Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

5 de setembro de 2013

Saneamento Básico - O que significa?

Imagem: Google

Saneamento é o conjunto de medidas, visando a preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde.
Saneamento básico se restringe ao abastecimento de água e disposição de esgotos, mas há quem inclua o lixo nesta categoria.
Outras atividades de saneamento são: controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitações.
Normalmente qualquer atividade de saneamento tem os seguintes objetivos: controle e prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida da população, melhorar a produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica.

Abastecimento de água

A água própria para o consumo humano chama-se água potável. Para ser considerada como tal ela deve obedecer a padrões de potabilidade. Se ela tem substâncias que modificam estes padrões ela é considerada poluída.
As substâncias que indicam poluição por matéria orgânica são: compostos nitrogenados, oxigênio consumido e cloretos.
Para o abastecimento de água, a melhor saída é a solução coletiva, excetuando-se comunidades rurais muito afastadas.
As partes do Sistema Público de Água são:
Manancial
Captação
Adução
Tratamento
Reservação
Reservatório de montante ou de jusante
Distribuição
As redes de abastecimento funcionam sob o princípio dos vasos comunicantes.
A água necessita de tratamento para se adequar ao consumo. Mas todos os métodos têm suas limitações, por isso não é possível tratar água de esgoto para torná-la potável. Os métodos vão desde a simples fervura até correção de dureza e corrosão. As estações de tratamento se utilizam de várias fases de decantação e filtração, além de cloração.

Sistema de esgotos


Sistema de esgotos
Despejos são compostos de materiais rejeitados ou eliminados devido à atividade normal de uma comunidade.
O sistema de esgotos existe para afastar a possibilidade de contato de despejos, esgoto e dejetos humanos com a população, águas de abastecimento, vetores de doenças e alimentos. O sistema de esgotos ajuda a reduzir despesas com o tratamento tanto da água de abastecimento quanto das doenças provocadas pelo contato humano com os dejetos, além de controlar a poluição das praias.
O esgoto (também chamado de águas servidas) pode ser de vários tipos: sanitário (água usada para fins higiênicos e industriais), sépticos (em fase de putrefação), pluviais (águas pluviais), combinado (sanitário + pluvial), cru (sem tratamento), fresco (recente, ainda com oxigênio livre).
Existem soluções para a retirada do esgoto e dos dejetos, havendo ou não água encanada.
Existem três tipos de sistemas de esgotos:
Sistema unitário: é a coleta do esgotos pluviais, domésticos e industriais em um único coletor. Tem custo de implantação elevado, assim como o tratamento também é caro.
Sistema separador: o esgoto doméstico e industrial ficam separados do esgoto pluvial. É o usado no Brasil. O custo de implantação é menor, pois as águas pluviais não são tão prejudiciais quanto o esgoto doméstico, que tem prioridade por necessitar tratamento. Assim como o esgoto industrial nem sempre pode se juntar ao esgoto sanitário sem tratamento especial prévio.
Sistema misto: a rede recebe o esgoto sanitário e uma parte de águas pluviais.
A contribuição domiciliar para o esgoto está diretamente relacionada com o consumo de água.
As diferenças entre água e esgoto é a quantidade de microorganismos no último, que é tremendamente maior. O esgoto não precisa ser tratado, depende das condições locais, desde que estas permitam a oxidação. Quando isso não é possível, ele é tratado em uma Estação de Tratamento. Também existe o processo das lagoas de oxidação.

Disposição do Lixo

O lixo é o conjunto de resíduos sólidos resultantes da atividade humana. Ele é constituído de substâncias putrescíveis, combustíveis e incombustíveis.
O problema do lixo tem objetivo comum a outras medidas, mais uma de ordem psicológica: o efeito da limpeza da comunidade sobre o povo. O lixo tem que ser bem acondicionado para facilitar sua remoção. Às vezes, a parte orgânica do lixo é triturada e jogada na rede de esgoto. Se isso facilita a remoção do lixo e sua possível coleta seletiva, também representa mais uma carga para o sistema de esgotos. Enquanto a parte inorgânica do lixo vai para a possível reciclagem, a orgânica pode ir para a alimentação dos porcos.
O sistema de coleta tem que ter periodicidade regular, intervalos curtos, e a coleta noturna ainda é a melhor, apesar dos ruídos.
O lixo pode ser lançado em rios, mares ou a céu aberto, enterrado, ir para um aterro sanitário (o mais indicado) ou incinerado. Também pode ter suas graxas e gorduras recuperadas, ser fermentado ou passar pelo processo Indore.

Doenças causadas pela falta de saneamento básico

Existem mais de 100 doenças, entre as quais cólera, amebíase, vários tipos de diarréia, peste bubônica, lepra, meningite, pólio, herpes, sarampo, hepatite, febre amarela, gripe, malária, leptospirose, Ebola, etc.
Fonte: biblioteca.planejamento.gov.br

8 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    5 de setembro de 2013 08:05

    Necessidade número UM deste país ...

  • mundobiologia.com says:
    5 de setembro de 2013 11:46

    Tua matéria é bem esclarecedora e detalhada. Muito boa!

  • Dorli says:
    5 de setembro de 2013 20:42

    Oi Lu
    Eu fiz uma monografia sobre a arte do lixo, envolvia além dos trabalhinhos escolares, os grande artistas renomados do lixo, muito do que está aqui coloquei na monografia.
    Muito instrutiva sua postagem.
    Gostei do seu comentário inteligente
    Um beijo
    Lua Singular

  • Maria de Lourdes says:
    5 de setembro de 2013 22:27

    Olá Lu! Muito instrutiva a sua postagem! Existe uma necessidade muito grande das pessoas tomarem esses conhecimento, aprende-los e coloca-los em prática porque é imensa a nossa responsabilidade. É um problema de todos nós afinal contribuir com atitudes corretas para o bem do planeta e consequentemente da nossa saude.Grande abraço!

  • José María Souza Costa says:
    6 de setembro de 2013 11:37

    Estimado, Lu Cidreira.

    Saneamento Básico,para mim, significa: Saúde Publica.
    A maioria das Cidades Brasileiras, estam doentes, por que lhes falta, esta ferramenta de Vida.
    Estamos, no meu blogue, com um Brazil de 40 Graus. Estou lá, te esperando. Abraços, e bom feriado, misturado há um fim de Semana, com a Independência à Brasileira.
    Abraços.

  • Adriana Paz says:
    6 de setembro de 2013 19:39

    Oi,Luiz.Posso te chamar de Lu?

    Estou seguindo vc e adorei as matérias de seu blog.

    Agradeço o comentário de incentivo.

    Estou começando agora um blog de textos de amigos.Ficaria feliz se me seguisse também e ,caso tenha um texto interessante sobre a vida e queira que apareça no meu blog,é só enviar para meu email:

    pazpio@bol.com.br

    Criei o blog com o objetivo de trocar experiências entre os seguidores.

    Isto é,vcs serão os autores da maioria dos textos.

    Todos terão o nome de cada um e o link do blog para dilvulgar.

    Vou colocar seu blog na minha lista para visitar e espero que retorne sempre.

    Divulgue meu espaço,por gentileza.

    Já conto com alguns seguidores que acompanham minha amiga Donetzka,ausente por estar se recuperando das cirurgias oculares.

    Tenho perfil no google e face book também.

    Beijos e ótimo feriado!

    Adriana (Dryka)

    www.suasenossas.blogspot.com.br

  • Adriana Paz says:
    10 de setembro de 2013 20:34

    Lu.Obrigada pela visita,amigo.

    Seu blog está na minha lista de blogs amigos.

    Já publiquei o poema que copiei daqui.Vc viu?

    Estou retornando ao trabalho e só abrindo meus emails aos sábados,mas mande sempre que quiser algo que queira que eu publique,ok?

    Meu email é:

    pazpio@bol.com.br

    Será uma honra!

    Beijinhos e ótima semana


    Adriana (Dryka)

    www.suasenossas.blogspot.com.br


    Face Book: Adriana Paz



  • Adriana Paz says:
    10 de setembro de 2013 20:34

    Lu.Obrigada pela visita,amigo.

    Seu blog está na minha lista de blogs amigos.

    Já publiquei o poema que copiei daqui.Vc viu?

    Estou retornando ao trabalho e só abrindo meus emails aos sábados,mas mande sempre que quiser algo que queira que eu publique,ok?

    Meu email é:

    pazpio@bol.com.br

    Será uma honra!

    Beijinhos e ótima semana


    Adriana (Dryka)

    www.suasenossas.blogspot.com.br


    Face Book: Adriana Paz



Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.