Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

30 de outubro de 2013

Cabelo humano de laboratório - Uma descoberta de peso

Cientistas britânicos e americanos anunciaram o desenvolvimento de cabelo humano em laboratório, o que pode deixar homens e mulheres mais próximos da cura da calvície.

Pesquisadores da Universidade de Durham, na Grã-Bretanha, e do Centro Médico da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, desenvolveram o cabelo a partir de vários tipos de tecido capilar.

O estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences não é conclusivo e demanda ainda mais pesquisa, segundo os acadêmicos.

Medicamentos que inibem a queda e tratamentos à base de transplante já estão disponíveis no mercado. A novidade da pesquisa é justamente o desenvolvimento do cabelo em laboratório.

Técnica

Para a pesquisa, a equipe usou tecido da base do cabelo. Apesar do êxito em testes com animais, o experimento com os humanos não funcionou inicialmente.

Toda vez que o tecido foi retirado da chamada papila dérmica (células que formam a base do folículo capilar), as células acabaram se transformando em pele ao invés de novos cabelos.

O grupo então decidiu reunir as células em um esferóide 3D. Nesse caso, as células mantiveram sua "identidade capilar".

O tecido de sete pessoas foi usado junto a esferóides 3D. Eles foram então transplantados em tecido humano, enxertados nas costas de ratos.

Após seis semanas, novos folículos capilares se formaram em cinco dos sete experimentos e novos pelos começaram a crescer.

Cautela

Para o professor Colin Jahoda, da Universidade de Durham, a pesquisa abre caminho para a cura da calvície, mas ainda é muito cedo para os calvos voltarem a sonhar com a cabeleira.

— Está mais perto, mas ainda há muito caminho pela frente, já que o que as pessoas querem cosmeticamente é o crescimento do cabelo no mesmo formato, no mesmo tamanho, tão grande quanto antes. Isso quase requer soluções de engenharia.

Jahora disse que a calvície será tratável, mas prefere a cautela.

— É dificil dizer exatamente quanto tempo isso vai levar, mas o fato de que já conseguimos isso só deve reavivar o interesse.

Como um eventual tratamento deve incluir o transplante de células desenvolvidas em laboratório, a segurança é uma preocupação. Há o risco de infecção e do crescimento anormal das células, inclusive o risco de câncer.

A primeira aplicação prática do estudo, no entanto, pode se dar no enxerto de pele em caso de queimadura, segundo Jahora.

Para a professora Angela Christiano, da Universidade de Columbia, a pesquisa "tem o potencial de transformar o tratamento médico para a queda de cabelo".

Fonte: BBC Brasil 

10 comentários :

  • Dorli says:
    30 de outubro de 2013 07:39

    Bom dia Lu
    Deixa eu ficar com meu marido maduro meio careca, mas vivo, pois não conseguiria viver sem ele.
    Eu já tenho cabelo demais, tenho que cortar curtinho.
    Beijos
    Lua Singular

  • Maria de Lourdes says:
    30 de outubro de 2013 10:57

    Olá Lu! como sempre as suas postagens acrescenta muitas informações importante. Esta por exemplo é uma delas. Quantas pessoas sofrem por causa da calvície. Não é nada fácil ver os cabelos indo embora sem nada poder fazer.Grande avanço! Abraços

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    30 de outubro de 2013 11:22

    Será q ainda dá tempo para o Bratz? rs

  • ONG ALERTA says:
    30 de outubro de 2013 16:04

    Interessante para os carecas.
    Abraço Lisette

  • Dado.Pag says:
    31 de outubro de 2013 06:44

    É um imenso prazer voltar ao seu espaço virtual. Graças a deus não tenho problema de calvice apesar que nem problema é. Amigo seu blog ja faz parte do meu atravéz de um projeto de divulgação chamado Vila dos Blogs Espero que a vila aumente ainda mais suas amizades.
    Tenha um otimo dia. Dado
    www.dado.pag,zip.net

  • Fernanda Bender says:
    31 de outubro de 2013 12:05

    E tem muitos homens inconformados com a ideia de permanecerem carecas... vai ter uma pena deles querendo adotar as novidades, hehehe!

  • Adriana Paz says:
    31 de outubro de 2013 13:26

    Tomara que consigam,pois existem mulheres com calvície tb.

    Eu não tenho nada contra homens calvos u carecas,mas se eles não se sentem bem...

    Lu.Coloquei seu blog no mosaico de parceiros que fiz em post.

    Se não gostar,mude,ok?

    Beijinhos

    Dryka



    Blog Suas Histórias Nossas Histórias

  • Felisberto Junior says:
    31 de outubro de 2013 20:33

    Olá!Boa noite
    Lu
    ...o professor Colin Jahoda, está muito certo, além da pesquisa abrir caminho para a cura da calvície,vai ter esse problema, das pessoas quererem o crescimento do cabelo no mesmo formato, no mesmo tamanho, tão grande quanto antes, mas, apesar de cedo, os calvos pelo menos podem voltar a sonhar com a cabeleira.
    Eu ainda estou com os cabelos intactos ainda, mas é bom saber!
    Bela partilha!
    Agradeço pelo carinho da visita!
    Belos dias
    Abraços

  • Nequéren Reis says:
    5 de novembro de 2013 16:35

    Olá!!!, Deus te abençoe boa tarde,amei o blog e estra descoberta vai ser ótima amei, sucesso amiga.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

  • Nequéren Reis says:
    6 de novembro de 2013 15:31

    Olá!!!, Deus te abençoe boa tarde, amigo amei a sua visita no meu blog é com muito prazer de ter você como um amigo do blog e eu gosto quando vocês entra e da ótimas sujestão obrigado, sucesso amigo.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.