Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

26 de outubro de 2013

Jovens fisicamente ativos se saem melhor na escola, diz estudo




A pesquisa mostrou que a quantidade de exercícios realizados aos 11 anos afetou o desempenho escolar dos participantes também aos 13 e 16 anos


Um estudo feito com quase 5.000 jovens de 11 anos revelou que aqueles que são mais fisicamente ativos têm um melhor desempenho na escola. De acordo com a pesquisa, publicada nesta terça-feira na revista British Journal of Sports Medicine, praticar exercícios regularmente parece ser benéfico especialmente para aumentar as notas de ciências entre as meninas.
Segundo os autores do estudo, há muito tempo os especialistas acreditam que movimentar o corpo impulsiona o funcionamento no cérebro. No entanto, existem poucas evidências cientificas que comprovem isso. Na nova pesquisa, cientistas da Inglaterra, Escócia e Estados Unidos mediram o nível de atividade física de quase 5.000 meninos e meninas de 11 anos. Para isso, eles orientaram esses jovens a usar um acelerômetro durante uma semana. Esse aparelho mede a quantidade de exercícios moderados ou intensos praticados em um dia. Depois, os pesquisadores avaliaram o desempenho dos participantes em três disciplinas (inglês, matemática e ciências) quando eles tinham 11, 13 e 16 anos.
Segundo os resultados, os jovens que se movimentavam mais quando tinham 11 anos apresentaram, no geral, um desempenho melhor nas disciplinas e nas três idades em que foram avaliados. O estudo mostrou que, para os meninos, cada 17 minutos a mais de atividade física por dia já é capaz de melhorar o seu desempenho acadêmico. Entre as meninas, esse tempo é de 12 minutos. Em todas as idades estudadas, o desempenho das meninas em ciências foi o mais afetado pelos exercícios. Segundo os autores, esse fato pode refletir as diferenças de gênero na forma como os exercícios afetam o cérebro.
Abaixo do recomendado – Apesar de não ser o objetivo principal dos autores, a pesquisa revelou outro dado, considerado preocupante. A média diária de atividade intensa ou moderada das crianças de 11 anos foi de 29 minutos para os meninos e 18 para as meninas – valores significativamente abaixo dos 60 minutos diários recomendados.
Para os pesquisadores, serão necessários novos estudos para entender como a atividade física pode afetar o desempenho acadêmico, e como seria o desempenho escolar dessas crianças se elas aumentassem seu tempo de exercícios para os 60 minutos recomendados.

Fonte: Revista Veja, (Com Agência France-Presse)

7 comentários :

  • Dorli says:
    26 de outubro de 2013 10:03

    Bom dia Lu,
    Não sei se foi atividade física, mas que burra não sou.
    No meu tempo não tinha educação-física. A criançada brincava de correr, queima e na saída só era briga, adorava bater nos meninos. Era do "chifre furado" e não mudei muito não.kkk
    Adoro vir aqui
    Beijos
    Lua Singular

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    26 de outubro de 2013 10:06

    toda e qualquer atividade é altamente estimulante em qualquer idade ... #fato

  • Maria de Lourdes says:
    26 de outubro de 2013 11:33

    Olá Lu! muito importante esta pesquisa. Criança ativa geralmente tem um bom desempenho na escola. E praticando exercícios ajuda a manter esse equilibrio.

  • Beth Muniz says:
    26 de outubro de 2013 13:37

    Sou muito avessa à pesquisas.
    A minha impressão, sempre, é que há uma industria muito forte nesta área.
    Mas, no caso aqui, não duvido.
    Preciso praticar...
    Afinal, ainda sou muito jovem. rsrsrs
    Valeu, Lu.
    Tudo de bom.
    Beijão.

  • Orvalho do Céu says:
    26 de outubro de 2013 22:00

    Olá, Lu
    Acredito, piamente, no poder dos exercícios físicos na restauração da mente... quando para a caminhada, por exemplo, não fico tão bem!!!
    Abraços fraternos de paz e bem

  • Elisabete says:
    27 de outubro de 2013 10:39

    Educação Física nunca foi comigo mas lá me desenvencilhei.
    Bom domingo

  • Adriana Paz says:
    27 de outubro de 2013 15:46

    Eu creo muito nisso,Lu. Para qualquer idade,o exercício físico é fundamental.

    Atualmente as crianças ficam mais tempo sentadas no computador.Os pais devem fazer com que eles brinquem também,movimentem-se e coloquem horário para ficar em frente ao pc.

    Publiquei um texto importante sobre crianças e tóxicos.

    Beijinhos e ótimo domngo

    Dryka

    Blog Suas Histórias Nossas Histórias

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.