Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

21 de setembro de 2013

A cibernética a frente da mente humana!

Acho muito interessante os estudos tecnológicos que o próprio ser humano anda desenvolvendo, quando em estudos feitos para a ciência ainda melhor, e isso está acontecendo, são vários esses estudos, só que a precipitação do andamento é que pega nós todos de surpresa. Sabemos que a ciência está a frente de muitas das experiencias feita em pro da Saúde humana, seja para uma melhor vida e ou pela melhor convivência. Porém esses cientistas denominados de PhD,  Doutores e Engenheiros genéticos, sabemos há muito tempo que são os verdadeiros Cientistas malucos como já dizia D. Hilda  minha mãe em décadas atrás. Daí ficamos nós aqui a pensar, será que isso realmente está acontecendo, será que os tempos que víamos aquela série, Perdidos no espaço, Viagem ao fundo do mar,  já chegou a nossa era atual. É bom ficarmos de olhos e termos muita atenção nessas observações feitas no século 21.


Já imaginou como será o dia em que as máquinas puderem ler seus pensamentos? Calma,
essa tecnologia ainda
vai demorar um pouquinho para se tornar realidade. Mas pesquisadores da Universidade de Radboud deram um passo importante para a conquista dessa tecnologia: eles criaram uma técnica que permite ler o cérebro de uma determinada pessoa e descobrir em que a letra em que ela está pensando (depois de olhar para a tal letra escrita em um papel). Explicando melhor: com análises de ressonâncias magnéticas e um avançado modelo matemático, a equipe pôde reconstruir pensamentos com uma precisão nunca alcançada.
Em vez do uso “comum” das ressonâncias (em que se define qual parte do cérebro está ativada quando o sujeito pesquisado pensa ou faz alguma coisa), os cientistas analisam o cérebro em pequenos volumes de 2 milímetros cúbicos. Essas porções são chamadas de voxels. Ao assimilar voxels a pixels e alimentar o modelo matemático com essas informações, eles puderam reconstruir os pensamentos das cobaias humanas.
Na fase inicial do experimento, a imagem gerada era bem embaçada e difícil de interpretar. Porém, ao “ensinar” de antemão o formato das letras para o modelo matemático, o computador pôde comparar a imagem gerada com as arquivadas antes de dar seu veredito. E aí sim, os pensamentos foram reconstruídos com precisão.
Por exemplo: um sujeito olha para a letra K, os cientistas fazem a ressonância, o programa de computador gera uma imagem dos voxels associados a pixels, compara com os formatos de letra arquivados e declara: K.
O pesquisadores esperam que esse seja apenas o início das pesquisas nesse campo. No futuro, o objetivo é reconstruir pensamentos mais complexos como sonhos ou visualizações. E isso não está tão distante. Eles já estão animados com as melhoras para o próximo experimento: para ler as letras, os pesquisadores usaram uma máquina de ressonância magnética com capacidade de escanear 1200 voxels. Já a próxima máquina que poderão utilizar é capaz de ler 15000 voxels. A ideia é pular do reconhecimento de letras para o de rostos.
Fonte: super.abril.com.br
Imagem: Google meramente ilustrativa, e da assinatura Luiz Cidreira.

5 comentários :

  • Lu Cidreira says:
    23 de setembro de 2013 16:48

    Os meu comentários sumiram da página isso por que fiz besteira de colocar conjunto com o Google+ agora eu retrocedi.
    Grato pelos comentários que foram postado.

  • Felisberto Junior says:
    23 de setembro de 2013 17:32

    Olá!Boa tarde
    Lu
    ah sim, bem que pensei que eu já tinha comentado esse post.Confesso que não me lembro de como foi o anterior...
    penso que com a evolução exponencial de novas tecnologias, o homem tem mudado seu modo de vida de uma forma tão veloz como nunca se viu antes na história. É preciso acreditar que o homem constrói seu presente e projeta um futuro cada vez melhor. Sem impedir o fluxo da história precisamos entender a presença das tecnologias e seus efeitos na vida. Assim, longe de idealismos infundados, encontro uma série de conceitos cujas reflexões dão conta da humanização das tecnologias. A história mostra que as descobertas e inventos são acumulados e servem de background para outros inventos. E como decorrência, a vida vem se transformando, com uma série de tecnologias que amplificam nossos sentidos e nossa capacidade de processar informações. E a mente humana, não poderia ficar para trás...resta nos aguardar para ver como será a-cibernética-frente-a-mente-humana.
    Agradeço
    Bela semana
    Abraços

  • Adriana Paz says:
    23 de setembro de 2013 23:39

    lu. Esse assunto é polêmico,mas creio que esses médicos,alguns não loucos,deveriam primeiramente,descobrir curas reais para doenças.
    Com o tempo,como não existe involução,o planeta vai chegar ao que assistimos nos filmes,pois o que alguém escreveu,muitos já aconteceram.

    Desculpe a demora da visita,mas trabalho de dia e faculdade à noite,amigo.

    Beijinhos e linda semana

    Dryka

    http://www.suasenossas.blogspot.com.br


    Face book: Adriana Paz

  • Sol Oliveira says:
    24 de setembro de 2013 21:47

    Oi! Vi seu Blog no Amigas da Agenda do Facebook e vim conhecer! Amei seu cantinho e já estou seguindo!!Acabei de criar um blog sobre Artesanato e ficaria muito feliz com sua presença! Estou te esperando. Beijos!
    Solzinha Artes

  • mazé says:
    25 de setembro de 2013 22:52

    olá!venho através do grupo amigos da agenda conhecer seu lindo blog,amei.te seguindo...te convido conhecer o meu fica c/Deus tenha uma boa noite bjss!http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.