mim
    procuro nas mensagens de carinho ,
    que recebo nesse mundo virtual uma força suprema,
    pois reconheço mesmo na distancia uma amizade verdadeira.
    Sem duvidas nem todos entendem ou compreende a luta ,
    que tenho travado para vencer cada obstaculo ,
    que vem surgindo a cada Dia da minha vida.
    Quantas vezes digo a mim mesma , que tudo vou suportar
    quando na verdade me sinto fraca para continuar..
    Porém, quem crê e coloca a fé acima de tudo
    esforça sempre e continua a caminhada.
    Com muito carinho coloquei mais um livro
    para sorteio do Dia dos pais .
    A instrução esta na postagem
    ficarei feliz com sua participação.
    E quem desejar adquirir meu livro estará
    me ajudando para uma boa causa.
    O preço agora em uma promoção imperdível.
    Espero , que possa contar com sua colaboração.
    Que , Deus abençoe grandemente sua vida
    hoje e sempre .
    Beijos no coração afagos na sua alma ,Evanir.

  • Fernanda Bender says:
    24 de julho de 2013 08:09

    Tá aí algo que eu nunca tinha me perguntado, hehehe! Sempre trazendo curiosidades diversas, hein Lu. Um abraço!
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

  • Anne Lieri says:
    24 de julho de 2013 15:41

    Mais uma coisa que não sabia e nem me toquei em saber!Por isso gosto desse seu blog,sempre com temas diferentes.bjs,

  • Patricia Galis says:
    29 de julho de 2013 15:48

    Muito interessante não sabia da origem.

  • Felisberto Junior says:
    30 de julho de 2013 02:33

    Olá!Bom dia

    só consegui chegar até esse post...mas, não deixo de te agradecer pelo carinho da visita!Obrigado!
    Bela semana
    Abraços

  • Evanir says:
    9 de agosto de 2013 15:02

    Procure um lugar próximo à janela
    desfrute cada uma das paisagens
    que o tempo lhe oferecer,
    com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
    Não se assuste com os abismos,
    nem com as curvas que não lhe
    deixam ver os caminhos que estão por vir.
    Procure curtir a viagem da vida,
    observando cada arbusto, cada riacho,
    beirais de estrada e
    tons mutantes de paisagem.
    Preste atenção em cada ponto de parada,
    e fique atento ao apito da partida.
    E quando decidir descer na estação
    onde a esperança lhe acenou,
    não hesite.
    Desembarque nela os seus sonhos.
    De aquele abraço apertado nesse Dia Dos Pais ,
    Que espera você na última estação .
    Caso seu pai não esteja a sua espera
    muitos pais estão a espera dos filhos.
    De aquele abraço com um largo sorriso
    o importante é saber , que nesse Domingo
    esteja feliz seja como filha , filho
    ou pai.
    Um abraço e um beijo carinhoso.
    Que seja eterna nossa amizade.
    Caso gostar na postagem
    deixei um mimo para você.
    No Domingo Realizarei o sorteio do livro.
    A venda também na Rede Ponto Frio.
    Para presentear seu Pai.
    Me prometa ser Feliz .
    Evanir S Garcia.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.