Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

14 de setembro de 2013

A história do chá

Chá: a bebida predileta dos chineses

chá possui uma longa e mitológica trajetória na China. Os especialistas acreditam que o produto surgiu a partir das plantas das florestas regiões montanhosas das províncias de Sichuan e Yunnan.
Versa a tradição que a bebida foi descoberta por volta de 2.737 aC., pelo imperador Shen Nong, um governante que se notabilizou por suas proeminentes pesquisas científicas, iniciativas sanitárias e pelo mecenato artístico.
A ele se atribui, por exemplo, o salutar hábito dos chineses consumirem água somente depois de fervida.
O imperador, contudo, teria se intoxicado ao realizar algumas experiências empíricas para descobrir o poder medicinal embutida em diversas espécies de plantas.
Após mascar diferentes caules e folhas, passou a exibir sintomas de envenenamento, como boca ressecada e adormecida e seguidas ondas de tontura. Logo depois, teria caído em estado semiconsciente debaixo uma árvore.
A natureza, no entanto, se encarregou de salvá-lo. O vento derrubou algumas folhas ao seu lado. O imperador as mascou, apesar do sabor amargo e de sua forte fragrância. Horas depois, os sintomas da intoxicação desapareceram.
Recuperado, Sheng Nong coletou algumas folhas para ampliar seus estudos em seu palácio e descobriu suas propriedades medicinais. Mais tarde, plantou algumas de suas mudas nas Montanhas Kun Lu Shan, legando aos seus herdeiros um amplo cultivo de chá.
Segundo os dados disponíveis, antes do Período de Primavera e Outono e do Período dos Reinos Combatentes (770-221 aC), as propriedades medicinais do chá já eram amplamente reconhecidas pelos chineses, já habituados a mascarem as folhas de chá.
Durante as Dinastias Qin (221 - 206 aC) e Han (206 aC a 220), surgiram as primeiras casas especializadas no processamento de chá. De uma forma geral, os trabalhadores trituravam as folhas para formar bolos ou bolinhas e as colocavam para secar. Com o passar do tempo, a bebida ganhou funções sociais, tornando-se indispensável durante as recepções e eventos sociais.
A cultura do chá conheceu forte expansão durante as Dinastias Sui (581 ? 618) e Tang (618 ? 907), dando origem aos plantatios e ao cultivo de diversas qualidades. As técnicas de cultivo foram aperfeiçoadas durante as dinastias Ming (1368 ? 1644) e Qing (1616 ? 1911). O número de variedades também cresceu, bem como o consumo.
Desde então, o preparo e o consumo de chá começaram a gerar outros toques de requinte social. A cerâmica rosa e as técnicas de saboreio, por exemplo, ganharam força entre os chineses: os utensílios eram cuidadosamente lavados com água quente; depois de secos, os chaleiros recebiam as folhas, acrescidas de água quente. Minutos depois, a bebida era servida em tom ritualístico.
As mesmas dinastias assistiram ao surgimento de outros tipos de chá. As populações de Guangdong e Guangxi, por exemplo, inclinaram-se para o consumo do chá preto; o chá verde fez sucesso em Zheijiang, enquanto os nortistas optaram pelos chás misturados com flor de jasmim.
Mas, os sabores da bebida nunca foram tão diversificados quanto nos dias de hoje. Muitos de seus admiradores optam por um sabor original; outros preferem a bebida com levemente temperada ou acompanhados de alguns petiscos. De qualquer forma, o chá ainda é presença obrigatória nas mesas de trabalho, encontros familiares e nos restaurantes chineses.
chá é a mais popular bebida no mundo, depois da água.Todo ano, um numero astronômico de xícaras de chá são consumidas ao redor do mundo, por volta de 7.68,500.000.000. A Grã Bretanha, famosa pelo seu costume do chá da tarde e pela introdução deste hábito ao mundo, reserva o record mundial como o maior importador de chá. Ela também ostenta a mais alta consumação de chá per capita no mundo=cada homem britânico, mulher e criança bebe aproximadamente 4 xicaras de chá por dia!
Hoje, a produção de chá é calculado por volta de 2,34 bilhões de kg por ano. Índia contem o numero 1 na posição como a maior nação produtora de chá do mundo, com uma produção anual de aproximadamente 850 milhões kg. China, onde o chá originou-se, hoje sustenta a segunda posição e contribui com 22% de produção de chá mundial. Outros paises são notaveis nesta produção de chá como a Argentina, Sri Lanka, Turquia, Geórgia, Kenya, Indonésia e Japão.
No século quarto A.C. o chá ja era popular na China. O chá foi desenvolvido em tres principais estágios: o chá fervido, amassado ou batido e o chá infundido. Estas três "Escolas de chá" são indicações do espírito de suas respectivas idades o quais correpondem as dinastias Tang.Song e Ming.
No século oite o chá tornou-se um bebida real adotada pela nobreza com um elegante passa tempo. O Poeta LU YU, no cume da dinastia Tan, escreveu o primeiro libro do chá "Chá King" ou "O código do chá".
chá tem sido quase sempre ligado com a historia e sido disperso e trazido aos povos em contato com diferentes religiões e filosofias.
No Japão o chá foi somente introduzido no século nove por um monge budista chamado Saicho. Para os japoneses, chá é mais do que somente uma bebida. A cerimônia do chá, do qual o objetivo é ajudar o espirito e encontrar a paz, tem efetivamente atravessado séculos e fronteiras.
chá penetrou todas as terras da Mongólia, Iran e os países mulçumanos e Russia antes de atingir a Europa.
Em 1606 um navio mercante holandês trouxe o primeiro lote de chá para Amsterdam e de lá para outros paises na Europa. As preciosas folhas(800 florins por kg na época), no tempo que um Frans Hals original custava o mesmo, onde eram reservadas apenas para grandes cidadãos.
Eles tomavam chá não somente para testa-lo, mas também porque atribuíam efeitos medicinais a ele. Afora das especiarias, o cháem breve foi comprovado o mais lucrativo frete.
Não é de se estranhar que encontrava-se sempre quantidades maiores para o Oeste. Por causa deste aumento em fornecimento os preços caíram tanto que nada sustentou a medida que isto foi crescendo popularmente, e agora o chá é a segunda bebida mais tomada na Holanda, depois do café.
Em 1606 um navio mercante holandês trouxe o primeiro lote de chá para Amsterdam e de lá para outros paises na Europa. As preciosas folhas(800 florins por kg na época), no tempo que um Frans Hals original custava o mesmo, onde eram reservadas apenas para grandes cidadãos.
Eles tomavam chá não somente para testa-lo, mas também porque atribuíam efeitos medicinais a ele. Afora das especiarias, o chá em breve foi comprovado o mais lucrativo frete. Não é de se estranhar que encontrava-se sempre quantidades maiores para o Oeste.
Por causa deste aumento em fornecimento os preços caíram tanto que nada sustentou a medida que isto foi crescendo popularmente, e agora o chá é a segunda bebida mais tomada na Holanda, depois do café.
Em 1636 o chá também foi rapidamente adquirindo popularidade na França. O Chanceler Seguier, Racine, Countess de Genlis e o Cardinal Mazarin Forall todos foram fieis devotos. As cartas de Madame de Sévignes nos diz que a Marquesa de la Sabliere começou o costume de tomar chá com leite.
No século 19 na Inglaterra, o chá tornou-se a bebida nacional. A Rainha Victoria iniciou o chá da tarde as 5 horas da tarde. O chá volta na história novamente com o famoso Boston Tea Party(Chá da Tarde de Boston) em dezembro de 1773; o primeiro ato da Guerra da Independência Americana.
No século XIX a China foi virtualmente o único fornecedor de chá do mundo.Em 1834 as plantações de chá foram introduzidas na India e um pouco mais tarde, em 1857, no Ceilão e daí para Ásia, África e seguiu para a América do Sul. A competitão entre os navio para os transportes rapidos de chá conduziam corridas na rotas marítimas do distante Oriente .

Chá e Saúde

Atualmente, estudos de nutrição e especialistas em dietas, lideres de personalidades esportivas e seus treinadores, todos concordam que o chá é uma escolha natural.
chá é uma bebida natural. Não passa por nenhum processo tecnológico de fabricação. É deixado em conserva naturalmente após as folhas terem sido colhidas. Depois de clarificadas suas folhas são quebradas para liberar os sucos naturais e deixar para fermentar ou oxidar naturalmente.
Depois são enroladas, secas, sorteadas e empacotadas em caixas. Nenhum aditivo, nenhum aroma artificial, nenhuma coloração , nenhum conservante.
Isto é verdade para a larga maioria de chás aromaticos, como o chá de jasmim, o qual tem as flores do jasmim adicionadas no seu estagio de secagem; ou o EarL Grey, o qual tem o oleo citrico da bergamota adicionado ao seu estagio de mistura. O mesmo é o caso com a maioria dos chas de frutas e ervas.
Hoje as pesquisas cientificas estão encontrando evidencias para confirmar outras doutrinas centenárias sobre o poder da bebida para previnir doenças e prolongar a vida. "Isto comprova que os componentes que há no chá ajuda a reduzir o risco de um grande numero de doenças crônicas, tais como derrame, enfarte e alguns tipos de cancer." Diz o Dr. John Weisburger, um membro graduado da Fundação Americana da Saude, um centro de pesquisas em Valballa, Nova York.
Tomando chá talvez mesmo evite a cair os dentes. Tudo isso são boas noticias para o planeta: chá é o maior e mais largamente bebida tomada no mundo, junto com a água, com uma estimativa de 1 bilhão de xícaras de chá tomadas diariamente.

Benefícios do chá

Realmente, junto com a agua, o chá é uma das mais naturais bebidas disponiveis no Mercado.
Aqui alguns pontos sobre os efeitos à saude:
chá atua como diurético e portanto ajuda na ação dos rins , bem como no intestino grosso.
A entrada de agua tomada com o chá ajuda a previnir pedras nos rins e constipação.
chá ajuda na digestão, e é, geralmente falando, uma boa bebida para tomar com e depois da comida.
Ajuda ao sucos do corpo trabalharem melhor, porque não contem alcool ou açucar, a não ser que voce adicione .
Tambem ajuda aos musculos do estomago atuando na digestão e tirando aquele peso após a refeição.
Depois do exercício o chá é excelente. Bebidas quentes são absorvidas pelo corpo muito mais rapidamente do que as bebidas geladas e então uma xícara de chá repõe a perda do liquido do corpo assim como reaviva e refresca.
Para crianças de 10 anos acima, o chá é particularmente bom comparado as bebidas saturadas de acido carbonico pois nao contem açucar. Se sua criança gosta de açúcar, é melhor consumi-lo controladamente com o chá.
Fonte: www.chinaonline.com.br

8 comentários :

  • Olinda Melo says:
    14 de setembro de 2013 05:41



    Tema muito interessante, Lu Cidreira.

    É tão agradável uma chávena fumegante de chá no Inverno, para além das suas qualidades medicinais! Também há quem goste de o tomar gelado, o que é muito bom para combater o calor do Verão.

    Consta que Dona Catarina de Bragança,princesa portuguesa, que casou com Carlos II de Inglaterra,Sec.XVII, terá transformado o hábito de tomar chá na "instituição" que hoje conhecemos por "five o'clock tea". Entre os seus importantes dotes negociados através de contrato, levava também uma caixa de chá..

    Um bom fim de semana.

    Abraço

    Olinda

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    14 de setembro de 2013 11:43

    Não gosto e chá ... adoro café! rs

  • mundobiologia.com says:
    14 de setembro de 2013 19:00

    Não sou fã de chá, mas a história do chá, quem diria, é bem interessante!
    Bom artigo! Abraços.

  • Adriana Paz says:
    14 de setembro de 2013 19:33

    Adorei,Lu.

    Amo chá de vários tipos e uso muito.

    Aqui aprendi tudo sobre ele.

    Parabéns pelo blog,amigo.

    Beijinhos e lindo fim de semana

    Dryka


    http://www.suasenossas.blogspot.com.br


  • Adriana Paz says:
    14 de setembro de 2013 19:33

    Adorei,Lu.

    Amo chá de vários tipos e uso muito.

    Aqui aprendi tudo sobre ele.

    Parabéns pelo blog,amigo.

    Beijinhos e lindo fim de semana

    Dryka


    http://www.suasenossas.blogspot.com.br


  • Dorli says:
    15 de setembro de 2013 19:21

    Oi Lu
    Adorei a matéria.
    Gosto muito de chá, mas tem que ser amargo.
    Eu compro algumas cascas e tenho um pé de boldo em casa.
    Quem vê aquele pé de boldo, pensa que eu bebo, quem não me conhece, pois não tenho vícios.
    Não gosto de doce, às vezes como,na hora que da tontura, pois meu açúcar no sangue abaixa.
    Uma linda noite
    Beijos
    Lua Singular

  • Maria de Lourdes says:
    16 de setembro de 2013 22:33

    Olá Lu! Adoro os chás, acredito que é na natureza que o homem encontrará a solução para os seus males.Grande abraço

  • Fernanda Bender says:
    18 de setembro de 2013 08:16

    Oi Lu! Uma vez li numa revista essa explicação para a origem do chá:

    "Certo dia, sentado à sombra de uma árvore, Shen Nung esquentava água, quando uma leve brisa fez cair algumas folhas dentro do pote. Aquela mistura casual conferiu à água um sabor que Shen Nung considerou delicioso."

    No mais, gosto de chá misturado na erva do chimarrão, dificilmente tomo de outra maneira.

    Um abraço!

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.